Aulas de redação para o Enem gratuitas: como utilizar de forma correta

Se você chegou até aqui, muito provavelmente está treinando para a tão esperada prova do ENEM ou apenas quer saber um pouco mais sobre as aulas gratuitas de redação que vira e mexe achamos pela web, acertei? Se algum desses é seu caso, estamos aqui para te informar um pouquinho mais sobre as aulas de redação Enem gratuitas: como utilizar de forma correta.

Por que as aulas de redação Enem são importantes? 

Pode acontecer de em algum momento acharmos uma grande quantidade de cursos a respeito da redação e não tanto de outras partes do enem. Isso acontece porque a produção textual cobrada no exame compõe boa parte da nota final. Dito isto, é interessante que você se atente para os cursos que você escolher fazer, pois as redações abordam:

redacao enem

  • Conhecimentos gerais: Isso mesmo! O tema da redação do Enem é uma grande surpresa e todo ano podemos acompanhar pela internet o “alvoroço” que é quando é divulgado o assunto do texto que terá que ser criado, por isso é importante que você escolha um curso que fale a respeito de conhecimentos gerais, que nada mais é, do que nosso conhecimento de mundo. Isso te ajudará a estar mais bem preparado para a redação independe de qual tema cair. Podemos perceber que essa parte se trata do conteúdo de sua redação.  O conteúdo, tanto quanto sua estrutura, é importante na hora da avaliação. Saber discutir sobre o assunto de maneira persuasiva e sabendo usar os conectores, pode dar à você uma nota muito boa na redação e consequentemente em seu resultado final do Enem. 

 

  • Linguagem e interpretação: Toda redação do Enem possui o famoso texto de apoio. Ele é utilizado para que você consiga ter o máximo de detalhes possível a respeito do que os corretores esperam de você. Por esse motivo, ao participar de aulas de redação Enem gratuitas, você precisa se atentar às dicas acerca da escrita e da interpretação de texto que os professores oferecem aos alunos, é muito importante para uma melhor produção. Como citamos anteriormente, o conteúdo e a escrita são extremamente importantes. São elas que dão forma ao seu texto. Por isso saber organizar suas ideias é importante para dar origem a um texto harmonioso e consequentemente bem escrito. 

 

  • Respeito aos direitos humanos: Não ser sem noção é um ótimo passo para, além de escolher o professor, fazer uma escrita que seja agradável de ser lida. O Enem abomina qualquer tipo de preconceito. Por isso se atente aos direitos humanos e procure por professores que possuam um olhar crítico e que conscientizem os alunos a respeito de causas sociais e minoritárias. 

 

  • Dicas de produção: Existem técnicas para que você decore a estrutura dos textos para o Enem. Ressaltamos que é uma técnica legal para você que está iniciando e ainda não tenha tanta intimidade com a escrita. Porém, caso já tenha, cuidado com o modo engessado de escrever. Isso pode fazer com que seu texto caia na banalidade e fique como qualquer outro. Escolha e utilize aquele curso que te ofereça estratégias, mas que também valorize os meios de produção. Assim você nunca ficará em dúvida do que pode ou não fazer durante sua produção textual no Enem. 

 

Sites confiáveis

Existem pessoas que acham fácil sair por aí ensinando redação nas redes sociais. Se você é desse tipo de pessoa, está muito enganado. Para poder compreender todos os fenômenos linguísticos, é necessário passar por um curso de Letras. 

 

Além disso, para poder ensinar, é interessante saber das práticas pedagógicas que contribuem para um aprendizado que seja rico. Por isso, caso esteja em uma plataforma com todos esses quesitos, com certeza você está em uma plataforma como  o https://www.proenem.com.br/enem/redacao/. Trata-se de uma das melhores plataformas para encontrar aulas de redação Enem, e entender como se sair bem na prova.

 

Procure informações sobre o curso

Para que você consiga seguir todas as dicas anteriormente dadas, a informação é a principal chave. Visite a página do curso que encontrou e procure analisar, principalmente, os comentários e avaliações da plataforma. Outra dica, é pesquisar na internet os profissionais que compõem o curso, dessa forma você poderá saber qual a formação de ambos para estarem na posição de professor.

 

E aí, gostou? Espero que nosso artigo tenha lhe ajudado a saber melhor sobre as aulas de redação ENEM gratuitas: como utilizar de forma correta. Compartilhe com seus amigos, até a próxima!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.