Analista de RH: veja o que faz este profissional!

Quer saber o que faz um analista de RH? Quanto ganha? Como anda o mercado? Confira nossas super dicas!

Mesmo que a tecnologia invada todos os setores do mercado, as empresas são formadas por pessoas. E uma das funções mais importantes para um negócio prosperar é o analista de RH. A era de recursos humanos é fundamental para cuidar do endomarketing e transformar uma empresa em boa marca empregadora. 
Se você quer seguir esta carreira, mas não sabe muito bem o que este profissional faz, aqui vamos falar sobre os principais pontos, quais são os benefícios, média salarial e a trilha de carreira que você precisa seguir para se tornar um analista de RH. 

O que faz um analista de RH? 

O analista de RH é um cargo intermediário do setor de Recursos Humanos. Esse profissional é responsável por desenvolver funções estratégicas que são fundamentais para os resultados da empresa. 
analista de RH
O setor de Recursos Humanos é peça chave para qualquer empresa. Os profissionais do setor são capacitados em gestão de pessoas, cuidando da parte de contratação, treinamento, capacitação, promoção e demissão dos funcionários. Logo este profissional lida com pessoas e gere parte dos custos operacionais da empresa. 
Como falaremos durante o texto, para se tornar um analista de RH pode se formar em diferentes graduações. O analista de RH é um profissional que precisa ter características bem específicas como ser um bom líder, trabalhar bem em equipe, ter empatia e capacidade analítica. 
Confira abaixo quais são as principais atribuições de um analista de RH:

  • Gere o quadro de colaboradores da empresa, por isso tende a conhecer todos os funcionários e suas funções, garantindo que todos possam se desenvolver e produzir o máximo para a empresa. 
  • Responsável pelo recebimento dos direitos trabalhistas dos colaboradores como pagamento de salários e outros benefícios.
  • Ajuda na definição de plano de cargos e salários da empresa.
  • Cria e administra treinamentos e programas de desenvolvimento profissional.
  • Promove processos seletivos, sendo responsável pelo recrutamento e seleção de novos profissionais para a empresa.
  • Implementa planos de carreira e ações para motivar e engajar os profissionais.
  • Analisa o desempenho dos colaboradores baseado em dados técnicos e trabalha para ajudar os profissionais a melhorar a performance.
  • Cuida do processo de desligamento dos funcionários da empresa.

Como podemos perceber, o analista de RH é profissional importantíssimo para qualquer empresa, sendo a pessoa responsável por gerir os colaboradores da empresa e planejar ações que permitam com que todos se desenvolvam e virem ótimas aquisições para o negócio.

O que é preciso para ser um Analista de RH? Quanto ganha este profissional? 

Segundo os dados da Catho, a média salarial de um analista de RH é de R$ 2.641,88. Geralmente, para chegar nesse cargo, um profissional deve ocupar antes as funções de assistente administrativo ou de RH. 
Os dados apontam que 28% dos analistas de RH possuem pós-graduação, 53% cursaram a graduação em psicologia e 29% possuem inglês intermediário. Outras graduações relacionadas a esta função são a graduação em gestão de RH ou de administração de empresas. 
Porém, a atuação como analista de RH não está ligada apenas a estas áreas. O setor de RH é uma área bem ampla, em que profissionais de áreas diferentes como Comunicação Social, Engenharia, Biblioteconomia e até Física podem assumir essa função, desde que tenham as características certas para o cargo. 
Falando de plano de carreira, o analista de RH pode seguir no setor, buscando assumir no futuro cargos como o de Coordenador ou Gerente de RH. De acordo com a Catho, o caminho para isto é fazer uma MBA em gestão de negócios, além de desempenhar bem as suas funções, demonstrando liderança e organização. 

Quais os principais benefícios do Analista de RH para a empresa? 

analista de rh empresa
Este profissional é extremamente necessário para qualquer empresa. Isso porque as funções assumidas pelo analista de RH são fundamentais para a produtividade dos colaboradores e os resultados da empresa no mercado. 
Um bom analista é capaz de contratar melhores profissionais para a empresa, reter talentos, diminuir a taxa de turnover, criar uma cultura para a empresa, cuidando de toda a parte de gestão de pessoas do negócio. 
Confira abaixo alguns dos principais benefícios de contar com um analista de RH em sua empresa:

  • Escolhe os melhores candidatos do mercado, consegue transformar a empresa em uma boa marca empregadora investindo em employer branding e trabalha o endomarketing para engajar os profissionais contratados. 
  • Desenvolve ações para capacitar os colaboradores, promovendo os profissionais certos no momento certo, baseado em dados e recompensando o bom desempenho de todos.
  • É um profissional que está muito próximo dos colaboradores, sendo o responsável por garantir qualidade de vida, um ambiente agradável, além de cuidar do pagamento de todos os direitos trabalhistas. O que também é importante para que a empresa não acumule gastos com profissionais com o passar do tempo. 

O analista de RH é um profissional muito importante para qualquer empresa. Sendo uma função muito necessária, seguir carreira no setor é uma boa ideia para quem tem as características da profissão. O RH é um setor que mesmo com as novas tecnologias, nunca será substituído no mercado. 

Gostaram das dicas pessoal? Sugestões podem deixar nos comentários!

Já falamos em outro artigo sobre como trabalhar no google, leia e fique por dentro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.