Como é e o que se estuda no curso superior de Letras?

Entramos há praticamente duas semanas no mês de dezembro, o último do ano e geralmente um dos meses de mais ansiedade para todos aqueles que estão se sujeitando a prestar o tão temido vestibular.

E não à toa, todo vestibulando precisa decidir o que fará pelo resto da sua vida, teoricamente, ou uma possível trajetória profissional, além de se preparar para uma prova cujo grau de dificuldade não é irrelevante.

Logo, todo o ano de vestibular pode ser extremamente desgastante para todos que irão realizar esta prova, independentemente da idade, apesar de a experiência ser um fator que pode auxiliar muito durante a prova.

A pressão se torna ainda maior quando o curso de escolha do inscrito é um curso extremamente concorrido e complicado de se ingressar, como por exemplo:


  • Direito
  • Engenharia Civil
  • Medicina
  • Publicidade e Propaganda
  • Psicologia

 

Contudo, no fim a concorrência de um curso não reflete sua importância e a sua dificuldade. Afinal, um curso superior na área de física ou matemática é considerado um dos mais difíceis de se graduar, apesar de sua nota de corte e concorrência relativamente baixa.

 

Na reportagem de hoje iremos ver como funciona o curso de letras, onde o aluno irá aprender a interpretar obras, escrever, desenvolver críticas e até as características de um texto injuntivo, que será extremamente presente em sua vida ao longo dos anos.

 

O curso superior em Letras e suas especializações

Pode parecer estranho falar sobre especializações ou ênfases logo na graduação, pois geralmente as escolhas de especialização ocorrem no momento de pós-graduação, geralmente no mestrado, doutorado ou pós-doutorado.

 

No entanto, em cursos como Ciências Biológicas, História e o caso de hoje, Letras, existem diversas modalidades para serem seguidas ao longo do curso, que devem ser escolhidas logo no início da graduação.

 

Assim como diferentes exemplos de textos injuntivos e outros modelos textuais, existem diversas vertentes e ênfases que o aluno pode optar ao longo de seu curso de graduação.

 

De acordo com plataformas especializadas em curso superior e vestibular, como a Guia da Carreira e o Blog Pitágoras, existem diversos campos de ênfase que o aluno pode escolher, como por exemplo:

  • Inglês
  • Espanhol
  • Alemão
  • Francês
  • Italiano

Ou seja, além do estudo do português em sua modalidade de bacharelado ou licenciatura, existem diversos outros idiomas que podem ser escolhidos como idioma secundário para nortear seu curso de letras, também!

 

É importante ressaltar que diferentes unidades de estudo, diferentes universidades e instituições de ensino superior possuem também diferentes ênfases e enfoques.

 

Portanto, é importantíssimo se atentar ao campus que está sendo oferecido o curso de letras, de acordo com seus enfoques e especializações oferecidas.

 

Como é o mercado de trabalho para o profissional de Letras?

Um aluno graduado no curso de Letras possui diversas oportunidades em várias áreas diferentes, dentro do campo da linguística.

 

Como no curso existem as modalidades de bacharelado e licenciatura, é essencial nos atentarmos às atribuições de cada um destes profissionais.

 

O licenciado em Letras possui autorização para lecionar no ensino médio e no ensino fundamental de escolas, podendo dar aulas de português e do idioma o qual ele optou e se especializou ao longo do curso de graduação.

 

Algumas das oportunidades profissionais para o profissional de Letras são:

  • Tradutor
  • Intérprete
  • Revisor
  • Escritor
  • Editor

 

Além disso, podem atuar como professores em escolas de idiomas, em editoras publicitárias, em cursos preparatórios, no departamento de comunicação de empresas privadas e em emissoras de rádio e televisão.

 

Onde é possível estudar e realizar um curso superior de Letras?

 

O curso de Letras, apesar de não ser um dos mais concorridos dentre os cursos superiores no Brasil, é oferecido por diversas instituições de ensino e segue sendo um curso popular dentre os cursos não tão procurados assim.

 

E como o primeiro passo para se formar em um curso superior de Letras é prestar o vestibular e obter sucesso na prova, nada mais válido do que ver algumas universidades que oferecem este curso:

  • UNESP – Universidade Estadual Paulista ‘Júlio de Mesquita Filho’
  • Centro Educacional Anhanguera
  • UNOPAR – Universidade do Norte do Paraná
  • USP – Universidade de São Paulo
  • ENEM

 

O Exame Nacional do Ensino Médio, apesar de não ser uma faculdade propriamente dita, é responsável por garantir acesso à diferentes universidades e instituições federais de ensino que também oferecem este curso, como a UFRJ, a UFTM e diversas outras.

 

Portanto, oportunidades para realizar o curso superior na área de Letras não faltam, basta buscar a universidade ou instituição que mais atenda suas vontades e necessidades e ficar atento à detalhes burocráticos!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.