Nem todos os tipos de empresa exigem um grande investimento para começarem a atuar no mercado. Existem ideias de pequenos negócios, para empreender com pouco dinheiro.
Essas ideias de pequenos negócios não eliminam a necessidade de fazer um bom planejamento e de seguir as normas de prestação de serviços da sua cidade.
As sugestões servem tanto como uma renda extra, quanto uma fonte de renda oficial. E o melhor: permitem empreender com pouco dinheiro, ideal para a fase econômica atual.
Leia tambem – Veja como se tornar um afiliado hotmart
1. Moto delivery
Uma das ideias de pequenos negócios para quem quer começar um empreendimento está no moto delivery.
Esse tipo de serviço teve um crescimento considerável no último ano, motivado principalmente pelo isolamento social durante algumas fases da pandemia.
Com as restrições de convívio, muitas pessoas passaram a solicitar entregas em casa, pedidos que vão de alimentação à medicamentos de farmácia.
Além disso, houve uma facilitação na oferta desse tipo de serviço, com vários aplicativos de motoboys chegando ao mercado brasileiro.
Não é à toa que a intenção de compra de motocicletas cresceu 40% no Brasil. Muitas pessoas passaram a enxergar na moto uma ótima ferramenta de trabalho.
Você pode abrir uma pequena companhia de delivery de moto com pouco investimento. Se você quiser iniciar sozinho, pode comprar uma motocicleta e um bauleto.
O baú para moto é uma ferramenta essencial e, quem quer ter sucesso no segmento, precisa fazer uma análise cuidadosa para encontrar opções modernas e funcionais.
Você também pode optar por trabalhar com os aplicativos ou criar sua própria companhia de moto delivery, se associando a outros motociclistas.
É uma forma de empreender com pouco dinheiro porque exige investimento somente na moto e no baú plástico para moto, em uma área de demanda crescente.
2. Mini eventos em casa
Um dos setores mais prejudicados do último ano foi o de eventos. Com as restrições de convívio, as festas foram canceladas, enquanto novos contratos não foram fechados.
Uma solução encontrada por muitos profissionais do ramo, que também é uma possibilidade de empreender com pouco dinheiro, é a produção de mini eventos em casa.
A proposta dos mini eventos é simples: o profissional fornece itens de festa em pequenas quantidades, para que seja possível fazer uma celebração em casa.
Nesse sentido, a ideia é fornecer aos clientes pequenas porções de alimentos (como bolo, salgadinhos e docinhos), além de decorações que sejam práticas de montar. Assim, o cliente consegue ter uma pequena festa em casa.
A demanda desse mercado é particularmente alta entre os pais de crianças, que gostam de celebrar o crescimento dos pequenos.
Nessa que é uma das ideias de pequenos negócios, você pode juntar seu talento com o de outras pessoas.
Ou seja, se você tem talento para a confeitaria, pode procurar por uma pessoa com habilidades de criação de artes decorativas, e outra que tenha materiais de eventos para alugar, formando uma sociedade.
3. Criação de conteúdo
Passar muito tempo nas redes sociais deixou de ser uma atividade de lazer para algumas pessoas, para se transformar em uma fonte de renda.
Quando falamos em criação de conteúdo, normalmente pensamos nos influenciadores, que são pessoas famosas na rede e ganham dinheiro com publicidade.
Embora esse seja o sonho de muita gente, existem profissionais nos bastidores que também são bem recompensados. E é uma forma de empreender com pouco dinheiro.
A criação de conteúdo como prestação de serviços inclui a criação de artes para as redes sociais, desenvolvimento de legendas e até a pesquisa de novas ideias.
Empresas costumam contratar pessoas que fazem a criação de conteúdo para produzir material para as redes.
Aqui, o investimento que você precisa fazer é na compra de um bom computador para as criações gráficas, e se não for algo que você já tenha conhecimento, um curso de especialização.
Depois, é só começar a divulgar os seus serviços e abrir um pequeno negócio, como uma agência de produção de conteúdo.
4. Afiliados digitais
Outra forma de empreender com pouco dinheiro é entrar para o mercado de afiliados digitais.
Afiliados digitais são pessoas que divulgam, na internet, o produto desenvolvido por terceiros. Como recompensa, o afiliado recebe uma porcentagem em cima de cada venda.
É possível se filiar em infoprodutos, como e-books e cursos digitais, assim como em lojas maiores, como marketplaces que vendem produtos físicos.
Apesar de parecer tudo muito simples, ser afiliado digital também é uma das ideias de pequenos negócios que exigem dedicação por parte do empreendedor.
Você vai precisar aprender como o sistema funciona e qual a melhor forma de anunciar o seu link de afiliado – caso contrário, nenhum consumidor chegará ao seu produto.
Por isso, essa é uma forma de empreender com pouco dinheiro, pois você precisará investir apenas em treinamento e, em alguns casos, na publicidade paga online.
Empreender com pouco dinheiro é possível
Começar um negócio, mesmo sem ter muito dinheiro para investir, é uma possibilidade que atrai cada vez mais pessoas.
Seja com um negócio de motodelivery, em que tudo o que você precisa é de uma motocicleta e um baú para moto, ou como afiliado digital, com treinamento e publicidade, empreender com pouco dinheiro é possível.
Lembre-se de fazer um planejamento e pesquisar sobre essas ideias de pequenos negócios antes de tomar qualquer decisão. Isso vai ajudar a aumentar as chances de sucesso da sua empresa.
E saiba que, com dedicação e esforço, seu pequeno negócio pode se transformar em uma grande empresa.