Entenda a diferença entre crítica construtiva e assédio verbal no trabalho, como identificar e o que fazer em casos de assédio psicológico.
No meio corporativo, o assédio verbal no trabalho ocorre quando um funcionário intimida ou desqualifica um colega sobre seu desempenho ou conduta, sendo muitas vezes confundida com críticas construtivas.
É importante atentar-se às suas diferenças para manter um ambiente corporativo saudável e ético com métodos para enfrentar a situação, seja com a contratação de um psicólogo, ou um canal de denúncias, como a Contato Seguro, que oferece apoio anônimo aos colaboradores.
O que é assédio verbal?
O assédio verbal no trabalho é uma forma de agressão psicológica que utiliza palavras na intenção de intimidar, humilhar ou desqualificar a vítima. Essa prática é utilizada pelos agressores de maneira direta e indireta, e podem ser confundidas como “brincadeiras” ou críticas construtivas com o objetivo principal de inferiorizar a vítima.
Características do assédio verbal
A prática do assédio verbal possui algumas características que tornam sua diferenciação clara, sendo eles a consequência emocional que podem causar danos psicológicos, caracterizando-se em assédio psicológico. Dentre elas estão:
- Agressividade nas palavras;
- Utilização de apelidos depreciativos;
- Comentários desqualificadores utilizadas frequentemente;
- Pressão emocional constante.
Diferença entre crítica construtiva e assédio verbal
Uma crítica construtiva visa auxiliar o profissional a melhorar o desempenho ou corrigir falhas de maneira respeitosa, baseando-se em fatos corriqueiros para uma sugestão objetiva.
Já o assédio verbal não tem a intenção de contribuir para o crescimento do profissional em questão. Este concentra-se em desvalorizar ou humilhar a vítima, diminuindo sua autoestima e bem-estar.
Consequências do assédio verbal no trabalho
As consequências do assédio verbal no trabalho podem afetar profundamente a vida pessoal e profissional da vítima, incluindo a queda no rendimento e produtividade, distúrbios de sono, desejo de evitar o ambiente de trabalho e até acarretar problemas de saúde mental, como ansiedade ou depressão.
Como identificar o assédio verbal no trabalho?
Apesar de parecer difícil de ser identificado, uma vez que pode ser mesclado em formato de “brincadeiras” ou “feedbacks”, há sinais que deixam evidente a utilização do assédio verbal. Confira os principais:
- As palavras utilizadas são para manipular e intimidar emocionalmente a vítima;
- Feedback repetitivo visando humilhar, ao invés de orientar;
- Tom de voz e palavras utilizadas para causar constrangimento;
- Comentários públicos para expor a vítima diante dos colegas.
Assédio verbal é crime?
O assédio verbal é considerado um delito pela Justiça brasileira. Este é protegido pela lei da injúria e é caracterizado por insultos, provocações, ameaças e xingamentos recorrentes. Este está previsto na Consolidação das Leis de Trabalho (CLT), garantindo indenização à vítima.
Com um canal de denúncias eficiente, a vítima entra em contato e comunica o ocorrido de maneira anônima para levar aos superiores, que lidam com o caso da melhor forma, evitando problemas judiciais e má reputação à empresa.
O que fazer em caso de assédio verbal no trabalho?
Apesar de parecer um caminho que não tem solução, é necessário manter-se firme para proteger a sua saúde mental e reconhecer os seus direitos trabalhistas. Então, caso perceba que está sendo vítima do assédio verbal no trabalho, documente as ocorrências com datas e testemunhas, se possível.
Converse com o setor de Recursos Humanos, ou por meio de um canal de denúncias, para que a empresa tome ciência e aplique políticas para lidar com esse assédio. Por fim, mas não menos importante, converse com pessoas de confiança para aliviar os seus sentimentos, considerando até ir a um psicólogo.
Diferenciar uma crítica construtiva de assédio verbal no trabalho é uma tarefa que auxilia na ética e construção da confiança em um ambiente corporativo. O canal de denúncia da Contato Seguro é a maneira eficaz de lidar com a situação para proteger o bem-estar dos seus colaboradores.