O que é E-commerce, e como começar o seu agora!

Spread the love

Vender pela internet. Facilidade, ganho territorial, ganho de tempo. Sem dúvidas, esse é um segmento que não vai parar de crescer tão rapidamente. Mas, será, que somente vender pela internet basta para ser caracterizado um Ecommerce no Brasil?

No mundo virtual milhares de produtos e serviços são negociados a todo instante. Existem para isso, redes sociais, aplicativos, plataformas que facilitam a vida de quem deseja comprar ou vender algum produto online.

Contudo, para que seja caracterizado um E-commerce é necessário muito mais do que apenas anunciar um produto ou serviço no mercado livre, facebook ou instagram, por exemplo.

É necessário o desenvolvimento de um site próprio. Dessa forma, podemos dizer que o E-commerce é uma verdadeira loja virtual, um ambiente do seu negócio, onde toda a operação de compra e vendas é realizada online.

Nesse sentido, o processo começa com a busca pelo produto por parte do consumidor, que de algum modo encontra o seu E-commerce. Então, ele navega pelo seu site avaliando todas as condições oferecidas como: Preço, prazo de entrega, garantia, formas de pagamento, entre outros.

Após o cliente verificar se está tudo de acordo, então realiza a compra e aguardar o produto chegar em sua casa.

 

E-commerce então só existe através de um site?

Como conceituamos acima, o termo E-commerce passa a existir no momento em que sua empresa desenvolve uma loja virtual. Todavia, existem especialistas que conceituam o termo como toda a venda que ocorre 100% online.

Nesse sentido, efetuar compras e vendas por plataformas ou marketplaces também seria considerado um E-commerce, desde que o pagamento e recebimento também ocorra online.

Entretanto, embora os conceitos se dividam, o importante é entender que, para efetuar uma compra e venda de maneira segura, tanto para a empresa quanto para o cliente, o desenvolvimento de um site é essencial.

E para isso, é importante entender algumas etapas para desenvolver a sua loja virtual. De modo a facilitar sua vida, gerar mais comodidade para seu cliente, e aumentar significativamente as suas vendas.

Começando o seu E-commerce

Para começar a sua loja virtual, o primeiro passo é desenvolver o seu site. Antigamente, para fazer isso era necessário contratar um programador, que cobraria um valor razoavelmente alto por isso.

Esse programador desenvolveria todo o sistema, dispondo as fotos dos produtos, o layout do site e a forma de pagamento e recebimento do mesmo. Com um único problema. Quando houvesse qualquer erro no site, você precisaria recorrer a ele. E, se o mesmo não tivesse disposição no momento, simplesmente, perderia vendas.

Todavia, hoje existem plataformas que possibilitam a criação de uma loja virtual com um custo bastante reduzido, quando não custo zero. Esse é o caso da plataforma Shopify, que oferece desde opções gratuitas, até opções pagas para seus clientes.

A plataforma é a melhor do país. Através dela, em pouco tempo você consegue deixar a sua loja virtual praticamente pronta para ser usada. E o que é melhor, passar a realizar suas vendas instantâneamente.

 

Como montar minha loja na Shopify

Primeiramente você deverá realizar um cadastro, que é bastante simples. Feito isso você poderá escolher entre os temas disponíveis na plataforma, ou desenvolver temas únicos para o seu site.

Depois é só ir seguindo o passo a passo e ir montando a sua loja virtual. Você poderá colocar templates que mais combinam com o seu negócio. Essa questão visual é bastante importante, afinal, a primeira impressão é a que fica.

Feito isso, você então, irá tirar as fotos dos produtos que vende, para colocá-los no site, onde o cliente poderá avaliar. É importante também que as fotos sejam convidativas, bem tiradas, de preferência desenvolvidas em estúdio.

Após terminada esta etapa, você poderá escolher as formas de recebimento, o prazo de entrega do produto, definir os termos de uso, garantias, e deixar o site bastante explicativo para que o cliente não tenha dúvidas ao acessá-lo.

Uma das principais vantagens da plataforma é que existe uma equipe bastante grande para atendê-lo da melhor forma possível. Sendo que, você não estará na mão de uma única pessoa, e certamente não enfrentará inúmeros problemas técnicos.

Todavia, se porventura os problemas acontecerem, eles são rapidamente solucionados pela equipe técnica da plataforma que tem um único objetivo: Fazer a sua loja virtual vender cada vez mais.

 

Atente-se para as questões operacionais

Um fato bastante importante que você deverá avaliar antes de montar uma loja virtual, é a questão operacional do seu negócio. Como a logística de entrega, estocagem do produto, entre outras questões técnicas.

É fundamental em um mundo cada vez mais competitivo como o digital, oferecer para o cliente uma experiência única. Atendê-lo da melhor forma possível. E para isso, você precisa honrar com a qualidade e prazo de entrega.

Nesse sentido, antes de montar um e-commerce verifique se você realmente possui uma boa estrutura para isso. Desenvolva uma boa parceria logística para atender os clientes com bastante rapidez. E evite vender gato por lebre.

Os produtos anunciados deverão ser exatamente os mesmos entregues para o cliente. Entenda que uma propaganda negativa do negócio pode prejudicá-lo pelo resto da sua vida útil, e suas vendas ao invés de aumentar, irão cair.

Dessa maneira, alinhe-se bem com seu fornecedor. Com a empresa que fará a logística da entrega dos seus produtos e tenha sempre uma boa equipe que irá compilar os pedidos e realizar o despacho. Feito isso, é só vender.

 

Pronto para começar

Agora que você já sabe como começar é colocar a mão na massa. Acesse a plataforma da Shopify, faça o seu cadastro, e comece hoje mesmo a desenvolver a sua loja virtual, entrando nesse mundo fantástico que não para de crescer.

E, não se preocupe com a navegabilidade do seu site. A plataforma deixa-o bem navegável, tanto para quem irá acessar de um notebook ou PC quanto para quem irá acessá-lo de um smartphone.

Então, não perca mais tempo, faça seu cadastro, desenvolva seu site, e comece a expandir a suas vendas, com a ajuda de uma equipe altamente especializada, sempre pronta para atendê-lo da melhor forma possível. Bom trabalho!

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *