Saiba tudo sobre o Ideb, o indicador desenvolvido em parceria com o Ministério da Educação para avaliar a qualidade do ensino em todo país e auxiliar na melhoria da educação em todas as escolas federais, estaduais e municipais de ensino básico.
A avaliação do Ideb é importante para identificar qual o índice de rendimento e fluxo dos alunos em cada escola do Brasil, só assim é possível traçar metas e promover programas específicos para a melhoria da educação em todas as cidades, já que os índices não são os mesmos em todas as escolas e diferem de região para região.
O que é o Ideb?
O Ideb foi criado em 2007 e desde então avalia o nível a qualidade do ensino em escolas públicas de ensino fundamental e médio. Para obter resultados que de fato correspondem com a real situação da educação no Brasil, o Ideb promove a aplicação de duas provas, a Prova Brasil e o Saeb. Além disso, também avalia os números do Censo Escolar, que indicam qual a quantidade de alunos aprovados e retidos em cada escola.
Sendo assim, a avaliação do cenário educacional é feita a partir de um cálculo de declaracao que relaciona o Censo, a Brasil e o Saeb. O procedimento é feito primeiramente escola por escola, que depois são somadas para identificar o rendimento de cada munícipio e posteriormente, de cada estado e região do Brasil.
Com auxílio desses métodos de avaliação, são identificados o fluxo e o desempenho de cada escola, o objetivo do Ideb é fazer com que os munícipios alcancem uma média favorável, mas sem diminuir ou aumentar o fluxo de alunos. Sendo assim, o indicador consegue reconhecer se uma escola retém muitos alunos ou se aprova sem que o estudante tenha absorvido todo o conteúdo necessário para cursar uma nova série.
Como funciona?
O plano do Ideb é igualar a média educacional do país com o de países desenvolvidos, que é de no mínimo 6 pontos. Por este motivo, realiza as avaliações bienalmente desde o ano de 2007, quando o Brasil possuía a média de 3,8 pontos, e pretende encerrar o ciclo apenas em 2021, com o objetivo de conquistar os 6 pontos. O último resultado disponibilizado pelo Ideb é de 2013, a média nacional, feita considerando as notas do ensino fundamental inicial e final e o do ensino médio, era de 4,3 pontos.
Além de conseguir estabelecer quais cidades necessitam de mais investimento na área educacional, os resultados do Ideb apontam que o ensino médio é o que mais carece de qualidade, pois apresenta notas inferiores ao do ensino fundamental na maioria dos munícipios do país.
Vale ressaltar que após a avaliação de 2021, o Ideb continuará trabalhando pela melhoria do ensino, no entanto, novos planos e metas serão traçados para atingir o objetivo nacional. Os estados e municípios que alcançarem a pontuação desejada deverão continuar investindo e aprimorando o sistema educacional para resultados ainda mais satisfatórios.
Gostaram das informações? Já falamos aqui sobre uma excelente ferramenta para quem quer aprender idiomas, o livemocha gratis, sugiro a leitura do artigo.
Sugestões de outros artigos podem deixar nos comentários.