E-social: O que é? Como funciona?

Spread the love

Já ouviu falar no e-Social mas não sabe o que é nem para quê serve? Veio ao lugar certo! Vamos tirar todas as suas dúvidas a seguir!

O artigo de hoje veio para esclarecer à todos os interessados sobre o novo projeto do governo federal o e-Social, que veio para facilitar a vida do empregador e do empregado doméstico com relação aos direitos e tributos. Para saber mais continue lendo a seguir.

BannerESOCIAL

O que é o e-Social? Para que serve?

O e-Social é um programa do governo federal que foi criado em instituído em Outubro de 2015, ou seja, ano passado, por isso é ainda um programa novinho em folha e pouco conhecido e difundido entre nós, ele veio para ajudar e facilitar a vida dos empregadores e empregados domésticos, onde no site – http://www.esocial.gov.br/ – você entra e se cadastra, como empregado ou empregador, e através do cadastro completo e correto você poderá obter, no caso do trabalhador todos os direitos, informações e impostos que você deve por lei pagar ao seu empregado doméstico, tudo virá em uma só folha de pagamento pra facilitar na hora de recolher e pagar os direitos do empregado doméstico, é uma forma simples de você fazer e verificar tudo isso de uma vez ao invés de ter várias guias de recolhimento diferentes para o mesmo feito. No caso do empregado doméstico ele poderá verificar e cadastrar o seu empregador e acompanhar se os pagamentos estão sendo feitos de forma correta e justa.

Se o cadastro com todos os registros e documentos não estiverem certos o sistema não funcionará, ele não liberará a folha ou o resumo se algo estiver errado, isso nos faz ter confiança nesse modelo de programa que foi uma ação feita por diversos órgãos como: o INSS – Instituto Nacional do Seguro Social, MTE – Ministério do Trabalho e Emprego, Caica Econômmica Federal, MPS – Ministério da Previdência, RFB – Secretaria da Receita Federal do Brasil e também do Ministério do Planejamento, todos se organizaram e estudaram a melhor forma do e-Social funcionar e ser útil para o Brasil.

Como ainda é um sistema extremamente novo, além de muitas pessoas ainda não conhecerem, algumas também não sabem utilizar, mas no próprio site do e-Social existe uma sessão apenas para orientações de como utilizar, com manuais para serem baixados de graça. Se você tem dúvidas é melhor também baixar no seu computador os manuis que precisa: http://www.esocial.gov.br/Orientacoes.aspx

Esperamos que o texto de hoje tenha lhe ajudado com suas dúvidas.

Até a próxima!

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *