7 Habilidades essenciais que todo fotógrafo precisa

O trabalho de um fotógrafo vai muito além das técnicas que lhe permitem manter o controle do diafragma, do obturador, do foco e de vários outros recursos que permitem ao profissional tirar a foto perfeita.

 Pouco se fala sobre o assunto e se aprende muito mais com a experiência do que com livros, mas ser fotógrafo profissional requer habilidades que, em particular, considero ainda mais relevantes do que o conhecimento técnico: sabedoria emocional e autoconfiança.

 

fotografia

 

1; Confiança

É natural que qualquer profissional passe por algumas situações desconfortáveis que não foram planejadas.

O mais importante, neste momento, é não desesperar. Parte do trabalho de um profissional ideal é saber como lidar com o problema e resolvê-lo.

Não importa quão difícil o caso possa ser, manter um grau de confiança é necessário para ter toda a concentração elementar necessária para atingir suas metas de curto, médio e longo prazo.

 

2; Versatilidade

Fotografar apenas de sua perspectiva, ou em um estilo ao qual você está acostumado, não o ajudará a desenvolver novas habilidades. Procurar empregos específicos que estejam fora de sua região pode ser uma escolha gigantesca.

Portanto, procure entrar em contato com um tipo de ensaio fotográfico diferente daquele a que você está acostumado. Para isso, fale com novas pessoas ou colegas de trabalho.

Desta forma, você terá não só a possibilidade de explorar as cenas e a perspectiva de outras pessoas, mas também de aprender e aprender a tirar fotos que são diferentes das comuns.

 

3; Envolva

Se você quer se destacar no mercado, deve liderar pelo exemplo.

Ver seu trabalho criar resultados é tão motivador que naturalmente instigará outros especialistas a seguirem o exemplo.

O trabalho sério e profissional permite ganhar o respeito do mercado. Se você planejou, por exemplo, metas a curto prazo, concentre-se em alcançá-las.

Este tipo de idéia cria em você um hábito de comprometimento, de respeito pelo seu trabalho.

 

4; Curiosidade

A arte da fotografia possui a finalidade de transmitir uma perspectiva, nossa perspectiva, de uma forma que possa ser apreciada por um observador externo. As fotografias superiores muitas vezes têm uma perspectiva original, ou incomum, que difere da regra.

O fotógrafo tem que estar à disposição, pelo menos inconscientemente, ou seja,  questionar por que as coisas têm uma determinada aparência e se existem outras formas de ver que possam ser interessantes. Você deve estar aberto para descobrir outros assuntos, estilos e procedimentos de fotografia. A inspiração pode vir de qualquer lugar.

 

fotografia

5; Seja positivo

Tanto a sabedoria emocional quanto a autoconfiança permanecem intimamente relacionadas ao feedback positivo, que pretendo utilizar de forma contínua e crescente. É impressionante como os inconvenientes são menores ou maiores, dependendo apenas do valor que lhes damos.

Uma reação positiva pode ser cultivada uma vez que nos abrimos para tentar antes de rejeitar uma situação. Por exemplo, se um fotógrafo for confrontado com um problema com adereços enquanto faz uma filmagem, um feedback positivo o levará a manter a calma e tentar resolver o problema ou tentar outra escolha em vez de simplesmente cancelar a filmagem.

Também é parte do feedback positivo não se comparar com outros especialistas. Admirar e ser inspirado por outros fotógrafos pode ser agradável, mas não de uma forma que essa admiração se torne uma pressão para atingir os mesmos objetivos de seu parceiro. Ter uma reação positiva é compreender que seu caminho é único e, portanto, deve ser seguido da maneira mais gentil possível.

 

6; Tenha capacidade de produzir luz

Para realizar uma boa fotografia, é necessário ter uma boa iluminação. Além disso, para descobrir uma boa luz, devemos observar o local; criarmos a função de capturá-la como pretendido, e não cometer erros técnicos. Entretanto, há certos momentos que temos dificuldade de encontrar a luz que queremos, ou que temos em mente, porém ela não existe naturalmente.

A única solução é ter poder sobre a luz; imaginar o que é necessário, e como alcançá-lo, aproveitando a luz que existe e moldando-a de acordo com o que desejamos fazer. Exemplificando, alterando os valores ISO da câmera, ou se for viável, e desejável, usando um tripé, ou um flash adequadamente.

 

7; Conheça o custo de seu trabalho

Tornar-se um fotógrafo profissional também é saber como vender para encontrar clientes.

A primeira coisa a fazer é descobrir um nome para sua organização. Mantenha-o simples: seu nome já funciona muito bem.

Você não é uma organização, você não é uma agência fotográfica, você não envia um de seus fotógrafos para uma sessão fotográfica. Amélie Soubrié afirma que lamenta ter escolhido “Instants Capturés” uma vez que ela iniciou seu negócio. Você é o fotógrafo, você é a marca.

Ao estabelecer que honestidade e ética são valores presentes em sua vida diária, seu comprador e seus participantes reconhecerão o quanto você é responsável em elevar seus padrões.

O autocontrole diário permite que você promova um ambiente harmonioso, amigável e eficaz ao seu redor para fazer seu trabalho com qualidade.

 

fotografia

 

Conclusão

Tirar fotos épicas da natureza é apenas um passo (e nem mesmo o último!) em uma cadeia de processos que precisa de uma preparação extensa, muita análise e várias habilidades que não permanecem relacionadas à fotografia. Como tudo na vida, se fosse simples qualquer um poderia fazê-lo, e estas fotos sensacionais quase nunca são tiradas por qualquer pessoa que esteja no site. Eles são o produto de uma extensa cadeia de análise, prática e planejamento.

Você gostou deste post, e tem alguma habilidade para compartilhar conosco? Deixe nos comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *