O HOME OFFICE VEIO PARA FICAR?

Spread the love

O home office é uma tendência que já vinha sendo estudada juntamente com outras questões referentes ao trabalho, como o aparecimento ou extinção de algumas profissões.

Bem como as relações entre empregadores e empregados.

Contudo, com a pandemia causada pelo Covid-19, o home office tornou-se fundamental para enfrentar a crise econômica e financeira.

Para que possa entender quais motivos colocaram essa modalidade como uma nova ferramenta que será cada vez mais difundida, leia atentamente esse post.

O que é preciso para o home office seja bem executado?

Com a finalidade de proporcionar que o home office seja realizado de maneira semelhante ao ambiente corporativo, é preciso fazer uso de ferramentas que propiciem essa experiencia, tais como:

Segurança digital

Proporcionar segurança digital tanto para os equipamentos da empresa, quanto os de uso pessoal, é muito importante.

Com efeito, ferramentas de controle como softwares de antivírus, firewall, antispyware, é a melhor alternativa.

Deve-se considerar ainda, que colaboradores e gestores passem por treinamentos, evitando assim que caiam em armadilhas como passar senhas e dados sigilosos por telefone para pessoas estranhas.

Conexão da internet

Os colaboradores que atuam em home office devem certificar-se se a conexão via Wi-fi da residência possua protocolos de segurança como WPA ou WPA2, dando a proteção necessária à internet caseira.

Outro detalhe muito relevante é a compatibilidade da internet para a quantidade de trabalhos que o profissional terá que realizar de forma online.

Softwares

Certamente, a pessoa que fica em home office deve saber que o computador disponibilizado pela empresa não deve ser utilizado para uso pessoal, para downloads de filmes, músicas ou jogos.

Além disso, os softwares utilizados para auxiliar na realização do trabalho, devem ser originais e apresentar licenças de uso.

Comunicação

O home office não exclui a comunicação entre os colaboradores com os departamentos em que estão alocados, como também com seus gestores.

Para que essa comunicação seja efetiva, existem diversos programas, que viabilizam essa interação seja por meio de textos, áudios ou vídeos.

Alguns desses programas e aplicativos muito utilizados são: WhatsApp, Hangouts e Microsoft Teams.

Como aumentar a produtividade em home office?

home office funciona

Principalmente para as pessoas que estão em home office pela primeira vez, é comum que manter a produtividade seja um grande desafio.

Afinal, é normal que haja uma dificuldade no início, quando o trabalho que antes era realizado em um escritório passa a acontecer em um quarto ou sala da casa do colaborador.

Pensando nisso, elaboramos algumas dicas que devem ser adotadas a fim de contribuir para o sucesso do home office:

  1. Organização: defina a melhor maneira para gerenciar suas tarefas, seja em um aplicativo, quadro, agenda ou bloco de notas, por exemplo;
  2. Evitar o desperdício de tempo: reservar uma hora do seu dia para fazer a atualização de temas e assuntos que não requerem acompanhamento em tempo real, evitando interrupções desnecessárias e perda de tempo;
  3. Faça pausas: o esgotamento mental e o cansaço físico podem ser evitados se pequenas pausas forem realizadas algumas vezes no dia, assim o cansaço não impedirá a tomada de decisões assertivas na execução do seu trabalho;
  4. Não seja multitarefas: com a quantidade de atividades a serem desempenhadas é bem provável que acabe por realizar de maneira errada alguma delas.

Para que isso seja evitado, priorize as de maior relevância, em seguida faça as demais.

Conclusão

Enfim, o home office realmente veio para ficar!

Por isso, tanto empresas quanto colaboradores devem estar aptos a trabalharem com igual empenho que acontece no ambiente corporativo.

Sendo assim, é preciso que a empresa ofereça condições para que o funcionário possa desenvolver bem suas funções, trabalhando com maior motivação e consequentemente sendo mais produtivos.

Além de promover maior qualidade de vida para os colaboradores, devido a flexibilidade de horários, o gestores podem ter uma economia com os espaços mobiliários, visto que o número de pessoas no mesmo local diminuirá.

Recomendados para você:

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *