Como criar uma assinatura digital para PDF no Windows e Mac

Spread the love

Já imaginou assinar contratos e documentos sem precisar imprimí-los? Isso é possível ao criar uma assinatura digital para PDF no Windows e Mac. Saiba como!

 

como criar assinatura digital

A chegada dos arquivos digitais no mercado trouxe mais praticidade na rotina e um uso mais consciente dos recursos naturais. Se antes todos os documentos precisavam ser impressos, hoje a maioria das informações ficam salvas em bancos de dados e na nuvem, mas ainda há quem acredite que documentos que exigem assinatura precisam ser impressos. A verdade é que já é possível criar uma assinatura digital para PDF e deixar as impressões totalmente para trás.

A grande vantagem de assinar PDF de forma virtual está na praticidade em todas as etapas, tanto na fase de recolher assinaturas quanto na organização dos documentos. Existem vários programas que permitem editar um documento PDF pelo computador, sendo que alguns oferecem a opção de assinar PDF digitalmente. O processo é simples e, após aprender, você nunca mais vai querer imprimir seus arquivos.

Criando uma assinatura digital para PDF

O primeiro passo é contar com um programa para assinar digitalmente PDF. Uma das opções mais completas e simples de utilizar do mercado é o PDFelement, que além da assinatura digital, conta com recursos de edição, inserção de textos, publicação de comentários e até a ferramenta OCR, que reconhece os caracteres de documentos scanneados, transformando-os em editáveis.

Após fazer o download do PDFelement, é hora de criar sua assinatura digital. Nesse programa para assinar digitalmente PDF existem duas opções: a inserção de uma imagem com seu nome ou a criação de uma assinatura 100% digital. O PDFelement está disponível para Windows e Mac.

pdf element assinatura

Imagem para assinatura digital

Uma das modalidades de identificação que o PDFelement permite é a inserção de uma imagem. Trata-se de um arquivo PNG (formato com fundo transparente) com a sua assinatura, sendo esta feita com o auxílio de uma tela touch, como tablet, ou ao scannear uma folha com seu nome e posteriormente editar pelo computador. 

Ao abrir o documento que deseja assinar PDF com o PDFelement, clique em Anotações (Comment) na aba superior. Você vai perceber que o layout é bastante similar ao Microsoft Office, proposital para facilitar o entendimento do usuário. Depois, clique em no ícone do carimbo com a caneta (Create Stamp) e Criar (Create Custom Stamp). Nesse momento, é necessário selecionar o arquivo PNG da sua assinatura e confirmar o processo.

Agora, é hora de inserir a assinatura no documento. Clique no ícone de carimbo (Stamp), ainda em Anotações (Comment), para visualizar as opções de assinaturas disponíveis no software, incluindo aquela que você acabou de inserir. Ao clicar no seu nome, o mouse vai atuar como um carimbo. Basta posicionar o carimbo na linha que deve receber a assinatura para fazer os ajustes de tamanho e colocar assinatura em PDF.

pdf element assinatura

Imagem por PDFelement

Assinatura 100% digital

Se o processo de assinatura com o uso da imagem PNG parecer muito trabalhoso, o próprio PDFelement oferece outra solução, tão segura quanto a primeira. Neste caso é o chamado ID Digital, que insere seus dados pessoais e exige uma senha para garantir a confiabilidade da identificação. 

Para assinar PDF nesse estilo, acesse o espaço Segurança (Protect) no menu superior do software e, em seguida, Colocar Assinatura (Sign Document). Você vai abrir uma tela, como um campo de comentário, que deve ser inserido acima da linha onde está o seu nome. Na janela que surge, você pode criar uma nova ID com seus dados pessoais, com uma senha de confirmação. Essa assinatura fica salva, para que você utilize em outras ocasiões.

Embora muita gente se sinta insegura com documentos digitais, saiba que ele tem a mesma validade perante a lei que um documento impresso. Quem colocar assinatura em PDF com o auxílio do PDFelement, seja com a imagem PNG ou com o recurso 100% digital, está assinando um arquivo legal para nosso sistema judiciário.

Imagem por PDFelement

Segurança e consciência ambiental

Um dos aspectos mais citados por aqueles que optam pelos arquivos virtuais é a segurança da informação. Em muitos programas para editar PDF, como no PDFelement, é possível inserir senhas para acesso, garantindo assim que somente quem é autorizado possa visualizar o que está no documento. Além disso, a tecnologia de nuvem permite que milhares de arquivos sejam salvos, com total proteção.

Entretanto, outro ponto positivo em utilizar um software para colocar assinatura em PDF é a redução do impacto ambiental. Esse conceito de menos impressões e mais arquivos digitais faz parte da chamada “vida paperless”, em que só é impresso o que é realmente necessário. Com a assinatura digital, poucos são os documentos que precisam ser impressos. Dessa forma, trabalhar com arquivos digitais se torna vantajoso para todos: usuário, leitor e meio ambiente.

Recomendados para você:

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *