Informática para terceira idade: veja onde fazer

Saiba mais sobre as aulas de informática para terceira idade, uma iniciativa de inclusão digital que acontece em todo o Brasil. Conheça algumas opções de cursos e entenda as adaptações que são feitas em prol dos idosos.

Estamos vivendo a Era da Informática, portanto, quem não sabe operar um computador pode se sentir excluído da sociedade. Muitos idosos, interessados em se atualizar e aprender a usar um computador, recorrem a um curso específico, ou seja, voltado especialmente para as necessidades da terceira idade.

Os idosos também querem (e podem) aprender informática. (Foto: Divulgação)

Os idosos também querem (e podem) aprender informática. (Foto: Divulgação)

Como funciona a informática para idosos?

O curso de informática para a terceira idade tem um formato especial, que reconhece as limitações dos idosos e as dificuldades de interagir com as novas tecnologias. As aulas apresentam desde os conceitos básicos, como ligar e desligar o computador, até os conhecimentos um pouco mais avançados para esse público, como usar os softwares do Windows (Word, Excel e Power Point) e navegar pela internet.

As adaptações do curso não contemplam apenas a grade curricular ou o material didático. Também há uma forte preparação dos professores para valorizar as necessidades dos alunos com mais de 60 anos. Os docentes adaptam as aulas para o público-alvo, ou seja, sabem que precisam oferecer um tempo maior para a realização de atividades e que também devem repetir palavras para melhorar a fixação dos conceitos de informática.

Onde fazer curso de informática para terceira idade?

Separamos algumas opções de cursos de informática para idosos. Confira:

SENAC

O SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) oferece o curso de informática para maturidade em São Paulo. As aulas são realizadas nas escolas de Aclimação, Consolação, Jabaquara, Itapira, Osasco, Mogi Guaçu, Piracicaba e Santo André. Com uma carga horária de 36 horas, esse curso fornece informações básicas para os alunos com mais de 40 anos, que estão tendo o primeiro contato com o computador.

O Senac tem o curso de informática para a maturidade. (Foto: Divulgação)

O Senac tem o curso de informática para a maturidade. (Foto: Divulgação)

O curso de informática para a terceira idade do Senac tem as primeiras 18 horas focadas no sistema operacional Windows. Os alunos se familiarizam com a interface inicial, descobrem o significado de cada elemento na área de trabalho e aprendem a executar tarefas básicas, como a digitação de trabalhos no WordPad e a realização de desenhos no Paint. Nas outras 18 horas de curso, há uma preocupação em introduzir a internet nas aulas, principalmente no que diz respeito a utilização do navegador Internet Explorer, o uso de e-mail e os principais serviços encontrados na web.

O valor do curso do Senac varia de acordo com a unidade, mas vale ressaltar que as vagas de cada turma são limitadas. Em Osasco, por exemplo, o investimento é de R$ 497,60.

Universidade de Brasília

A Universidade de Brasília (UnB) disponibiliza o curso de informática para a terceira idade pelo valor único de R$450,00. As aulas da próxima turma terão início em agosto de 2015 no Subsolo do ICC-Norte, ao lado do Centro de Informática (CPD). Para obter mais informações sobre como se inscrever, vale à pena entrar em contato pelo telefone (61) 3107 6385 e 3107 6386.

As universidades, escolas de informática e centros de inclusão digital estão sempre oferecendo cursos de informática para o pessoal da terceira idade. Portanto, verifique os projetos que são desenvolvidos na sua cidade.

Recomendados para você:

2 Comments

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *