Curso Mecânico de Automóveis

Conheça mais sobre o curso mecânico de automóveis, e veja como fazer o seu e se destacar. Acompanhe conosco!

Para quem está em busca de uma profissão, a qualificação é o caminho certo para seguir. O mercado para o mecânico de automóveis está em alta e passa por reformulações, em virtude das novas tecnologias, já que os carros estão cada vez mais sofisticados. Essa modalidade pode ser praticada tanto presencialmente ou virtualmente, o que é uma oportunidade e tanto para aqueles que, independente do motivo, não podem cumprir a carga horária fixa de um curso convencional.

Curso Mecânico de Automóveis – como funciona?

mecanico de automoveis

Na modalidade virtual, o candidato vai precisar de muita dedicação e disciplina. A flexibilidade de tempo é ótima, todavia o gerenciamento das atividades devem ser levados a sério. Vale destacar que o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego disponibiliza essa modalidade gratuitamente, assim como outras similares, como técnico em manutenção automotiva, controle e processos industriais, manutenção de automóveis leves, dentre outras.

Saiba mais sobre engenharia automóvel: http://www.fazerengenharia.com/engenharia-automovel/

 

A oportunidade oferecida pelo programa podem ser aproveitadas, inclusive, por mecânicos, que buscam por mais qualificação, uma vez que o cenário profissional muda ao passo que um novo mecanismo é implantado. Podem participar também os estudantes do ensino médio ou mesmo os que já concluíram os estudos. Para mais informações, é recomendável acessar o site oficial do Pronatec.

 

Exigências

 

O estudante terá contato com disciplinas como: engrenagens, amortecedor de direções, função do carburador, catalizador, manutenção de motores, embreagem, vazamento de óleo, acelerador, rodas e pneu, corrente elétrica e potencial, ordem de ignição, direção hidráulica, freios de motor, tipos de motor, rebites, platinados, suspensão, anéis de travas, além de outras tão importantes quanto as citadas.

 

Quanto tempo dura?

 

Há cursos que ministram em 40 horas e outros que superam 800 horas, ou seja, é algo relativo, já que isso pode variar de uma instituição para outra, quer seja por causa da metodologia aplicada ou número de dias em que o curso é ministrado.

 

Quem pode participar?

 

Estão habilitados os candidatos com 16 anos ou mais, que cursaram no mínimo a sexta série.

 

Perfil

 

O profissional é responsável por consertar e realiza a manutenção em automóveis. É importante que o mecânico busque por atualização constantemente, pois as novas tecnologias têm alterado a forma solucionar os casos. Ou seja, quanto mais preparado estiver, melhores serão as chances de ganho e reconhecimento no mercado, o que é muito positivo para a construção da reputação no segmento.

 

Mercado

 

O mecânico de automóvel pode atuar em indústrias do meio automobilístico ou criar a sua oficina, o que pode ser uma boa para aqueles que estão em busca do próprio negócio. Se esse é o seu caso, saiba que o governo oferece a possibilidade de empreendedor individual, com isso é possível ter o CNPJ para fornecer notas fiscais. Para mais informações, consulte o site oficial.

 

Faixa salarial

 

A média de ganhos pode variar de 1,1 mil reais a 4,8 mil reais. Isso vai depender muito da experiência profissional, reputação no mercado ou cargo ocupado. Lembrado que essa margem pode ser superada, o que é bastante positivo para o profissional que busca a reciclagem, constantemente.

Artigo: www.fazerengenharia.com

 

2 Comments

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *