Dicas para candidatos às vésperas da prova do Enem 2020

Spread the love

Após um ano turbulento em que a preparação dos alunos teve que ser condicionada para seguir as alterações de cronograma, com o adiamento de datas da aplicação das provas e um protocolo completamente diferente e inédito para a aplicação de provas, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 teve sua primeira etapa realizada no domingo passado, dia 17 de janeiro e seguirá para a última parte no próximo domingo, dia 24.

Contrariando todas as expectativas, somente nesta edição do exame, cerca de 5.783.357 inscrições foram confirmadas, e são esperados 5.687.271 participantes para a realização das provas impressas somando os dois dias de aplicação (17 e 24 de janeiro), além de 96.086 estudantes que realização, pela primeira vez, Enem na modalidade Digital, nas semanas seguintes (31 de janeiro e 7 de fevereiro).

Faltando poucos dias para a prova final, a ansiedade e preocupação por parte dos estudantes acaba sendo elemento continuo na vida deles. No entanto, com o objetivo de diminuir a pressão e evitar a crise na hora da prova, é preciso tomar alguns cuidados especiais a fim de que se consiga um bom resultado final no exame. Vale lembrar que as notas obtidas no Enem são usadas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

dicas para o enem

  • Descanso

A maioria dos candidatos passou mais de um ano praticando e se empenhando ao máximo para o Enem 2020, por essa razão, esse momento é para descansar. Para conseguir distrair a cabeça, é válido maratonar uma séria, ler um livro, sair com os amigos ou assistir a filmes. Desfrutar de momentos que minimizem a tensão e o estresse para que o cérebro possa carregar as energias.

Além disso, ter uma noite de sono de qualidade pode fazer a diferença para que o aluno consiga despertar com mais disposição no domingo da prova.

  • Manter a organização do que levar no domingo

O ideal é deixar todos os objetos e alimentação prontos de um dia para o outro, de modo que o candidato não corre o risco de deixar alguma coisa para trás no domingo. É válido lembrar que será exigido do candidato um documento de identificação, original e com foto, a caneta preta, também deve-se levar uma de reserva, e, neste ano, é solicitado também que se leve a máscara de proteção facial. Leve também o Cartão de Confirmação da Inscrição, mesmo que não seja obrigatório, pode ajudar a encontrar a sala de prova.

  • Uma boa alimentação

Refeições leves, nada de bebidas alcoólicas e frituras na véspera do exame. Nesse dia, o aconselhável é manter uma dieta livre do excesso de açúcares, gorduras, lactose e glúten, pois, esse tipo de alimento são os maiores vilões do estômago quando se está nervoso, podendo causar alguns desconfortos na hora da prova.

Junto com os itens que o aluno deverá levar no dia da prova, é bom também deixar preparado de um dia para o outro, o que irá consumir durante a prova. Afina, são mais de 5 horas de exame e, nesse tempo, é provável que se tenha fome e sede. Água, alimentos leves como sanduíches naturais, frutas e castanhas são alimentos ideais para o domingo.

  • Roupa confortável

Uma das dicas mais importantes é que o candidato vista uma roupa confortável para fazer a prova, e, de acordo com o clima de cada região do país. É aconselhável verificar a previsão climática antes de escolher a vestimenta, assim, evita desconfortos causados pelo frio ou calor.

  • Cuidado com o trajeto até o local da prova

Sabendo qual o local de realização da prova, e a hora de definir qual o melhor trajeto para chegar. Em decorrência da pandemia, a fim de evitar aglomerações desnecessáriasos portões serão abertos mais cedo, às 11h30. No entanto, o horário de fechamento seguirá exemplo dos anos anteriores, às 13h (horário de Brasília).

  • Fique de olho na saúde

Pelo fato de estarmos vivenciando momentos delicados e com alertas contínuos de cuidados com aglomerações, sintomas de covid 19, uso de máscaras, é necessário ter um zelo maior. Se por acaso o estudante suspeitar de estar acometido pelo novo coronavírus, basta que se dirija a uma unidade médica de saúde e solicite, diretamente no portal do Inep, a remarcação da prova.

O instituto já comunicou que vai permitir a reaplicação da prova para os inscritos com Covid-19 e outras doenças infectocontagiosas, nos dias 23 e 24 de fevereiro. A solicitação para ter direito à reaplicação da prova do Enem deve ser feita entre os dias 25 e 29 de janeiro por meio da apresentação de laudo médico.

Sugestões e dicas podem deixar nos comentários

Recomendados para você:

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *