O que é preciso saber antes de estudar Design de Moda?

O que é preciso saber antes de estudar design de moda? Confira quais os principais pontos para se formar nesta profissão.
Se você conhece a história de Gabrielle Chanel, saberá que, graças à sua inovação e determinação disruptiva, essa francesa mais conhecida pelo pseudônimo de “Coco Chanel” tornou-se uma das mais importantes estilistas de alta costura da história, apesar de suas origens humildes. E talvez essa história inspiradora, como a de outros grandes ícones da moda global, tenha motivado você a estudar Design de Moda.
É muito legítimo que você tenha profissionais que o inspira. Porém, é preciso saber que ser estilista não é necessariamente uma profissão cheia de purpurina, refletores e passarelas. Por isso, e para você tomar uma decisão bem informada, é melhor contarmos o que o espera quando estuda Design de Moda.

O que é preciso para ser designer de moda?


Para ser design designer de moda o primeiro passo é se matricular no curso e se formar na área, no entanto, há diversos aspectos que deve levar em consideração ao escolher essa profissão. Confira:

Ser um designer de moda requer paciência

Talvez você já tenha compartilhado com alguém a sua intenção de estudar e se matricular no curso Design de Moda e, possivelmente, a resposta dele tenha sido: “Que incrível!” Bem, lamento informar que esta corrida não é tão fácil nem tão glamorosa quanto você pode imaginar.
Para ser um designer de moda, você vai precisar de muitas horas por dia que vão além do design e que também envolvem modelagem e alfaiataria. Por isso, você vai passar noites inteiras costurando e descosturando até criar as peças perfeitas que desenhou.
Confira também: Ajuste de terno – Onde encontrar um alfaiate?

Estudar design de moda requer conhecer a sociedade

Desenhar roupas não é apenas desenhar uma estatueta e vestir lindas roupas, mas também compreender a pessoa do ponto de vista antropológico e social. E tudo isso implica que você esteja bem informado sobre o que acontece dentro da indústria da moda em constante mudança, na qual eventos de ordem social, econômica e até política estão envolvidos.

Estude design de moda para empreender

Fora da ideia romântica de que o designer de moda deve focar apenas em suas criações, você também deve saber que o perfil designer empresário predomina mais no mercado, pois são poucos os profissionais que ganham fama nacional ou mundial, então você deve aprender a lidar com todas as áreas que isso implica para evitar decepções.
Portanto, ao comparar os programas de estudos oferecidos por diferentes universidades, pense no enfoque que deseja dar à sua carreira e em qual escola oferece essa formação.

Você entrará em uma indústria consolidada e muito competitiva

Apesar dos desafios enfrentados por seus players (designers, investidores, empresários e organizações do setor), ao estudar Design de Moda, você estará entrando em uma indústria consolidada e muito competitiva.
Pelo menos é o que se observa grandes eventos como a Fashion Week, onde se encontram designers, produtores, distribuidores e compradores nacionais e internacionais para conhecer, expor e adquirir o que há de mais destacado nas tendências da temporada, além de abordar clientes em potencial e fechar negócios.
Com um crescimento anual de mais de 12%, o mercado da indústria da moda chega a movimentar bilhões de dólares.

Você pode ser mais do que um designer

Como já falamos, estudar Design de Moda é muito mais do que saber desenhar e costurar. Na verdade, é um segmento com planos de carreira diversificados. Bem como:
Atuando no varejo: Grandes empresas de fast fashion como Zara, C&A, H&M e Forever 21 estão sempre em busca de novos talentos para sua equipe.
Trabalhar em uma marca estabelecida: Seria uma ótima opção porque você faria parte de uma empresa reconhecida mundialmente como Versace, Gucci ou YSL.
Crie sua nova empresa e sua própria marca: Para isso você precisará cobrir o perfil de designer e empresário de que falamos antes.
Pesquisa de mercado: Seu destino de trabalho serão os departamentos de marketing, pesquisa e análise de tendências, bem como, o comportamento do consumidor.
Freelancer como consultor ou estilista: Você também pode criar seu próprio blog de moda.
Como você viu, estudar Design de Moda é como todas as profissões: muitos desafios e frustrações, mas também grandes oportunidades se você souber “girar bem”.
O Bacharelado em Design de Moda prepara você para enfrentar todos os desafios que o mercado internacional da moda enfrenta. Obtenha as habilidades necessárias para revolucionar a indústria têxtil!
Colaboração: Dicas blog Esmaltecos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.