Veja o que vai acontecer com os concursos publicos com a reforma administrativa 2021 que bolsonaro e deputados querem fazer.
No mundo atual, com a crise do corona vírus, muitas pessoas tem recorrido ao estudo para concursos publicos, na busca por uma estabilidade no emprego. Mas com a nova presidência do congresso, parece que tudo vai mudar, já que vem aí a reforma administrativa 2021 que deve mexer bastante com as contratações, com a estabilidade e os concursos públicos. Se você pretende seguir essa carreira é melhor ficar por dentro.
Reforma Administrativa 2021 – do que se trata?
Devido a pandemia, muitos concursos já estavam suspensos até dezembro de 2021, como contrapartida de estados e municípios para o recebimento de auxílio financeiro da União, os certames devem diminuir após a reforma administrativa, que mexerá na realidade do funcionalismo público
A proposta de revisão de carreiras públicas está na Câmara dos Deputados e é uma das prioridades do atual presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL). O texto foi enviado à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa na segunda-feira (8).
Com previsão de mudanças nas regras de contratação, salário e benefícios de servidores públicos, a chamada proposta de emenda à Constituição (PEC) da Nova Administração Pública já era defendida como pauta prioritária por Lira desde a campanha para a eleição na Câmara. Na lista de projetos entregue a Lira e ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), na semana passada, a reforma administrativa também consta como pauta prioritária para o Executivo.
A principal premissa da PEC é a simplificação das carreiras de estado e correção de distorções, como benefícios exagerados ou salários muito diferentes para funções similares. Mas, mesmo com vontade política, a aprovação da proposta tem um longo caminho pela frente. A agilidade na tramitação do texto vai depender inicialmente de quem assumirá a CCJ.
O que vai mudar para os concursos publicos?
além do fim da estabilidade(algo que tem gerado muita polemica), muita coisa deve mudar tambem.
No infografico abaixo algumas coisas que irão mudar bastante:
Serão eliminadas na Nova Administração Pública:
- Licença-Prêmio (chamado de Licença Capacitação em 20 Unidades Federativas. É o período de três meses ganho a cada cinco anos de trabalho),
- Aumentos retroativos,
- Férias superiores a 30 dias por ano,
- Adicional por tempo de serviço (Anuênio),
- Aposentadoria Compulsória como punição,
- Parcelas indenizatórias sem previsão legal,
- Adicional ou indenização por substituição não efetiva,
- Redução da jornada de trabalho sem redução da remuneração – salvo em casos de saúde,
- Progressão ou promoção baseada exclusivamente em tempo de serviço;
- Incorporação ao salário de valores referentes ao exercício de cargos e funções.
Conclusão
Bom pessoal, esperamos que tenham entendido o que muda nesses pontos da reforma administrativa 2021 ok
Já falamos em outro artigo sobre o curso de marmita fit congelada que pode te tirar da crise.
Sugestões e dicas de novos artigos e noticias podem deixar nos comentários