Aposentadoria Especial para Pessoa com Deficiência:como funciona?

Explicamos como funciona a Aposentadoria Especial para pessoa com deficiência, e como conseguir a sua, clique e confira

Muitas pessoas desconhecem, mas é possível ter diversos tipos de aposentadorias, um dos casos, é a aposentaria especial para Pessoa com Deficiência que está prevista na legislação. Para cunho informacional, vamos trazer todas as informações e detalhes sobre aposentaria Especial para Pessoa com Deficiência e os passos para realizarem essa solicitação.

Aposentadoria Especial para Pessoa com Deficiência

Aposentadoria especial

A Aposentadoria Especial foi criada com base na lei complementar 142/2013 que traz benefícios os segurados da Previdência Social que tenham algum tipo de deficiência. Esse benefício garante aposentadoria por idade aos 60 anos para homens e 55 anos para a mulher de acordo com o grau de deficiência. Esse grau é avaliado pelo INSS entre leve moderada e grave.

A Aposentadoria Especial para Pessoa com Deficiência prevê alguns detalhes diferenciados conforme detalhados abaixo, para conseguir a aposentadoria serão necessários alguns dados:

– Ser segurado no Regime Geral Da Previdência;
– Idade Mínima de 60 anos para homens e 55 para mulheres;
– Ter deficiência na data do agendamento, requerimento a partir da data de vigor da lei, que é de 4 de dezembro de 2013.
– Comprovar carência de pelo menos 180 meses de contribuição;

Tempo de Contribuição da Aposentadoria Especial

Conforme abordado acima, o INSS fará uma avaliação de acordo com o grau de deficiência e mensurará o tempo de contribuição para poder conseguir a aposentadoria.

– Deficiência Leve é necessário pelo menos 33 anos de contribuição para os homens e 28 anos para mulheres.
– Deficiência Moderada será necessária a contribuição de 29 anos no mínimo para homens e 24 anos para mulheres.
– Deficiência Grave terá que ter ao menos 25 anos de serviço para homens e 20 anos para as mulheres.

Por fim, no site oficial da Previdência Social é possível tirar todas as dúvidas acerca da Aposentadoria para Pessoas com Deficiência, basta acessar ao site através do endereço http://www.previdencia.gov.br/noticias/rgps-tire-suas-duvidas-sobre-a-aposentadoria-especial-para-pessoa-com-deficiencia/ e assim tirar todas as suas dúvidas. Se você já recebe o beneficio, confira aqui o seu extrato INSS e tire suas dúvidas.

Caso ainda não consiga tirar todas as dúvidas, procure uma das agências da Previdência Social ou através do 0800 que traz todas as informações necessárias para que você não precise ir até as agências.

Conclusão

Bom pessoal, espero que tenham gostado das informações sobre esse que é um dos melhores programas do governo da atualidade.

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *