Obmep: o que é? como participar? como funciona? Saiba aqui!

Spread the love

Confira tudo sobre a Obmep! A Olímpiada oferece a milhares de alunos da rede pública, a oportunidade de conquistar prêmios e obter reconhecimento pela dedicação ao estudo da matemática, veja como participar!

Organizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, a Obmep – Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, tem como principal objetivo incentivar o estudo da disciplina nas escolas municipais, estaduais e federais de todo o Brasil. Contribuindo com a expansão do conhecimento dos estudantes e estimulando ainda mais o interesse dos vencedores pela matemática e também tecnologia.

obmep

A Olimpíada Brasileira de Matemática está com inscrições abertas. (Foto Ilustrativa)

O que é Obmep?

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – Obmep, está na sua décima segunda edição e vai premiar muitos estudantes do ensino fundamental e médio, professores de matemática e escolas. A competição, feita através de várias etapas de provas de matemática, visa incentivar alunos de escolas públicas que realmente se dedicam a essa matéria tão importante a não perderem o interesse pelos números e aprimorarem cada vez mais seus conhecimentos na área.

Além das medalhas, os alunos com melhor desempenho nas provas ganham uma bolsa PIC. Jr (Programa de Iniciação Científica Júnior). Sendo assim, estudam gratuitamente por um ano, com auxílio e orientação de ótimos professores de matemática e durante esse período contam com a oportunidade de desenvolver projetos, criar ferramentas tecnológicas, entre outros. Uma grande oportunidade para quem pretende dedicar a carreira profissional à estudos e atividades que envolvem a matemática.

Como participar?

Para participar da Obmep é preciso ser aluno do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, aluno do ensino médio ou do EJA de uma das escolas públicas do Brasil. A inscrição dos estudantes deve ser feita pela própria instituição de ensino, que informa no site oficial quantos alunos tem interesse em realizar a primeira etapa da prova.

Ao realizar a inscrição a escola recebe um material preparatório da Obmep. Posteriormente, esse material tem que ficar sob responsabilidade dos professores de matemática que dão aula na instituição para que possam repassar todo o conteúdo aos alunos. Essa é uma maneira de preparar os estudantes e permitir que todos tenham chance de conquistar os prêmios ofertados.

Milhares de estudantes já começaram a se preparar para a Obmep. (Foto ilustrativa)

Milhares de estudantes já começaram a se preparar para a Obmep. (Foto ilustrativa)

Como funciona?

As provas da Olimpíada de Matemática são divididas em três níveis:

Nível 1: Para alunos do 6º e 7º ano do fundamental

Nível 2: Para alunos do 8º e 9º ano do fundamental

Nível 3: Para alunos do ensino médio (todas as séries).

Todos os alunos desses níveis são submetidos a primeira etapa da Obmep, que consiste em uma prova objetiva composta por 20 questões. A segunda fase é destinada somente aos alunos que tiveram bom desempenho na primeira, que geralmente é no máximo 5% do total de estudantes inscritos, trata-se de uma prova discursiva com seis questões.

A premiação ocorre algumas semanas após a aplicação da segunda fase. Aproximadamente 500 alunos em todo o Brasil são premiados com medalha de ouro, 1.500 com medalha de prata, 4.500 com medalha de bronze e mais de 40 mil com menção honrosa e mais de 10 mil alunos serão premiados com o PIC Jr. Os professores de alunos premiados também concorrem a prêmios, assim como as escolas com as melhores notas de desempenho da região onde está localizada.

Gostaram das informações?

Já falamos aqui em outro artigo sobre como fazer pipoca gourmet para vender, sugiro a leitura do artigo.

Sugestões e dicas podem deixar nos comentários.

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *