Curso de artesanato: veja onde fazer

O curso de artesanato é uma ótima opção para as pessoas que buscam uma atividade para passar o tempo e se entreter de forma produtiva. Aprender técnicas artesanais é uma forma de exercer a criatividade e o bom gosto através da confecção de trabalhos manuais. Os conhecimentos do curso podem, inclusive, motivar a criação de um novo negócio e ampliar a renda da família.

O curso de artesanato ensina a confeccionar trabalhos manuais. (Foto: Divulgação)

O curso de artesanato ensina a confeccionar trabalhos manuais. (Foto: Divulgação)

O artesanato se destaca como uma atividade antiga e que tem relação direta com a cultura popular. O homem fez os seus primeiros objetos artesanais na pré-história, ao polir a pedra e fabricar peças de cerâmica para preparar os alimentos. Hoje, o artesanato se manifesta através de muitas técnicas e desempenha papel importante na história do povo brasileiro.

Quem gosta de artesanato pode aprender sobre diferentes temas, tais como: crochê, cestas de vime, fuxico, biscuit, pintura em tecido, tricô, bordado e cerâmica. Os trabalhos artesanais podem ser vendidos em feiras ou também usados na decoração da própria casa.

Onde fazer curso de artesanato?

Você quer aprender mais sobre artesanato? Então confira a seguir onde fazer cursos sobre o assunto:

SESC

O Serviço Social do Comércio (SESC) é uma instituição que fornece atividades relacionadas às áreas de lazer, saúde, educação e cultura. Em São Paulo, muitas unidades oferecem cursos gratuitos de artesanato, que envolvem participantes de todas as idades. A programação inclui diferentes temas, como oficina de miçangas e sementes, trabalhos com argila e customização com papel. As vagas são limitadas, por isso é importante realizar a inscrição o quanto antes.

C&C – Casa e Construção

A loja C&C, especializada na comercialização de materiais de construção, sempre promove cursos gratuitos de artesanato em suas unidades espalhadas pelo país. As vagas para participar são limitadas e os materiais das aulas são fornecidos pela própria loja. Diversos temas já se transformaram em cursos, como artesanato em madeira e bordado em havaiana.

Há muitos cursos gratuitos de artesanato presenciais. (Foto: Divulgação)

Há muitos cursos gratuitos de artesanato presenciais. (Foto: Divulgação)

Pronatec

O Pronatec é um programa especializado na oferta de cursos profissionalizantes, mas também contribui com a formação do artesão. A iniciativa promove qualificação para confeccionar artigos indígenas, biojoias, cerâmica, pintura em tecido e bordado à mão. Os cursos pertecem ao eixo de Produção Cultural e Design.

eduK

Para aprender artesanato, você nem precisa sair de casa, basta contar com o auxílio da internet. O site eduK.com.br, por exemplo, tem uma categoria especialmente voltada para cursos online que envolvem técnicas artesanais.  Os alunos da plataforma podem adquirir conhecimentos sobre cartonagem criativa com scrap, bonecas de pano, técnicas de mosaico, patchwork, pintura em seda e muito mais. Os cursos funcionam através de videoaulas com acesso ilimitado. Para conhecer os preços, basta acessar o site oficial.

Portal Educação

Além do eduK, o Portal Educação tem se revelado um ótimo espaço na internet para aprender técnicas artesanais. São muitas opções de cursos online, como Patchwork, Biscuit, Bonecas Artesanais, Artesanato com EVA e Customização de Roupas. As aulas são bem dinâmicas e os preços compatíveis com o orçamento.

Agora que você já sabe onde fazer curso de artesanato, invista em uma das opções e se empenhe nas aulas.Já falamos aqui também sobre o curso de bordado que também é bem interessante.

Recomendados para você:

7 Comments

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *