CEPERJ: Aprenda tudo sobre essa fundação

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A Fundação Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro – CEPERJ, instituição vinculada à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (SEPLAG) foi constituída por meio Decreto-Lei nº. 338, de 22 de dezembro de 1976, que foi recentemente atualizado através do Decreto nº 38.143, de 23 de agosto de 2005.

 

Finalidades da Fundação CEPERJ

 ceperj

A CEPERJ institui-se com diversas finalidades, a saber: a pesquisa, produção, disseminação de informações, educação e prestação de serviços de interesse público; refletidos nos seguintes objetivos preponderantes, de acordo com a regulamentação dada pelo art. 3º do Decreto 42.297, de 11 de fevereiro de 2010:

 

  • Priorizar a capacitação do servidor público estadual visando ao aperfeiçoamento das práticas da Administração, através da atuação no recrutamento, seleção, avaliação e desenvolvimento de recursos humanos nos setores público e privado;
  • Ofertar cursos de pós-graduação com enfoque na Gestão Pública e demais áreas do conhecimento humano que possam contribuir para a formação e especialização dos agentes públicos;
  • Constituir acervo para utilização pelos diversos órgãos estaduais, relacionados ao conhecimento e acompanhamento de temas como território, economia, ambiente, demografia e demais dados sociais do povo fluminense.

 

Estrutura da CEPERJ

 

Para realizar seus objetivos e finalidades, a CEPERJ conta com a seguinte estrutura organizacional: Presidência e Vice-Presidência, que constituem os órgãos de direção; os órgãos colegiados, representados pelo Conselho Fiscal e Conselho Estratégico de Informações e Gestão; e os órgãos executivos, compostos pela Escola de Gestão e Políticas Públicas, Centro de Estatísticas, Estudos e Pesquisas, Diretoria de Concursos e Processos Seletivos, Diretoria de Cooperação Técnica e Desenvolvimento Institucional, Diretoria Administrativa e Financeira, Assessoria Jurídica e Assessoria de Comunicação.

 

A Escola de Gestão e Políticas Públicas – EGPP

 

Responsável pela capacitação dos servidores e agentes públicos, a EGPP oferece cursos de aperfeiçoamento e de pós-graduação, ofertando, em cada nível, as seguintes oportunidades:

 

  • Pós-graduação: Curso de Especialização em Administração Pública (CEAP); Curso de Extensão em Planejamento e Gestão de Políticas Públicas e Curso de Especialização em Petróleo e Gás;
  • Capacitação: Área Técnico-Administrativa; Informática; Gerencial e Ambiental.

 

Cursos de capacitação

 Entre os diversos cursos promovidos pela CEPERJ, a oferta relacionada à Área Técnico-Administrativa merece destaque para as opções:

  • A Nova Ortografia Oficial;
  • Aspectos Polêmicos da Modalidade do Pregão;
  • Contabilidade Pública
  • Contratação sem Licitação na Administração Pública;
  • Elaboração e Acompanhamento de Contratos e Convênios;
  • Formação de Pregoeiros – Presencial e Eletrônico;
  • Gestão de Contratos, Convênios e Licitações Administrativas;
  • Licitação no Serviço Público;
  • Língua Portuguesa: Compreensão e Uso de Estruturas Básicas (Módulos I, II e III);
  • Novas Regras de Aposentadoria;
  • Orçamento Público;
  • Processo Administrativo e Legislação Específica;
  • Produção de Textos Forenses;
  • Produção de Textos Oficiais;
  • Qualidade no Atendimento ao Cidadão;
  • Redação – Técnica e Criatividade.

CEAD

Diante da necessidade de absorver a grande demanda de capacitação dos servidores, a CEPERJ implantou o Centro de Ensino à Distância – CEAD, visando ampliar a capacidade de atendimento da instituição, cuja oferta de cursos presenciais se demonstrou insuficiente em função da necessidade de contemplar todo o estado do Rio de Janeiro.

O CEAD é responsável por manter o ambiente virtual de aprendizado, que funciona como plataforma de apoio dos cursos oferecidos pela Escola de Gestão e Políticas Públicas.

 

Concursos

 Além da capacitação de servidores e agentes públicos, a CEPERJ realiza concursos para provimento de cargos em diversos órgãos estaduais e municipais.

O último concurso realizado pela fundação foi para o preenchimento de vagas no cargo de Diretor da Diretoria Regional Administrativa, da Secretaria de Estado da Educação – SEEDUC, cujas provas serão realizadas no dia 09/10, de acordo com o edital.

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