Com apenas cinco minutos navegando pela internet, é possível observar várias empresas – que já existiam antes das redes sociais e de todas as evoluções digitais – se reinventando para conquistar novos leads e fidelizar antigos clientes. Essa forma de comunicação antenada e marcante das empresas é resultado de um conjunto de fatores desenvolvidos pela Agência de Marketing Digital.
Terceirizada ou não, uma equipe de marketing digital vai se aprofundar nas dores e nas possibilidades de crescimento e transformação de cada marca até chegar ao conceito ideal para ações de marketing, campanhas publicitárias e até relacionamento com o público-alvo pelas redes sociais, e-mail marketing, CRM, etc.
Vamos conhecer cinco empresas que se reinventaram no mercado digital? Confira:
Magazine Luiza — Magalu
Quem não conhece a influenciadora virtual da Magazine Luiza? A Lu do Magalu é um verdadeiro sucesso na internet. Além de ser a cara da marca no mundo digital, ela encorajou ainda mais essa representação virtual para outras empresas, que também desenvolveram personas para refletir seu público-alvo.
A Magazine Luiza não é uma empresa que nasceu no mundo digital. Ela foi fundada há mais de 60 anos. No entanto, soube se sobressair às tendências da internet e construir uma das influenciadoras virtuais mais importantes no mundo do marketing. Somando Facebook, Instagram, Twitter e TikTok, são mais de 22 milhões de seguidores. A Lu é ou não é um case de sucesso?
Burger King
No ano passado, o mundo parou com um vírus que surgiu no final de 2019. A covid-19 foi responsável por muitas vidas perdidas e também por novas maneiras de evitar sua transmissão, como o distanciamento social. O Burger King, que é uma das maiores redes de fast food do mundo, aproveitou seu engajamento digital para abordar a pandemia em suas estratégias de marketing.
Em meados do ano passado, as pessoas só queriam duas coisas: a chegada da vacina e o fim de 2020 o mais rápido possível. E não é que o Burger King fez uma campanha sobre o fim de ano adiantado? A hashtag #Acaba2020 foi usada em algumas estratégias da agência de marketing digital da empresa de fast food.
Dizem que Natal não é Natal sem musiquinha de Natal. Tá aí. Agora #Acaba2020 pic.twitter.com/XIP0t9AIvU
— Burger King Brasil (@BurgerKingBR) July 23, 2020
“Dizem que Natal não é Natal sem musiquinha de Natal. Tá aí. Agora”, disse uma das publicações do BK, publicada em julho de 2020. Alguma dúvida de que trazer esse tema à tona se tornou uma ótima estratégia nas redes sociais? A campanha “Natal em julho” viralizou e dominou os assuntos mais comentados das redes sociais.
Embelleze
O Marketing de Influência é uma das maiores ferramentas usadas pelas agências de marketing digital para capturar leads no e-commerce. A estratégia consiste em estudar possíveis influenciadores digitais para que eles se tornem porta-vozes de marcas, produtos e serviços, por exemplo. A Embelleze é um ótimo exemplo do assunto.
A 5ª maior fabricante de produtos capilares no Brasil viu seu avanço geral em vendas crescer em 2020. Uma das aliadas para isso foi a cantora Jojo Todynho, que se tornou garota propaganda da marca. Vencedora do reality show “A Fazenda 12”, ela representa muitas mulheres brasileiras que fogem do estereótipo padrão.
Dailus
Fundada há 15 anos, quando as redes sociais ainda estavam engatinhando, a Dailus se tornou uma marca de maquiagem que aprendeu a conversar com seu público no mercado digital. Em 2021, ela deu um passo ainda maior no quesito, se inspirando em estratégias já citadas, e desenvolveu a Dai, uma mascote virtual que também foge dos estereótipos e conversa muito bem com a Geração Z.
É lógico que essa estratégia muito bem pensada pela agência de marketing digital que cuida da marca daria certo, não é mesmo? A Dai figurou vários posts no LinkedIn de profissionais de comunicação que gostaram de ver uma mascote fora dos padrões sendo porta-voz de uma marca de beleza. Afinal, quem não quer se sentir representado?
Nubank
Tudo bem, tudo bem… o Nubank não é uma empresa que precisou se reinventar no mercado digital. A startup criada em 2013 já nasceu imersa na internet e nas redes sociais. Mas isso não quer dizer que ela não precisou se reinventar ano após ano, servindo como “influência” para outros bancos digitais e bancos tradicionais.
@nubankComo é feito um empréstimo? – Direto ao Ponto ##Empréstimo ##EmpréstimoPessoal ##EmpréstimoOnline ##EmpréstimoComPortabilidadeDeSalário ##Nubank
♬ som original – Nubank
A sua atuação ajudou indiretamente nas estratégias de agências de marketing digital em campanhas publicitárias, relacionamento com o cliente, social media e muito mais! Ao longo desses oito anos de existência, o Nubank foi ousado em quebrar a barreira entre cliente e banco. Essa etapa foi fundamental nas redes sociais, onde a empresa conta com quase 5 milhões de seguidores.
Sem dúvida, a Agência de Marketing Digital tem um papel fundamental no conceito de uma marca, nos cases de sucesso e, claro, na captura de novos leads. Se você gostou dos cases apresentados no artigo, conta para a gente nos comentários: qual dessas marcas é mais presente no mercado digital?