Existe uma série de atividades que podemos integrar em nossas vidas para impulsionar o desenvolvimento pessoal e psicológico.
No planejamento estratégico pessoal de nossas vidas, deve haver espaço para nos envolver em todas as áreas que nos aproximem do cumprimento de nossos objetivos pessoais e profissionais.
Assim, as atividades de desenvolvimento pessoal são essenciais para nos ajudar a nos encorajar a adquirir novas habilidades e recursos necessários para enfrentar outros aspectos de nossas vidas.
No artigo de hoje, lhe apresentaremos algumas possibilidades! Confira!
- Ir ao cinema
Ir ao cinema pode ser uma atividade de desenvolvimento pessoal, dependendo de alguns fatores a seres considerados.
Será necessários garantir que o filme que vamos ver, lide com algum tópico de interesse, que possa gerar uma mudança real no espectador e favorecer que adotemos outras perspectivas da vida ou em partes dela.
- O hábito da leitura
Quando desenvolvemos o hábito de ler, estamos abrindo as portas de um universo completamente projetado para o desenvolvimento pessoal. E dizemos isso, porque o simples fato de ler já está nos expondo a novas formas de pensar, desde que sejam leituras com algum valor artístico ou filosófico.
A leitura fortalece nossos processos cognitivos. É por isso que se diz que a leitura é a academia da mente!
- Praticar algum esporte
O treinamento físico faz nosso cérebro secretar os hormônios conhecidos como da felicidade (endorfina, ocitocina, dopamina, serotonina), que contribuem para manter um humor saudável e estaremos mais dispostos a alcançar nossos outros objetivos com a melhora no nosso condicionamento.
- Atividades ao ar livre
Realizar atividades em ambientes externos nos traz proximidade com a natureza, que sempre funciona bem para aumentar nosso relacionamento com o ambiente ao nosso redor e aprender a valorizar mais as coisas simples que temos em nossa vida cotidiana.
Atividades como yoga, o Mindfulness, ou simplesmente sair para correr alguns minutos todos os dias, podem ser benéficas para desfrutar de momentos de calma, nos quais podemos nos conectar com nós mesmos.
- Voluntariado
As atividades que realize como voluntário por uma boa causa, servirão como combustível para aumentar suas virtudes pessoais. Por exemplo, a propensão ao desenvolvimento de empatia.
- Viajar
As viagens que você realiza ao longo da sua vida funcionarão como uma forma de coletar experiências vividas a cada um dos lugares onde você passou.
Caberá a você aproveitar ao máximo essas experiências. Conheça pessoas, visite lugares famosos e aprenda sobre suas histórias, etc.
Isso também é uma atividade para desenvolvimento pessoal!
- Trabalho como forma de crescimento pessoal
O trabalho não precisa ser unicamente uma forma de subsistência econômica, também pode ser uma atividade de desenvolvimento pessoal. Inclusive, poder trabalhar em um local onde podemos nos desenvolver no pessoal e no profissional é o melhor dos cenários!
Se buscarmos uma forma de trabalhar com o que nos dê prazer e nos gere motivação, então vamos ter mais vontade de adquirir os conhecimentos necessários para seguir crescendo profissionalmente, o que também é uma forma de desenvolvimento pessoal.