Plataforma de Telemedicina para Médicos: futuro da profissão?

Conheça tudo sobre as plataforma de telemedicina para médicos e como elas irão mudar o emrcado de trabalho dos profissionais da saúde

No mundo atual, as profissões andam com mudanças ocorrendo a todo instante. Seja por causa da tecnologia, seja por conta das mudanças nos ambiente se trabalho, a tele medicina tem se desenvolvido cada vez mais em nosso meio. No artigo de hoje, vamos mostrar como ela funciona, as facilidades para os profissionais e como a plataforma de telemedicina para médicos estã atuando. Acompanhe conosco.

O que é a Telemedicina?

telemedicina

Indo direto ao assunto, a telemedicina pode ser definida como um recurso tecnológico e de comunicação idealizado com o propósito de aperfeiçoar o atendimento médico e a saúde do paciente, afinal, ela possibilita que os profissionais da área troquem informações, pareceres e opiniões a distância.A modalidade é utilizada para transferir laudos, diagnósticos e exames de maneira digital, além de viabilizar o recebimento dessas análises em estabelecimentos do setor da saúde que não contam com especialistas em determinada área médica.

Com a ferramenta, os serviços clínicos podem ser levados a qualquer lugar do país, ampliando o acesso ao atendimento, ultrapassando as barreiras de hospitais, clínicas e consultórios, e ainda, possibilitando que os médicos tomem decisões e assumam condutas de maneira rápida e objetiva.

Como funciona a Telemedicina?

a telemedicina é uma modalidade da medicina em que o tratamento entre médico e paciente, ou entre profissionais de saúde, é feito à distância. No princípio, ainda na década de 1950, ele funcionava apenas como uma forma mais rápida de esclarecer dúvidas clínicas e oferecer soluções simples para quadros simples de pacientes.

Com o passar das décadas, ela foi se tornando cada vez mais viável como uma opção de assistência entre médicos, ao ponto dos dias atuais existirem tantas opções que ela entrou na categoria de eHealth, ou saúde digital.

A eHealth, tal como outras iniciativas pautadas na tecnologia, visa explorar o máximo da tecnologia como uma forma de facilitar as formas de atendimento e prestação de dúvidas a população, ao passo que as técnicas clínicas podem se tornar ainda mais eficientes e precisas.

Plataforma de telemedicina para médicos – quais as vantagens?

telemedicina

Os benefícios gerados pela área são infindáveis, porém, levantamos alguns dos principais:

  • Aproximação do médico com o paciente, garantindo acolhimento à saúde onde e quando for necessário;
  • Atendimento a distância às comunidades que precisam, mas não tem acesso ao médico;
  • Acessibilidade a uma grande parte da população;
  • Maior agilidade nos atendimentos, devido à sistematização do processo por meio de softwares de saúde online;
  • Segurança estrutural e sigilo de dados, conforme normas internacionais;
  • Ampliação da agenda clínica dos especialistas;
  • Envio de exames para laudo 24 horas por dia com resposta ágil e atendimento nacional;
  • Maior especialização no diagnóstico de laudos;
  • Redução do tempo de atendimento e dos custos operacionais.

Regulamentação da telemedicina

Uma resolução que revoga as novas regras para a prática da telemedicina no país foi publicada no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (6), 12 dias após o Conselho Federal de Medicina (CFM) anunciar que tornaria sem efeito a medida anterior, que definia parâmetros para a atividade. Segundo comunicado divulgado na época, a decisão aconteceu após protestos de médicos e entidades. Agora, a prática volta a ser definida pelas regras anteriores, de 2002.

Conclusão

Bem pessoal, esperamos que tenham gostado das informações e que lhe sejam uteis para entender essa nova realidade que nos cerca

Sugestões e dicas podem ser deixadas nos comentários

 

 

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *