Qual a diferença entre crítica construtiva e assédio verbal?

Entenda a diferença entre crítica construtiva e assédio verbal no trabalho, como identificar e o que fazer em casos de assédio psicológico.

No meio corporativo, o assédio verbal no trabalho ocorre quando um funcionário intimida ou desqualifica um colega sobre seu desempenho ou conduta, sendo muitas vezes confundida com críticas construtivas. 

É importante atentar-se às suas diferenças para manter um ambiente corporativo saudável e ético com métodos para enfrentar a situação, seja com a contratação de um psicólogo, ou um canal de denúncias, como a Contato Seguro, que oferece apoio anônimo aos colaboradores. 

O que é assédio verbal?

assedio verbal trabalho

O assédio verbal no trabalho é uma forma de agressão psicológica que utiliza palavras na intenção de intimidar, humilhar ou desqualificar a vítima. Essa prática é utilizada pelos agressores de maneira direta e indireta, e podem ser confundidas como “brincadeiras” ou críticas construtivas com o objetivo principal de inferiorizar a vítima.

Características do assédio verbal

A prática do assédio verbal possui algumas características que tornam sua diferenciação clara, sendo eles a consequência emocional que podem causar danos psicológicos, caracterizando-se em assédio psicológico. Dentre elas estão:

  • Agressividade nas palavras;
  • Utilização de apelidos depreciativos;
  • Comentários desqualificadores utilizadas frequentemente;
  • Pressão emocional constante.

Diferença entre crítica construtiva e assédio verbal

Uma crítica construtiva visa auxiliar o profissional a melhorar o desempenho ou corrigir falhas de maneira respeitosa, baseando-se em fatos corriqueiros para uma sugestão objetiva.

Já o assédio verbal não tem a intenção de contribuir para o crescimento do profissional em questão. Este concentra-se em desvalorizar ou humilhar a vítima, diminuindo sua autoestima e bem-estar.

Consequências do assédio verbal no trabalho

As consequências do assédio verbal no trabalho podem afetar profundamente a vida pessoal e profissional da vítima, incluindo a queda no rendimento e produtividade, distúrbios de sono, desejo de evitar o ambiente de trabalho e até acarretar problemas de saúde mental, como ansiedade ou depressão.

Como identificar o assédio verbal no trabalho?

Apesar de parecer difícil de ser identificado, uma vez que pode ser mesclado em formato de “brincadeiras” ou “feedbacks”, há sinais que deixam evidente a utilização do assédio verbal. Confira os principais:

  • As palavras utilizadas são para manipular e intimidar emocionalmente a vítima;
  • Feedback repetitivo visando humilhar, ao invés de orientar;
  • Tom de voz e palavras utilizadas para causar constrangimento;
  • Comentários públicos para expor a vítima diante dos colegas.

Assédio verbal é crime?

O assédio verbal é considerado um delito pela Justiça brasileira. Este é protegido pela lei da injúria e é caracterizado por insultos, provocações, ameaças e xingamentos recorrentes.  Este está previsto na Consolidação das Leis de Trabalho (CLT), garantindo indenização à vítima.

Com um canal de denúncias eficiente, a vítima entra em contato e comunica o ocorrido de maneira anônima para levar aos superiores, que lidam com o caso da melhor forma, evitando problemas judiciais e má reputação à empresa.

O que fazer em caso de assédio verbal no trabalho?

Apesar de parecer um caminho que não tem solução, é necessário manter-se firme para proteger a sua saúde mental e reconhecer os seus direitos trabalhistas. Então, caso perceba que está sendo vítima do assédio verbal no trabalho, documente as ocorrências com datas e testemunhas, se possível.

Converse com o setor de Recursos Humanos, ou por meio de um canal de denúncias, para que a empresa tome ciência e aplique políticas para lidar com esse assédio. Por fim, mas não menos importante, converse com pessoas de confiança para aliviar os seus sentimentos, considerando até ir a um psicólogo.

Diferenciar uma crítica construtiva de assédio verbal no trabalho é uma tarefa que auxilia na ética e construção da confiança em um ambiente corporativo. O canal de denúncia da Contato Seguro é a maneira eficaz de lidar com a situação para proteger o bem-estar dos seus colaboradores. 

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