Veja nossas dicas de como tirar a carteira de trabalho, onde solicitar, que documentos precisa e muito mais, aprenda aqui!
A carteira de trabalho é o documento mais importante que o trabalhador precisa ter. Pois é na carteira de trabalho que fica registrada toda a trajetória profissional de uma pessoa e também porque é graças a ela que você se assegura de todos os seus benefícios e direitos, por isso antes de começar a trabalhar você deve tirar a carteira de trabalho, não cometa o erro de trabalhar sem carteira assinada correndo risco de perder seus benefícios.
Quem pode solicitar a carteira de trabalho?
Leia tambem – saiba mais sobre os direitos do trabalhador
Qualquer pessoa a cima dos 14 anos de idade pode tirar a carteira de trabalho, porem quem tiver menos de 18 anos apenas pode ser contratado como aprendiz. Estrangeiros também podem tirar a carteira de trabalho, porem faram um processo um pouco diferente de brasileiros naturalizados ou nascidos no Brasil.
Onde posso tirar a carteira de trabalho?
Se você mora em São Paulo, o órgão responsável pela emissão da Carteira de Trabalho é o Poupa Tempo. Mas esse órgão pode variar conforme o Estado, por exemplo, em Goiás o órgão responsável é o Ganha Tempo e no Ceara é a Casa do Cidadão. Você pode entrar no site do Ministério do Trabalho e Emprego para poder verificar qual o centro de atendimento indicado para a sua região.
A solicitação é agendada?
É provável que você precise agendar um dia e um horário para poder ir até o centro de atendimento responsável e abrir uma solicitação para a emissão da carteira de trabalho. Principalmente se você morar em grandes capitais, ou cidades muito populosas, por isso vale a pena entrar em contato primeiro para verificar a necessidade de agendamento.
Para agendar você tem duas opções, você pode ligar no numero 158 que é um canal telefônico do Ministério do Trabalho e Emprego, é super fácil fazer o agendamento dessa maneira e você ainda pode tirar duvidas sobre outros serviços oferecidos ao trabalhador, como o abono salarial e seguro desemprego.
Mas você também pode fazer o agendamento pela internet, ao acessar o site do Ministério do Trabalho e Emprego você só precisa clicar no link: “Atendimento Agendado” e cadastrar seus dados, como estado e município onde você mora e em qual posto de atendimento você deseja ir. Para reagendar é bastante simples, você pode fazer isso pelo site também.
Quais documentos preciso ?
Depois de verificar qual o posto de atendimento disponível para a sua região e agendar um dia para realizar a solicitação da carteira de trabalho o mais importante a ser feito é organizar os seus documentos, pois você não quer chegar ao posto de atendimento e precisar voltar pra casa! Aqui a lista de documentos necessários para a emissão da carteira de trabalho:
- Comprovante de residência com o numero do CEP
- Documento com foto, normalmente o RG ou a CNH
- CPF
- Certidão de Nascimento, ou Certidão de Casamento
- Uma foto 3×4 pode ser pedida, caso o posto de atendimento não tenha a possibilidade de tirar uma na hora.
Quanto custa e quanto tempo demora a emissão da carteira de trabalho?
A carteira de trabalho é um direito do trabalhador, uma ferramenta muito importante para garantir todos os seus direitos e sendo assim e emissão da carteira de trabalho e gratuita. O prazo de entrega pode variar segundo a região onde o trabalhador fez a solicitação, mas o Poupa Tempo trabalha com emissão imediata.
Se organize e planeje tudo com antecedência, não deixe de exercer o seu direito como brasileiro e como trabalhador.
Considerações finais
Bom pessoal, espero que as dicas sejam úteis e que consigam com sucesso aprender como tirar a carteira de trabalho e arrumar seu emprego ok?
Por fim ja falamos em outro artigo sobre como ir bem na entrevista de emprego, leia e entenda.
Sugestões e dicas deixe nos comentários pois sim?