Como não cair em golpes no WhatsApp?

Com o grande volume de usuários que o WhatsApp detém atualmente, tornou-se uma plataforma atrativa para que criminosos tentem aplicar golpes dos mais diversos.

Hoje o volume de clonagem de números do WhatsApp é elevado, pensando nisso, veja aqui como não cair em golpes no WhatsApp e manter a sua conta protegida e segura.

A quantidade de criminosos se aproveitando de pessoas de boa-fé para aplicação de golpes está aumentando cada vez mais, infelizmente. 

Antes os crimes dessa natureza eram aplicados por meio do telefone, ou até mesmo através de vendas de porta a porta com produtos milagrosos, ou inexistentes.

Com o avanço da tecnologia a mente desses criminosos também acabou evoluindo e aderindo a nova tecnologia disponível e hoje os golpes estão ocorrendo nas mais diferentes plataformas, como é o caso do WhatsApp. 

whatsappp golpes

Veja abaixo como não cair em golpes no WhatsApp e garantir a segurança da sua conta.

Confira também: Aprenda como salvar figurinhas no WhatsApp

Como não cair em golpes no WhatsApp: ative a confirmação em duas etapas

Se você quer ativar uma camada extra de segurança para a sua conta, ative a confirmação em duas etapas. Ela está disponível no próprio aplicativo, em Ajustes, Configurações e Conta.

A confirmação em duas etapas garante que você terá um código adicional PIN definido por você. Caso alguém tente entrar em sua conta terá de fornecer o PIN que você cadastrou.

Se você cair num golpe desses, pode precisar saber como desclonar o WhatsApp a tempo.

Não informe códigos a terceiros

Não passe nenhum código relativo à ativação da sua conta ou de proteção dela para terceiros. Muitos criminosos tendem a se passar por funcionários de lojas, operadoras, bancos, dos mais diversos setores. Não passe nenhum código. 

Nenhuma loja ou estabelecimento comercial sério adota essa política de envio de informação, ou código por meio do WhatsApp.

Ao compartilhar qualquer tipo de código você estará cedendo possível acesso a sua conta por terceiros.

Não empreste dinheiro pelo WhatsApp

Muitos são os relatos de pessoas que estão sendo vítimas de clonagem de suas contas no WhatsApp. Dessa forma, caso algum suposto conhecido te peça dinheiro emprestado pelo WhatsApp, desconfie e não empreste.

As pessoas acreditam estarem emprestando para o contato real que conhecem, mas se trata do criminoso que realizou a clonagem de sua conta.

Até mesmo quem utiliza WhatsApp modificados pode passar por isso.

Não clique em links de promoções tentadoras

Promoções são realmente um ponto fraco para o brasileiro. Nós amamos promoções, mas se tem algo que você deve evitar é justamente clicar em links com promoções tentadoras. Não é possível prever o tipo de dano que pode ser ocasionado ou que está oculto neste link. 

Em caso de acesso pelo desktop, por exemplo, muitas vezes há uma infestação de vírus.

Desconfie de antigos contatos com novos números

Esse consiste em um golpe pouco requintado, mas que pode muito bem pegar pessoas desavisadas. Com a foto de um contato e o nome, se cria uma conta nova e pede dinheiro para os seus contatos. 

Desconfie de um amigo que informe que trocou de número e logo em seguida te pede dinheiro para o pagamento de um boleto ou a realização de uma transferência.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.