Como aprender a falar espanhol? – Dicas e truques fáceis!

Como aprender a falar espanhol? Existe um passo a passo simples que pode nos ajudar no cotidiano a aprendermos essa língua tão semelhante a brasileira? Existe sim, e vamos lhe ajudar!

Uma premissa interessante para iniciarmos esse conteúdo é a seguinte: para aprender espanhol, como todas as outras línguas, você tem que estudar! Não há varinha mágica para aprender um idioma em duas semanas, se assim podemos dizer.

No entanto, existem várias dicas e truques úteis para aprender espanhol sem muita dificuldade. O espanhol é semelhante ao português e certamente mais fácil de aprender do que uma língua como o alemão ou o inglês.

Mas atenção: justamente por ser uma língua tão parecida com a falada aqui no Brasil, muitas vezes a língua espanhola engana com uma série de palavras parecidas com as nossas, mas que significam outra coisa!

Um exemplo: se uma garota que você conhece lhe diz que está “embarazada”, por associação você acha que ela está dizendo que está com vergonha, certo? Mas não! “Embarazada” em espanhol corresponde à nossa “grávida”. Fácil se confundir, hein?

Então, leia com a gente e saiba como aprender a falar espanhol de uma forma mais simples e prática.

  1. Aprenda frases básicas de conversa em espanhol

falar espanhol

Viagem de formatura para a Espanha? Viagem escolar à vista? A Espanha é linda, mas ir para lá sem saber dizer uma palavra pode te deixar angustiado. Uma língua não se aprende em um mês, mas antes de partir pode ser útil aprender uma série de frases para se viver durante curtos períodos de estadia.

Como aprender a falar espanhol? Aqui está uma série de frases básicas para começar a interagir na língua do país que colonizou grande parte da América do Sul:

Frases para dizer “Olá”

  • Buenos dias = Bom dia;

  • Buenas tardes = Boa tarde;

  • Buenas noches = Boa noite;

  • Hasta luego ou hasta la vista = Até mais ou adeus;

  • Hasta mañana = Até amanhã;

  • ¿Hola, que tal? / ¿Como estás? = Oi tudo bem com você?;

  • ¿Cómo está Usted? / ¿Muy bien y tu? = Como você está? Muito bem, e você?

Frases para agradecer e pedir desculpas

  • Gracias = Obrigado;

  • Perdóname = Desculpe-me.

Frases essenciais no cotidiano

  • ¿Dónde estás? = Onde estás?

  • ¿Como? = Como?

  • ¿Porque? = Por quê?

  • ¿Cuándo?  = Quando?

  • ¿A qué hora? = Em que momento?

  • ¿Cuánto? / ¿Cuántos?  = Quanto? / Quantos?

  • ¿Lo que esto significa? = O que isso significa?

  • ¿Usted habla portugués? = Você fala português?

  • ¿Puedes hablar mas despacio?= Você pode falar mais devagar?

  • ¿Puedes escribir por mi? = Você pode escrever para mim?

  • No puedo entender = Eu não consigo entender;

  • hola hablo con…?  = Olá, eu falo com…?

  • Me gustaria… = Eu gostaria…

Preste atenção na pronúncia da frase

espanhol falar

Novamente, a semelhança com o português pode ajudá-lo a aprender a pronúncia espanhola rapidamente. Uma vez aprendido, o resto faz a prática. O alfabeto espanhol é quase idêntico ao português, mas a pronúncia de cada letra varia um pouco.

Já que alguns sons do espanhol não existem em nosso idioma, comece a praticá-los! Uma boa maneira de começar é aprender a pronunciar cada letra do alfabeto. Mesmo que não saiba falar muito, uma pronúncia discreta garantirá uma ótima impressão com os amigos espanhóis que você fará nas suas viagens!

Quando mais você aprender a pronunciar essas letras e palavras diferentes, melhor ficará o seu sotaque espanhol.

Memorize palavras fáceis

Como aprender a falar espanhol? Tente aprender novas palavras todos os dias. Familiarizar-se com o vocabulário fará com que você alcance um bom nível de linguagem mais rapidamente.

Aproveite ao máximo as capacidades do seu cérebro, pois aprendemos melhor pequenas quantidades de informações, pouco a pouco, do que uma avalanche de informações de uma única vez.

Divida as palavras a serem aprendidas em grupos de seis ou sete e tente memorizar o primeiro grupo. Faça uma pequena pausa e recomece com o próximo grupo. Nesse ritmo, será fácil para você aprender trinta palavras por dia, se estudar de forma consistente!

Não importa o que aconteça: assista notícias, filmes e programas de TV

O que você assiste realmente não importa: luz verde acesa para todos os tipos de programas e até mesmo no rádio. A partir do básico, qualquer estímulo tecnológico deve ser aproveitado como uma oportunidade de aprendizado.

Assista pelo menos um filme por semana em espanhol com legendas, mas sempre em espanhol. Além da pronúncia, leitura e escrita, assistir a filmes espanhóis em sua língua original também ajuda a entender melhor a cultura do país.

Quando você melhorar, recomendamos que você assista ao noticiário. Lidando com os mais diversos temas, são um excelente campo de treinamento para seu espanhol. Os espanhóis falam muito rápido, então você precisa de treinamento antes de realmente entender um boletim de notícias.

Viaje o máximo que puder

Esta é sempre a mais válida das sugestões de como aprender a falar espanhol: vá até o país materno da língua. Se não está preparado para uma longa experiência ou de qualquer forma não quer se mudar, aventure-se em uma viagem curta.

Experimente, se engane, peça ajuda às pessoas: os espanhóis são um povo caloroso e não será difícil para você fazer amigos para poder praticar o idioma. E lembre-se: errar é a única maneira segura de realmente aprender!

Traduza e use todos os momentos livres para praticar

Traduzir constantemente é um dos conselhos mais valiosos que podemos lhe dar: todos os dias, a cada momento, traduza um pouco. Quando você lê algo em um outdoor, quando ouve as conversas das pessoas ao seu redor, entre outras situações.

Aproveite também as horas do dia em que você pode ouvir músicas ou podcasts no idioma: baixe e ouça a caminho para a escola, para o trabalho, no carro ou no ônibus, tanto faz. Em troca, meia hora por dia de exercícios tornará o deslocamento do tempo ocioso superprodutivo para o seu espanhol!

Aprenda espanhol com um professor

Se você tem necessidades especiais e precisa aprender espanhol rapidamente, então busque ajuda de um professor especializado na língua. O ambiente formal pode ser um estímulo decisivo se sozinho você não conseguir se concentrar e alcançar bons resultados. Estabeleça metas realistas e trabalhe com o professor para alcançá-las dentro de um determinado período de tempo.

Gostou das nossas dicas para um aprendizado mais rápido da língua espanhola? Esperamos ter ajudado você nessa busca por uma língua nova. Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.