O que é Design Gráfico? O que o Designer Gráfico Faz?

Muitos não sabem sobre a importância desse profissional e como uma empresa pode ser bem sucedida usando seus trabalhos

O que é Design Gráfico?

Design Gráfico é tudo aquilo que tem importância visual, e não foi criado pela natureza. Tudo aquilo que é criado visando ao máximo melhorar a experiencia do usuario. Por exemplo, ao criar um produto, o Designer deve se preocupar com a sua ergonomia, com a sua utilidade, com a sua usabilidade, etc. Tudo aquilo que é criado ou moldado pelo homem para obter melhor aparência, desempenho e qualidade, pode ser considerado design. Design Gráfico é um rótulo dado a um amplo mercado de atividades, que subdivide-se em diversas areas, como por exemplo na joalheria (designer de jóais), na indústria (designer indústrial ou designer de produto), na arte (ilustrador), na publicidade (diretor de arte), entre outros.

designer

O que um Designer Gráfico faz?

O Designer deve saber usar diversas ferramentas unidas com seu conhecimento, pois seu trabalho, além de estéticamente bem feito, deve ser muito bem planejado no sentido de oferecer máxima otimização para seu uso. Na área da comunicação e publicidade por exemplho, o Designer Gráfico é quem cuida da parte visual de uma marca, do seu logotipo, identidade visual, e muito mais.

O que um Designer Gráfico deve saber?

curso de design

Para começar, deve saber que o conhecimento nunca será demais, e que a atualização de tecnicas e ferramentas é constante. Todo dia nasce uma nova ferramenta para facilitar a vida do Designer, todo dia nasce uma nova necessidade no mercado, portanto o estudo nunca para. Por exemplo, para fazer um Cartão de Visita , antigamente usava-se muito o Corel Draw, hoje em dia, muitos preferem o Adobe Illustrator (embora muitos profissionais e gráficas ainda utilizem o Corel Draw). Qual é o mais correto? Nenhum, ou os dois. Tudo vai depender do seu dominio sobre a ferramenta. Por isso é importante pelo menos saber da existencia de todas e saber qual vai lhe servir melhor.

Como me tornar um Designer Gráfico?

A profissão de Design Gráfico ainda não possui órgão regulamentador, ou seja, qualquer um pode se dizer Designer. Porém, para que você consiga exercer as atividades da profissão, é importante ter dominio das ferramentas mais atuais do mercado, e um bom embasamento teórico. Um bom curso e muita força de vontade de procurar e estudar o que tem gratuitamente na internet são bons começos, e é claro, muita prática. Praticar é aprender. Um bom portfólio normalmente atrai bons clientes e/ou empregadores. Alguns lugares podem pedir curso superior na area, portanto se o seu foco é entrar em alguma grande empresa, procure saber mais sobre isso.
E ai, mais alguma dúvida sobre o tema? Deixe nos comentários!

Recomendados para você:

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *