Como organizar seus estudos? Veja nossas dicas!

Aprenda como organizar seus estudos com nossas super dicas incríveis, confira já!

Estudar e ter uma carreira é um desafio para muita gente. mas se você quer alcançar seu objetivo, é super importante que voce consiga organizar sua vida. No artigo de hoje vamos mostrar algumas dicas de como organizar seus estudos e ter mais objetivo neles. Acompanhe conosco.

Como organizar seus estudos

Enem 2016

Muitos estudantes estão se preparando para conquistar uma boa nota no Enem 2016. (Foto Ilustrativa)

Organize seus prazos

A vida acadêmica é pontuada por datas e prazos. Portanto, é essencial para a sua produtividade e organização ter todas estas informações muito bem separadas. Coordene as suas datas e horários com base em uma agenda, seja ela física ou virtual, e evite deixar as suas entregas para serem produzidas de última hora. Considere as suas datas de provas e comece a estudar com uma antecedência compatível. O mesmo vale para a produção e entrega de trabalhos.

Organize sua mesa

Na mesa de estudos, você deve manter tudo o que for importante ao alcance da mão. De cara, os essenciais são: livros, cadernos e textos (que devem estar empilhados organizadamente), estojo ou porta-lápis com os materiais básicos de estudo e, se possível, um calendário para ajudar na organização.Uma pasta sanfonada ou  pasta catalogo mesmo podem ajudar também.

Organizando as aulas

Se você sabe qual o assunto da próxima aula, pesquise antes. Se você sabe que terá um trabalho em sala sobre um texto que você já tem, leia-o e faça anotações. Enquanto o professor ou a professora estiver falando, anote os pontos-chave e as dúvidas que vão surgindo. Esclareça-as antes da aula acabar. Se você é tímido, espere até o final para perguntar. Eu não recomendo gravar a aula a não ser que você realmente consiga ouvir os arquivos (no ônibus, por exemplo).

Foque nos seus pontos fracos

Não adianta usar 4 horas para a redação e 2 para matemática se a sua dificuldade é nos cálculos. Afinal, você demora mais para estudar a matéria que sente dificuldade, pois terá mais dúvidas e precisará de tempo para entender as questões. A divisão errada pode gerar ainda mais problemas, como:

  • dificuldade na continuidade da matéria, formando um ciclo vicioso;
  • maior atraso nos estudos, diminuindo as chances de colocar as obrigações em dia;
  • tempo perdido para um único exercício, resultado da falta de prática e conhecimento.

Desligue os eletronicos

Televisão, som, celular, notebook…Tudo isso pode te atrapalhar bastante se você não souber usar, concorda?Então, no momento de estudo deixe a televisão e o celular desligados.

O som você até pode usar, caso você seja daquelas pessoas que se concentram melhor com música, mas tenha atenção para deixar o volume bem baixo para não te distrair.

Conclusão

Sugestões e dicas podem deixar nos comentários, até a próxima!

Recomendados para você:

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *