A prova do DETRAN é o “granfinale” para os candidatos a tirar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação).
Depois de todo um processo burocrático prévio, os indivíduos têm seus conhecimentos e habilidades aferidos e, só então, podem “botar as mãos” na tão sonhada habilitação.
Mas, você sabe de fato o que é a prova do DETRAN, do que ela é composta e quais são os requisitos para fazê-la?
Nesse artigo nós preparamos um compilado especial e compacto para explicar de forma simples tudo o que você precisa saber sobre a tão temida etapa final do processo de habilitação.
Fique atento e confira!
Prova do DETRAN: o que é?
A prova do DETRAN é, como dissemos anteriormente, a fase de testes que vai determinar se o futuro condutor está ou não apto a pilotar ou dirigir.
Ela é composta por duas fases: a prova teórica e o teste prático.
Na prova teórica, o candidato se depara com um exame eletrônico, feito totalmente através de um computador nas dependências do DETRAN mais próximo. A prova é composta por 30 questões e, geralmente, o indivíduo precisa acertar pelo menos 21 delas, o que significa cerca de 70% da prova.
Já o temido teste prático é, nada mais nada menos, que uma série de desafios propostos ao candidato à habilitação. Nele, uma bateria de percursos e manobras devem ser feitas dentro de um período de tempo específico. O candidato precisa demonstrar bom desempenho e executar as ações com perfeição, sob pena de ser eliminado e precisar repetir todo o processo em uma outra oportunidade.
A prova prática do DETRAN é exigida para todas as categorias de habilitação e é executada em vários tipos de veículos diferentes, desde motocicletas até carretas bi-trem.
Requisitos para fazer a prova
Tanto no caso da prova prática quanto na prova teórica, a realização só é possível mediante a conclusão de cursos de formação.
Antes da prova teórica o candidato precisa cumprir cerca de 45 horas/aula de curso teórico antes de poder marcar a sua prova. No caso da prova prática, o indivíduo precisa passar por uma quantidade previamente estipulada de aulas práticas ministradas por instrutores da autoescola antes de marcar o seu teste no pátio do DETRAN.
Quando fazer?
Para além das exigências burocráticas ligadas à conclusão da carga horária dos cursos teóricos, é correto afirmar que o tempo ideal para fazer as provas do DETRAN é aquele em que o candidato se sentir mais confiante.
A marcação das provas fica a critério do candidato, levando em consideração os prazos da autoescola e do DETRAN. Dito isto, a dica é só marcar a prova teórica quando os assuntos pertinentes estiverem bem absorvidos, e só marcar o teste prático quando houver segurança quanto ao percurso e às manobras a serem executadas.
A preparação
O nervosismo é marca registrada em candidatos que estão prestes a fazer a prova do DETRAN. Por isso, expressões como “como passar na prova do DETRAN” são comuns em motores de busca da internet.
Mas a preocupação dos candidatos à habilitação não é sem motivo, afinal, é preciso se preparar para conseguir a aprovação. Veja algumas coisas que podem ser feitas no momento da preparação para os testes!
Prova teórica
Para ter um bom resultado na prova teórica do DETRAN é necessário, antes de tudo, participar de todas as aulas teóricas do curso de formação.
A chamada prova eletrônica do DETRAN possui muitos simulados. Por isso, outra dica importante é usar e abusar do simulado DETRAN antes de fazer a prova teórica. E, aliás, o simulado do detran pe é um ótimo exemplo de simulador de provas do DETRAN.
Veja algumas outras dicas para ter um resultado positivo na prova teórica do DETRAN:
- Alimente-se e durma bem antes da prova;
- Quando tiver contato com o teste, leio totalmente antes de começar a respondê-lo;
- Responda uma questão de cada vez;
- Faça uma revisão na prova antes de concluí-la.
Prova prática
A prova prática do DETRAN é ainda mais temida que a prova teórica, por muitos candidatos. Contudo, há como se preparar para fazer a prova e alcançar um bom resultado.
O teste prático é totalmente diferente da prova eletrônica do DETRAN em termos físicos, mas na prática possui muitas similaridades. Um desses pontos comuns é a presença de um simulado DETRAN nas duas modalidades.
Enquanto na prova teórica o candidato pode entrar na internet e simular a prova eletrônica, na preparação para a prova prática os candidatos podem visitar locais na cidade onde os instrutores das autoescolas levam os alunos para treinar o trajeto da prova e ali praticar o “caminho”.
Veja outras dicas para passar na prova prática do DETRAN:
- Mantenha a calma e o foco tanto nos treinos quanto na prova propriamente dita;
- Decore o percurso;
- Ao treinar, fique atento ao tempo que leva para completar o trajeto e ajuste-o. Muitos candidatos são eliminados por causa do tempo;
- Dentre outras.