Curso de Teologia: como funciona? onde fazer?

Saiba tudo sobre o curso de teologia, uma formação muito procurada por quem se interessa por assuntos religiosos. Veja como funciona a faculdade nessa área e onde obter a melhor formação como teólogo.

O curso de teologia tem como objetivo explorar a influência das religiões na sociedade. Ele trata sobre os fenômenos e as tradições religiosas, além do que ensina os estudantes a interpretar as escrituras religiosas e dogmas. Por ter as crenças como matéria-prima do estudo, o curso é muito procurado por padres e pastores.

O curso de teologia é importante para quem quer ser padre. (Foto: Divulgação)

O curso de teologia é importante para quem quer ser padre. (Foto: Divulgação)

Após a formação, o teólogo pode desenvolver diferentes atividades na sua carreira, que vão além do ministério. Ele tem condições de trabalhar como pesquisador ou assessor de grupos religiosos. Também tem espaço para atuar em ONGS e centros culturais. A maioria acaba optando pela docência, ou seja, resolvem dar aula de religião e ética nas escolas.

Como funciona o curso de teologia?

Em geral, teologia é um curso bem teórico e que aprofunda os conhecimentos sobre as tradições religiosas. A abordagem depende da instituição responsável pela formação. Algumas universidades preferem dar ênfase à análise das religiões do ponto de vista sociológico e antropológico. Já outras, focam os esforços na interpretação de escrituras sagradas.

A faculdade de antropologia dura de 3 a 4 anos, podendo ser realizada de forma presencial ou à distância. Ao longo da formação, o estudante adquire conhecimentos sobre diferentes temas, como o Antigo Testamento, a História da Igreja Antiga, Fenomenologia da Religião, Grego Bíblico, Antropologia Filosófica, Ética, História da Filosofia Medieval, Latim, Moral, Cristologia, História da Igreja no Brasil, entre outros.

Onde fazer curso de teologia?

Os estudantes aprendem tudo sobre as escrituras sagradas. (Foto: Divulgação)

Os estudantes aprendem tudo sobre as escrituras sagradas. (Foto: Divulgação)

Selecionamos algumas instituições que oferecem bons cursos de teologia. Confira:

PUC-SP

Quem deseja aprofundar os estudos sobre teologia pode contar com a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. O curso foi integrado à instituição em 2008, mas vem de uma longa tradição, devido a ligação que tem com a Arquidiocese de São Paulo. Por conta disso, a graduação presencial é referência na América Latina.

Metodista

A Metodista é responsável por ofertar o curso de Teologia mais antigo do país, com mais de 120 anos de tradição. A graduação, disponível na modalidade EAD, também surpreende pela qualidade: nota máxima no MEC. Se você quer aprender com os melhores mestres e doutores em religião, então escolha a Metodista.

UNINTER

Nem todo mundo tem condições financeiras para se tornar um aluno da Metodista ou PUC, então a Uninter pode ser a melhor escolha, pois ela oferece o curso de teologia por um preço acessível. A faculdade de teologia tem duração de três anos e representa um investimento de 38 parcelas de R$189,00.

ULBRA

Outro curso superior de teologia que é reconhecido nacionalmente por conta da qualidade é o da Ulbra. O ensino acontece à distância, mas os alunos participam de encontros presenciais nos polos de apoio para realizar as avaliações. E por que você deve escolher a Ulbra? Bom, a graduação em teologia foi a 1ª no Brasil a ser reconhecida pelo MEC.

Curso de teologia Online, faça agora:

O curso Bacharel em Teologia é aplicado pela FAITRJ, a Faculdade Teologica do rio de janeiro. No curso são abordados vários conteúdos sobre a história de Deus, a fé, como liderar pessoas em sua busca pela palavra e muito mais.

curso bacharel em teologia

Os alunos formados pela FAITRJ terão perfil para:

1- Administrar, planejar, organizar e controlar o funcionamento das instituições sob sua responsabilidade, visando fomentar o conhecimento teológico que auxiliem os membros da comunidade no exercício dos seus direitos fundamentais e civis;

2- Ser conselheiro, orientador e mentor religioso;

3- Ministro pastoral, a critério de sua igreja;

4- Assessor e consultor no campo da teologia;

5- Fundar e presidir igrejas etc.

acesse agora

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o curso de teologia e onde fazer, aposte na sua formação e se torne um grande estudioso sobre as religiões.

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *