Dicas para se preparar para as provas em meio à pandemia

O Brasil e o mundo continuam passando por uma grave pandemia que ainda está longe de ter um desfecho, pelo visto. Isso afeta tudo e a todos, como por exemplo, os estudos para exames importantes, como as provas do Enem e os vestibulares em geral.

Porém, isso pode ser driblado com algumas dicas simples, mas eficazes, fazendo com que o candidato possa estudar bem o conteúdo que precisa, mesmo em meio à turbulência que estamos vivendo nos dias atuais.

Dessa forma, mesmo no ambiente de hoje, com todos esses problemas, o candidato pode conseguir ter foco e mais segurança em seus estudos.

Focar-se nas dificuldades e no que sempre cai

prova

Quando se está prestes a fazer um ENEM ou mesmo um vestibular, certamente o candidato já sabe quais as matérias ou disciplinas das quais ele tem maiores dificuldades de aprendizado. Por isso mesmo é importante se focar justamente nessas partes para conseguir um resultado melhor.

Contudo, ao mesmo tempo, ele precisa equilibrar isso com matérias que sempre caem nesses exames (ou que têm maior probabilidade de cair). Claro que é preciso estudar tudo, mas, é mais produtivo dar uma atenção especial aos conteúdos mais recorrentes das provas.

Assim, o candidato irá para esses exames melhor preparado, e mais tranquilo, mesmo diante do estresse ocasionado pela pandemia.

Informar-se sempre

Mesmo durante essa pandemia, e com certa dificuldade, é possível se informar bem para enfrentar as provas que virão. Afinal, conhecimentos de atualidades servirão, entre outras coisas, para fazer uma boa redação, por exemplo.

Portanto, sempre que for possível, o candidato deve tentar se informar a respeito dos mais diversos assuntos, mesmo que seja pra ver um resumo das notícias no final do dia.

Temas e discussões atuais também ajudam a manter a mente do estudante atenta, como se fosse mesmo um exercício mental, o que ajuda na hora dos estudos em si.

Não se pressionar e descansar sempre que for preciso

Certamente, a pressão pra quem está estudando para o ENEM ou para o vestibular no meio dessa pandemia é grande, pois o senso de responsabilidade parece aumentar. Porém, é importante que o estudante entenda o que é melhor pra si, não se cobrando em excesso.

Alguns vão querer e precisam estudar mais, enquanto outros chegarão a certo limite. Não conseguindo mais absorver tanto conteúdo. É quando chega a hora de pensar se não seria um bom momento para um merecido descanso.

Especialistas afirmam que o ideal é que o estudante tenha uma carga horária de 50% de estudos e os outros 50% seriam dedicados a uma espécie de ócio criativo. Esse tempo de descanso deve ser preenchido com atividades prazerosas, que podem ser atividades físicas, ou até mesmo meditação.

Preparando-se para a véspera

Quando se está bem próximo da data dos exames (ou mesmo 1 dia antes), é necessário se esforçar para organizar certas coisas.

Por exemplo, o essencial é tentar dormir bem, para descansar corpo e mente para a maratona que está por vir. Portanto, o ideal é evitar aparelhos eletrônicos ou situações estressantes, especialmente na hora de colocar o sono em dia.

Também é importante organizar os materiais necessários com antecedência, preferencialmente fazendo uma pequena lista de tudo que precisar, como caneta esferográfica transparente, lanche e água.

E claro: álcool gel e máscara.

Dia dos exames

Por causa da pandemia, muitos protocolos mudaram para a realização de provas de grandes exames. Entre eles, evidentemente, está o uso de máscara.

Além de não poder esquecer ela de jeito nenhum, o candidato deverá escolher a mais adequada, ou seja, aquela que se encaixa melhor no seu rosto, deixando tudo o mais confortável possível.

Na questão do que comer é importante que antes da prova o estudante se alimente bem, de coisas leves, e que na hora da prova leve aquele famoso chocolatinho com água. Porém, deve evitar ao máximo tirar a máscara a toda hora.

Além de tudo, deve-se respeitar as medidas de distanciamento adequadas, onde a sala precisa, obrigatoriamente, ter metade da capacidade.

Com tudo isso em mente, mesmo que estejamos passando por situações difíceis, é possível o candidato se focar em seus estudos, e obter sucesso nos exames que fizer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.