O curso de protético é recomendado para aqueles profissionais que querem atuar na parte de desenvolvimento de próteses, aparelhos, pontes, dentre outros acessórios odontológicos.
É uma área muito importante dentro do setor odontológico, pois cuida e devolve ao paciente a autoestima que um sorriso bonito e restaurado possui.
Muitas pessoas possuem dúvidas a respeito dessa área, principalmente sobre como entrar nela, quem pode atuar nesse setor e como fazer isso acontecer.
Por essa razão, desenvolvemos este conteúdo para falar um pouco mais sobre esta profissão e tudo o que você precisa saber sobre ela.
Para quem é indicado fazer curso de protético?
Muitas pessoas buscam os dentistas para que possam ter uma mudança na estética bucal, assim como para manter a saúde oral. Uma das grandes solicitações que se pode escutar em um consultório é sobre a necessidade de restauração de um dente ou da construção do mesmo.
Dessa forma, o médico irá tirar o molde da boca do paciente e encaminhar para o laboratório para que o profissional responsável faça aquilo que foi solicitado pelo dentista.
Quem faz as próteses, aparelhos, pinos e outras atividades relacionadas ao cuidado indireto dos dentes, é o técnico em prótese dentária.
Uma das grandes vantagens da profissão é que qualquer pessoa de qualquer área que tenha interesse na profissão, pode fazê-la.
Ainda que você não tenha graduação em odontologia, não é necessário você fazê-la. Isso porque o curso técnico de prótese dentária é feito de forma individual e costuma ter uma duração de mais ou menos 24 meses.
O que é preciso para fazer curso de protético?
Qualquer pessoa com interesse pode procurar um local que ministra aula técnica em próteses dentárias para que consiga se profissionalizar nesse setor.
Aliás, essa área tem crescido muito, principalmente por conta da tecnologia. A demanda de pacientes que querem repor ou melhorar o seu sorriso, tem sido muito grande.
Sendo assim, o mercado profissional tem tido grande abertura para quem quer entrar nele e aprender um novo ofício. O curso forma profissionais aptos a desenvolverem aparelhos, moldes dentais, lentes de contato, dentre outras funções.
O melhor de tudo é que grande parte das aulas são práticas, então você pode se desenvolver realmente enquanto está aprendendo. Logo, você já se forma tendo a habilidade necessária para realizar essas próteses de modo profissional.
Além de tudo, claro, existe o lado teórico que melhora toda a compreensão dos métodos. O trabalho deste profissional é delicado e complexo, por isso é indicado para quem gosta e tem paciência com trabalhos manuais.
Quantos anos dura um curso de protético?
Nas aulas os alunos aprenderão a fazer próteses. Então, vão aprender a esculpir dentes em cera, dentre outros pontos mais técnicos para ter um bom resultado final.
Além disso, no curso o aluno tem total contato com os materiais que se deve usar no seu dia a dia de trabalho como um técnico. Um dos materiais mais usados é a resina acrílica.
O curso tem uma duração de pelo menos um ano e meio a dois anos e é um trabalho complexo que é voltado para quem quer repor dentes perdidos ou cuidar da estética da boca.
Existem diversas instituições de ensino técnico de protético no Brasil. Os cursos podem ser presenciais, semipresenciais ou à distância. A melhor escolha depende da situação de cada aluno e da disponibilidade do mesmo para realizar isso.
Depois de formado e atuando na área, um profissional pode iniciar sua carreira com um salário de R$1.606,72 e ir aumentando com o passar do tempo, podendo chegar a R$3.747,21.
Os profissionais dessa área que mais ganham são aqueles que montam seu próprio consultório ou então atuam de forma autônoma. Assim, conseguem estipular o preço que desejam e acabam lucrando a mais.
De qualquer forma, um técnico pode trabalhar em laboratórios, hospitais e clínicas odontológicas, fazer implantes, moldar aparelhos, dar cursos e palestras, ser um profissional autônomo ou atuar ministrando aulas.
As fontes de renda podem se agregar e fazer com que o profissional tenha bastante lucro.
Basicamente, isso é tudo o que você precisa saber sobre a área. Claro que ela consegue ser um pouco mais abrangente para aquele que quer se especializar em uma especialidade só.
Então, é interessante que você pesquise mais a respeito daquele setor que mais lhe interessa, apesar de o curso te dar uma boa noção de todas as áreas.
Por fim, agora que você viu basicamente tudo a respeito do curso técnico em prótese dentária, nos conte aqui se você tem interesse em seguir na área e se ainda tem alguma dúvida em relação a isso.
Nos conte também se você tem algum questionamento que não foi esclarecido ao longo do conteúdo para que possamos te responder. Não se esqueça de compartilhar este conteúdo com outras pessoas que tenham interesse na área ou que não sabem ainda o que devem fazer.