O Novo FIES: tudo sobre ele, confira!

Hoje, nós falaremos tudo sobre o Novo FIES. Desde o que mudou, até o que, de fato, se trata o programa de financiamento.

Além disso, mostraremos como você pode entrar em contato com a Caixa Econômica Federal, que é a grande mantenedora do programa. Esse contato pode, de fato, sanar todas as suas dúvidas.

Mas nós também podemos. Afinal, vamos contar tudo sobre o programa. Sendo assim, fique com a gente para saber mais.

 

O Que é O Novo FIES?

novo fies

O Novo FIES vei para substituir o antigo programa de financiamento estudantil. Que, por sua vez, já havia permitido que muitos estudantes tivessem acesso ao Ensino Superior.

O novo programa é bastante recente, sendo instituído, por lei, em 7 de dezembro de 2017. E ele se destina a estudantes de cursos superiores não gratuitos, com avaliação positiva no MEC.

A Caixa é a mantenedora do Fundo de Investimento Estudantil. Assim, atua como Agente Operador, Agente Financeiro e Gestor de Fundos Garantidores.

Além de permitir o parcelamento dos custos do Ensino Superior o FIES o faz a juros zero. E possui uma escala de financiamento de acordo com a renda familiar da pessoa.

Existem três modalidades no programa. Sendo, assim, a primeira, destina a famílias com, até 3 salários mínimos.

 

Quais São As Vantagens do Novo FIES?

Existem diversas vantagens no Novo FIES. A primeira delas é garantir o acesso do aluno a instituições de Ensino Superior com nota excelente, concedida pelo MEC.

Em seguida, temos a vantagem dos juros. Ele é zero, se a sua renda familiar for menor que um salário mínimo e meio. Porém, se for um pouco mais alta, os juros continuam bem baixos.

O prazo de carência também é bastante extenso. Assim, você só começa a pagar depois de terminar o seu curso. Isso de acordo com o limite da sua renda.

A forma de pagamento também é facilitada. Isso pois o valor é debitado, automaticamente, da sua conta bancária.

 

Como o Aluno Ingressa no Novo FIES?

Não é difícil que o aluno ingresse no FIES. A primeira exigência é comprovar que a renda familiar é compatível com o programa.

Em seguida, deve ter feito qualquer prova do ENEM, após o ano de 2010. E, também, não ter zerado na redação. Além de ter uma nota superior a 450 pontos.

Por fim, é preciso ter uma conta na Caixa Econômica Federal. Não é especificado se pode ser uma Conta de Serviços Básicos, que não cobra taxas de manutenção.

Depois, o aluno deve fazer a sua inscrição. Essa é exclusivamente, feita pela internet, através do site do FIES.

O passo seguinte é a seleção. Uma vez que o aluno tenha sido aprovado, deve procurar a Comissão CPSA da Instituição onde deseja ingressar. Isso se destina a comprovar suas informações.

Por meio dessa comissão, o aluno receberá o  Documento de Regularidade de Inscrição (DRI). E, também, realizará a opção da seguradora, na qual irá contratar o seguro prestamista.

Por fim, o aluno deve ir até uma agência da Caixa. Lá, o agente irá conferir toda a sua documentação e ele, finalmente, será inserido no sistema e assinará o contrato.

 

O Que Mudou no Novo FIES?

Diversas alterações ocorreram no Novo FIES, em relação ao antigo programa. Se formos analisá-las, a maior parte delas ocorreu para melhor.

A primeira delas foi a definição de seus três pilares principais. Eles são a Ampliação do acesso ao Ensino Superior, a Maior transparência para os estudantes e a sociedade e a Melhoria na governança e sustentabilidade do Fundo.

Além disso, a nova modalidade de juros zero, permitiu que os alunos pagassem, com menor preocupação os seus financiamentos. Lembrando que os pagamentos só se iniciam após a conclusão do curso.

Ou seja, depois que o aluno já estiver inserido no mercado de trabalho. E, portanto, em condições de arcar com esse compromisso.

Além dessa modalidade, a escala de parcelamento varia de acordo com as possibilidades da pessoa. Que sabemos, de uma geração para outra, sofre mudanças e se acomoda aos novos desafios vigentes.

Além disso, os encargos diminuem progressivamente. Isso quer dizer que a última prestação será, consideravelmente, menor que a primeira.

Dessa maneira, caso o aluno queira e possa, ele consegue acelerar a quitação da dívida. Isso através do pagamento de mais de uma parcela por mês.

 

Como Funcionam os Boletos do Novo FIES?

Além de todas essas mudanças, os boletos do Novo FIES também mudaram. Eles podem ser consultados no https://sifesweb.caixa.gov.br.

Assim, se você já fez o seu cadastro no site, basta ir lá e o acesso, total, a eles, será liberado. O pagamento de boleto também é facilitado.

A realização do cadastro, também, é bastante facilitada. Além de rápida e segura, visto que seus dados estarão guardados por um dos melhores sistemas de segurança do país. E do mundo

Em seguida, basta ir na opção CONTRATO FIES. E, em seguida, em CONTRATO, e BOLETO(S) EM ABERTO.

Por essa área, você, também, pode acessar as segundas vias dos seus boletos. Ou, se preferir, contate a Central de Atendimento.

 

Qual É a Central de Atendimento do Novo FIES?

A Central de Atendimento está disponível no número 0800 726 8068. E possui diversas opções para o aluno. O atendimento é automatizado mas, a depender do seu caso, você logo falará com um atendente humano.

Também é possível o telefone 3004 1104, para capitais e regiões metropolitanas. E o 0800 726 0104 para todas as outras cidades do Brasil.

Por fim, você sempre pode se dirigir a uma agência da Caixa Econômica Federal. Elas estão presentes em todo o Brasil, para resolver esses e outros problemas.

E, caso essa agência, em especifico, não atenda à sua solicitação, ela poderá lhe encaminhar para um canal que o resolva. O atendimento costuma ser bastante rápido. Mesmo nos dias mais movimentados.

O Novo FIES se mostra como uma importante ferramenta de inclusão pela educação. Por isso, é fundamental para o exercício da cidadania. E, assim, acelera na resolução de diversos outros problemas

Considerações Finais

Bom pessoal, esperamos que tenham gostado das informações ok?

Por fim, já falamos em outro artigo sobre o programa educa mais que é bem interessante tambem.

Sugestões e dicas podem deixar nos comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *