Com o surgimento da internet e das redes sociais, muitas pessoas acreditam que a era do blog chegou ao fim. Porém, ainda existem muitas estratégias e benefícios que ele pode trazer para marcas e empresas.
Antes das redes sociais, os blogs eram referências na hora de se encontrar um produto ou uma informação, era ele quem ajudava as pessoas a esclarecerem suas dúvidas e aprenderem algo novo.
E mesmo com o universo digital tendo crescido tanto e as redes sociais terem ocupado um lugar de protagonismo na vida das pessoas, ter um blog faz toda a diferença na hora de construir a presença digital de uma empresa.
Por isso, hoje vamos abordar a importância de ainda ter um blog, juntamente com estruturas atuais para que ele se torne uma referência no mercado e te traga muitos resultados.
Por que ter um blog é tão importante?
Quando empreendedores e profissionais de marketing decidem criar um negócio digital ou levar o negócio físico para este meio, eles acabam sempre estudando estratégias de marketing digital voltadas para as redes sociais e esquecem dos blogs.
Um blog nada mais é do que um espaço dentro do Google, no qual você pode produzir artigos e conteúdos para ajudar o seu público-alvo e construir uma audiência fiel e constante dentro da sua marca.
Entre esses tipos de conteúdos, destacam-se:
- Artigos;
- Resenhas;
- Notícias;
- Dicas.
Os blogs são alocados dentro do Google, ou seja, dentro da maior plataforma de pesquisas no mundo.
Por meio de materiais valiosos e educativos, você consegue fazer com que o próprio Google veja o quão bom é o seu blog e o mostre para ainda mais pessoas.
Quando alguém tem alguma dúvida ou está a procura de um produto ou serviço, antes mesmo de pesquisar sobre isso nas redes sociais ela vai ao Google, e é lá que ela pode achar o seu blog e ter o primeiro contato com a sua marca.
Assim como uma empresa investe dinheiro e tempo em estratégias como o Instagram Ads, também é necessário expandir os horizontes e considerar que os blogs ainda são ferramentas muito fortes para qualquer empresa chegar aonde deseja.
Monte táticas para o blog
Assim como o marketing digital trouxe inúmeras oportunidades para as redes sociais, ele também trouxe para os blogs. Tudo com o objetivo de aumentar a visibilidade e as vendas do negócio, por isso, selecionamos algumas delas para te ajudar.
O tão falado marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é uma estratégia focada na produção e divulgação de conteúdos educativos e que irão agregar algo na vida dos leitores.
No caso dos blogs, isso pode ser colocado em prática por meio de artigos e textos sobre algum tema relacionado ao seu nicho.
Se você é o criador de um curso de marketing digital, pode usar o seu blog para produzir um artigo ensinando a como anunciar no Google Ads.
Assim, você coloca em prática o conceito do marketing de conteúdo e ainda mostra aos leitores que possui propriedade no assunto, o que aumenta a confiança deles em você e as chances deles adquirirem o seu produto.
Uso de palavras-chave
As palavras-chave podem ser consideradas termos procurados por usuários dentro de um determinado período de tempo, saber quais são essas palavras e usá-las dentro dos seus conteúdos pode ajudar a sua marca a chegar ainda mais longe.
Vamos imaginar que na última semana mais de 100 pessoas pesquisaram sobre como funciona o Facebook Ads. Baseando-se nisso você pode produzir um artigo usando esse termo ou alguma dessas palavras para atrair esses usuários que estão a procura do tema.
Você pode saber quais são essas palavras-chave por meio de plataformas gratuitas como o Google Keywords, que te mostram quais palavras e termos estão sendo mais procurados na internet de acordo com o seu ninho.
Guest Post
O Guest Post ou artigos de convidados, como também pode ser traduzido, trata-se da produção de um artigo 100% original e excluído para o blog de um parceiro que possui o mesmo nicho que o seu.
Se você possui um blog de moda, pode procurar outros blogs que abordem o mesmo assunto e oferecer a parceria.
E o grande benefício do Guest Post é a chance de poder incluir dentro do artigo, link que levem o público do outro blog a conhecerem o seu trabalho e o seu parceiro também poderá fazer a mesma coisa.
Dessa forma, ambos saem ganhando tanto um artigo novo para o seu blog, quanto novos leitores para conhecerem e o seu trabalho e mais visibilidade do Google, que ama ver esse tipo de parceria entre os blogs.
Considerações finais
Mesmo com as redes sociais ocupando um grande espaço na vida das pessoas, os blogs ainda possuem o seu poder e influência que pode mudar a realidade de muitos negócios.