Dicas para seu e-commerce na Black Friday

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Confira ações que você pode fazer antes, durante e depois do evento

Natal, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Halloween. O ano é cheio de datas comemorativas que impulsionam o comércio eletrônico. Porém, uma das mais importantes para o e-commerce é mesmo a Black Friday. Se antes o evento se concentrava apenas no próprio dia, já faz um tempo que é preciso se preparar também para o antes e o depois. Isso significa que o desenvolvimento VTEX da sua loja virtual tem que estar em ordem para conseguir atender seus consumidores sem perder conversão, aumentado as vendas e o faturamento. Com cada vez mais pessoas optando por compras online, é preciso estar pronto para aproveitar ao máximo a data. Por isso, confira algumas dicas para não perder nenhuma venda.

Antes

O aumento de demanda no e-commerce para a Black Friday sempre foi alto e a cada ano aumenta mais. Por isso, a preparação começa antes do evento. Assim, é possível evitar erros e problemas. 

Revisar configurações de frete, promoções e pagamentos

Um bom planejamento evita perda de conversão ou mesmo a insatisfação do seu consumidor. Por isso, o correto desenvolvimento VTEX da sua loja garante a melhor performance. Isso inclui também a verificação de todas as informações presentes em seu e-commerce. Revise as configurações de ações fundamentais de sua loja, como frete, promoções e pagamentos. As informações precisam estar corretas e os serviços funcionando sem erros. Dessa forma, não terá falhas durante o evento. 

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Revisar perfis de acesso e contas de usuário na loja

Durante a Black Friday, todo controle é fundamental para que seu e-commerce não sofra alguma alteração não intencional em seu desenvolvimento VTEX. Por isso, é preciso revisar todos os perfis de acesso e contas de usuários. Além de maior organização sobre quem realmente possui autorização para realizar alterações na loja, você se certifica de que ninguém que não esteja mais da empresa continue tendo acesso. 

 

Não deixar pra subir as ofertas na última hora

Em datas como a Black Friday, o planejamento com antecedência faz toda a diferença. Por isso, o desenvolvimento VTEX do seu e-commerce é essencial para estar com todas as ofertas prontas antes do evento começar. Isso permite que você corrija qualquer erro que eventualmente possa acontecer com respiro, pois será muito mais difícil fazer isso no dia do evento. Realize todas as atualizações de maneira organizada, incluindo fotos, banners, preços e também páginas adicionais, como hotlinks, assim como mudanças de layout. 

 

Durante

A Black Friday costuma ser bem intensa, por isso é preciso atenção especial em alguns detalhes que podem comprometer sua performance. Ações rápidas e planejadas podem render maior conversão. 

 

Efetuar pedidos teste na loja

O aumento de tráfego pode fazer com que sua loja apresente falhas ou indisponibilidade. Caso não seja visto em tempo, isso pode prejudicar suas vendas, já que o consumidor irá desistir da compra para procurar o concorrente. Para evitar essa situação, efetue pedidos teste na loja e verifique se o desenvolvimento VTEX do seu e-commerce está em ordem e performando de maneira rápida e sem bugs. O ideal é que esses pedidos teste sejam feitos ao longo do evento.

 

Acompanhar as vendas por hora e estimar se estão dentro da meta

Toda Black Friday demanda um planejamento, que inclui também uma expectativa de vendas. Porém, essa meta não deve ser conferida apenas ao fim do evento. Ao contrário, as vendas precisam ser checadas por hora para que seja feita uma estimativa se estão dentro ou não da meta que sua empresa estipulou. Caso esteja abaixo, faça uma revisão nos links e em páginas de produtos.  Dessa forma, você pode detectar se algo está fora do previsto e alterar informações, como imagens, preços e descrições de produtos. Lembre-se: esses detalhes precisam estar em ordem no desenvolvimento VTEX da sua loja, incluindo back-end.  

 

Analisar o tráfego e rever a estratégia com os parceiros de marketing

O planejamento correto inclui também uma expectativa do número de visitas. Caso o tráfego esteja muito abaixo do previsto, tenha um “plano B” junto aos seus parceiros de marketing para atrair mais visitas ao seu e-commerce. O desenvolvimento VTEX da sua loja precisa estar preparado para receber todos os dados de visitas e, assim, gerar possíveis leads. Lembre-se também que, segundo a nova Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), o tratamento dessas informações mudou. Informe-se para adequar seu e-commerce. 

 

Depois

O trabalho com a Black Friday não termina na sexta-feira. Ao contrário, ainda dá pra fazer bastante coisa para gerar mais vendas depois da data. Da mesma forma, é preciso garantir que as conversões do evento sejam entregues sem problemas. 

 

Aproveitar a CyberMonday para vender itens que não fizeram sucesso na Black Friday

Como se fosse o dia seguinte ao Natal, a CyberMonday é uma continuação natural da Black Friday e atrai muitos consumidores em busca de mais ofertas. Por isso, o desenvolvimento VTEX da sua loja precisa prever um volume de tráfego similar nessa nova data. Assim, você pode trabalhar melhor produtos que não tiveram boa performance durante a Black Friday. Crie banners e novas promoções para trabalhar esses itens. Da mesma forma, alinhe com seus parceiros de marketing a melhor forma de divulgar esses produtos para aproveitar a nova onda da CyberMonday. 

 

Despachar e enviar o código de rastreio o quanto antes para o cliente

O consumidor que realizou a compra em sua loja durante a Black Friday não quer esperar muito para receber o produto. Por mais que a conversão tenha sido fruto de uma oferta, a demora em obter informações sobre o andamento do envio pode gerar frustração e uma má impressão do seu e-commerce. Por isso, já no desenvolvimento VTEX de sua loja, tenha disponível a informação de prazo médio para recebimento. Da mesma forma, quanto mais rápido você despachar o produto e enviar o código de rastreio ao cliente, mais satisfação ele terá em comprar com você. Isso significa mais chances de novas compras. 

 

Recuperar carrinhos abandonados e boletos não pagos

É normal que durante a Black Friday muitas compras iniciadas não sejam concluídas. Os motivos da desistência podem variar, por isso, é importante retrabalhar todas as compras não finalizadas. Para isso, o desenvolvimento VTEX de sua loja precisa manter o histórico de carrinhos abandonados e boletos não pagos. Dessa forma, você pode enviar email ao consumidor sugerindo a conclusão da compra ou até trabalhar o remarketing desses produtos. Isso aumenta a taxa de conversão, pois o cliente pode ter tido alguma dificuldade durante a tentativa de compra inicial, mas ainda possuir interesse no produto. 

 

Boa parte dessas dicas valem também durante todo o ano. Porém, o aumento do tráfego e da demanda durante a Black Friday faz com que esses cuidados precisem ser redobrados. Uma boa experiência do usuário resulta em maior taxa de conversão. Isso significa mais vendas. Portanto, investir em ações precisas e no desenvolvimento VTEX de sua loja faz toda a diferença para obter sucesso durante a Black Friday e após. Conheça melhor como a Maeztra realiza ações voltadas para o evento com desenvolvimento VTEX específico. 

 

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