Automação industrial: Onde estudar? Como se inscrever?

Spread the love

O curso superior de automação industrial é voltado para a área de exatas, e sua duração é de três anos. É uma ótima escolha para quem pretende trabalhar dentro de uma indústria podendo ser em vários setores diferentes.

automação industrial

AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

O profissional que trabalha com automação industrial fará a manutenção do maquinário da empresa, irá operar essas máquinas de forma correta e também será o responsável pela criação e o funcionamento dessas máquinas. Mas é claro que essas não são as únicas funções que poderão ser feitas pelo profissional em automação industrial, existem várias outras funções que podem ser exercidas como, por exemplo, desenvolvimento e instalação de sistemas digitais, softwares e linguagens de programação de equipamentos eletrônicos e sua manutenção, integração de sistemas de manufatura, interpretação de plantas de projetos elétricos, entre muitos outros.

ONDE ESTUDAR

O curso de automação industrial pode ser encontrado em várias universidades espalhadas pelo Brasil, tanto universidades particulares quanto federais ou públicas. A baixo está uma lista das principais universidades para se cursar automação industrial no país.

Universidades Privadas:

Universidades Públicas:

Além do curso de graduação também possui o curso técnico em automação industrial, caso não queira se graduar na área. O Senai é um dos que possuem o curso, basta entrar no site e procurar no Senai da sua cidade para saber se há vagas ou alguma turma para ser iniciada. Outra escola que oferece o curso técnico é o IF (Instituto Federal), basta procurar saber em quais campi possuem o curso.

automação industrial

COMO SE INSCREVER

Para se inscrever no curso de automação industrial basta escolher a universidade em que você deseja estudar e prestar vestibular. Caso seja uma universidade que utiliza o SISU será necessário que você tenha feito o Enem do ano ano anterior ao que está prestando vestibular. Caso seu interesse esteja no curso técnico é só se inscrever no curso, dependendo da instituição você precisará passar por um processo seletivo para ingressar na mesma.

QUAL É O PERFIL IDEAL PARA O PROFISSIONAL DE AUTOMAÇÃO

Um bom profissional dessa área tem de gostar de tecnologia, ter facilidade com a área de exatas, concentração e capacidade para resolver problemas, gostar de estudar e ser dedicado, saber trabalhar em equipe e estar sempre atento às tendências tecnológicas de sua área.

Já falamos aqui em um artigo, sobre o senai mg, sugiro a leitura do artigo.

Espero que este post tenha sido esclarecedor.Dúvidas e sugestões podem deixar nos comentários!

One Comment

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *