Um dos erros mais recorrentes que acontecem em entrevista de emprego e dinâmica de grupo é de o candidato ser o que não é e acabar perdendo a vaga ou o curso (se ele estiver concorrendo a um). Por exemplo, uma empresa ou instituição de ensino está angariando talentos para ocupar uma vaga e, vamos supor que ela queira alguém organizado, mais sério, introvertido mas que saiba se comunicar. O candidato chega à entrevista de emprego que geralmente começa com uma dinâmica de grupo para colocar os candidatos para se expressar para saber como é a personalidade dessa pessoa. Ele um profissional sério, resolve forçar a simpatia e expressão, querendo ser uma pessoa extrovertida acabando por ficar vermelho, achando que tem que ser assim para conseguir a vaga. No caso, ele já perderia pontos para ocupar a vaga por causa de seu erro.
Como se comportar na dinâmica de grupo
O ideal é a pessoa ser o que é, sem máscaras e sem montar personagens apenas para conseguir a vaga.
O ideal também é o candidato, antes de participar da entrevista do curso ou de emprego, sondar, tentar estudar por que a instituição está selecionando essas pessoas para ocupar a vaga, para que ele possa ir sabendo do que vai acontecer e a maneira certa de se portar. Mas muitas das empresas tem códigos e protocolos de não dizer quais são os seus planos, então a melhor maneira fica sendo mesmo o candidato se portar da maneira que é, sem se fazer de introvertido (fechados demais) ou extrovertido (comunicativos demais), assim, se todos fizessem isso, a vaga seria sempre preenchida pelas pessoas certas nas empresas e instituições, sem perda de tempo para os candidatos e empresas.
Agora, mesmo que a entrevista seja para procurar contratar e selecionar pessoas introvertidas, elas tem que ter uma capacidade de se comunicar na medida do possível, e isso é difícil para pessoas tímidas. Vá para a entrevista e enfrente esse obstáculo, porque pensando bem, se você não ser tímido e conseguir se expressar só por uma vez, vai ganhar uma vaga nessa instituição que deseja.
Uma dica é procurar um curso, nem que seja online para superar esse medo, e se o curso rápido for presencial, melhor ainda, pois ali você vai conseguir lidar com pessoas e conviver com pessoas que também tem o mesmo problema que o seu.
Já falamos aqui em outro a artigo sobre o duolingo ingles gratis que é bem interessante.
Gostaram das dicas pessoal? Deixe nos comentários suas sugestões de novos artigos que querem ver aqui!