Curso de vigilante: formação profissional na área de segurança.

Nesse artigo vamos te mostrar tudo sobre o curso de vigilante, todos os benefícios e tudo que você vai precisar para ingressar nessa área.

O vigilante é o responsável por fazer a segurança do local e das pessoas, um trabalho muito requisitado hoje em dia, por isso o curso de vigilante é uma ótima área para quem deseja ingressar no mercado de trabalho de forma rápida.

curso de vigilante

O que é o vigilante?

Um vigilante profissional é aquele que concluiu seu curso de vigilante e executa  segurança de vários locais como: órgãos públicos, hospitais, bancos, escolas e empresas.

 Contribuindo com seu conhecimento e habilidades que são essenciais e que vai garantir a segurança de todos ali presente. A carreira de vigilante é uma ótima opção para quem está procurando emprego no Brasil.

O segurança é o profissional que vai garantir a segurança do local e das pessoas presentes.

O que faz um vigilante?

No seu trabalho estará incluso as atividades que são :

  • Fazer ronda no local do estabelecimento
  • Fazer o registro da movimentação de veículos que entram no local.
  • Analisar anormalidades nos setores
  • Abordar indivíduos quando for necessário
  • Controlar o acesso de pessoas.

Essas são as principais funções de um vigilante no seu dia a dia.

Perfil do profissional:

Como todo trabalho na segurança também é procurado um perfil, veja se você se identifica para já dar início ao seu curso de vigilante.

Boa fala: É esperado uma boa comunicação no seu local de trabalho já que você terá contato com pessoas o tempo todo, seja sempre educado e saiba as palavras certas a se dizer.

Autocontrole: Essencial para que você permaneça nesse tipo de emprego, se controlar mesmo que a situação seja estressante ou que você esteja sendo provocado, tendo o autocontrole você sempre estará na razão assim conseguindo levar qualquer situação bem até que ela se resolva.

Atenção: Seja sempre atencioso com qualquer barulho ou pessoa que adentre o local, de suma importância que você esteja sempre atento e não se distraia com coisas banais, sua atenção dará a segurança do local, esteja sempre atento e assim evite problemas que possam vir a ocorrer

Responsabilidade: A responsabilidade deve andar lado a lado com o vigilante, afinal o local está em suas mãos e a segurança das pessoas também, sua responsabilidade para seu reconhecimento na área.

Tranquilidade: Seja atento e também tranquilo ao lidar com qualquer situação, afinal nervoso ninguém consegue efetuar nada, use tranquilidade ao executar cada ação fará com que você tenha mais sucesso nas suas patrulhas.

Quais são os requisitos para fazer o curso de vigilante?

Para que você entre e consiga efetuar o curso a alguns requisitos:

  1. Ter 21 anos ou mais.
  1. Não possuir antecedentes criminais
  1. Estar em dia com as obrigações militares
  1. estar em dia com a obrigações eleitorais
  1. Ter boa saúde física e mental.

O quinto tópico que diz ter uma boa saúde mental é  testado com um exame psicotécnico.

Documentos necessários para ingressar no curso de vigilante:

Para efetuar sua matrícula há alguns documentos que serão necessários como:

  • RG e CPF
  • Exame psicotécnico
  • Comprovante de residência
  • Carteira de trabalho
  • Certificado de reservista ( se for homem)
  • Comprovante de escolaridade
  • Título de eleitor

Caso você tenha todos os requisitos e o perfil para entrar no curso de vigilante compareça com esses documentos.

Sobre o curso:

O curso de vigilante tem a duração de 200 horas normalmente, uma dica é você se certificar que o curso é reconhecido pela polícia federal, conforme a Portaria n°3.233/2012-DG/DPF onde diz que tudo deve ser autorizado, fiscalizado e regulado pela DF.

Quando for finalizado o curso a polícia federal irá entregar o certificado que vai possuir um registro e esse registro é sempre solicitado quando as empresas realizarem a sua contratação.

Para que você encontre um bom local para realizar seu curso de vigilante, use o google para ver classificações e opiniões de outras pessoas que já estiveram lá.

Quanto custa um curso de vigilante?

Esse valor que você irá investir vai de acordo com a escola de formação escolhida, porém os melhores cursos variam de 450 reais podendo chegar a 1.300 reais.

Quanto ganha um vigilante?

A média nacional é de 2.000 reais, porém quem trabalha nos grandes centros tende a ganhar um salário maior do que pessoas que atuam no interior.

Profissionais que estão a mais tempo atuando e que estão em cargos de equipes de segurança e de liderança tem seu salário mais alto que pode chegar até 20.000,00 reais, esse valor normalmente é ganhado por chefes de segurança de multinacionais e de governos.

Mas não se preocupe voce que esta começando agr, tem a vantagem de conciliar seu trabalhado com outra atividade, visto que ser vigilante não é um serviço braçal

Ficou interessado e quer saber mais acesse o site e veja as vagas de onde você pode ingressar e ficar atualizado no mercado de trabalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.