Como evitar o estresse ao passar nos exames

Saiba como evitar o estresse dos exames a descubra algumas dicas úteis para manter a calma nas fases mais importantes da vida estudantil

Sabemos bem quanto a época de exames pode ser estressante, certo? Todos passamos por isso: um montão de matéria, conteúdos novos, teorias complicadas, explicações difusas e o caos se instala.

Felizmente, existe quem dê ajudas preciosas nos momentos caóticos da vida estudantil, como quem faz tcc para vender, quem ajude em projetos de redação e, até mesmo, ferramentas que auxiliam no estudo.

 

A época de exames é sinônimo de poucas horas de sono, muito tempo de concentração e uma alimentação pouco cuidada. Tudo com o intuito de perder o menos tempo possível entre horas de estudo. Sabia que existem apps para uma alimentação saudável? Elas podem ser o primeiro passo para ajudar no estudo. 

A tecnologia ao serviço do estudo

Websites com conteúdos didáticos, compra de monografias, aplicativo de organização de tempo, apps de alimentação e bem-estar, detetor de erros, contador de palavras, dicionários online, cursos remotos. A lista parece interminável.

 

A verdade é que os avanços tecnológicos permitem gerenciar sua vida de um modo mais fácil, coordenando a vida pessoal, estudantil e social, sem que nenhuma delas interfira ou prejudique a outra. Equilíbrio é a palavra de ordem! 

 

O primeiro passo para manter a calma é planificar. Um bom plano vai orientar você e impedir que perca o rumo ou tenha um ataque de pânico, principalmente quando os ponteiros do relógio não param e a matéria a assimilar se agiganta. Nada de estresse. Você tem um plano!

 

Faça uso das ferramentas informáticas e encontre um planificador à sua medida. Anote as datas de exames, as horas de aulas, as horas de estudo, os momentos de diversão, os instantes de pausa, as refeições, os tempos de lazer. Isso vai permitir você se organizar, em função de todas as tarefas e atividades.

 

Algumas dicas úteis passar passar nos exames

Portanto, consideramos que planejar será nosso ponto de partida. Existem muitas outras dicas para os estudantes passarem nos exames e, se quer saber nossa opinião, a maioria delas depende de você.

 

É óbvio que a escola ou instituição de ensino tem um papel importante: o ambiente escolar pode determinar ou influenciar sua atitude perante a escola e o aprendizado. Os professores são outra parte importante do processo: quanto mais ativo, cuidado, preocupado e eficiente ele for, mais o aluno vai se sentir motivado (mas não seja para compensar o professor incansável!).

 

O tipo de matéria e suas aptidões cognitivas podem influenciar no processo. Porém, usando um clichê bem antigo «não importa o que acontece, importa o que você faz com o que acontece». Portanto, está (sempre) em suas mãos. Vamos acreditar, né!

 

Guardar sempre um tempinho para rever a matéria pode ser importante no momento de estudar para o exame: como você foi resumindo e estudando pouco a pouco, algumas noções e informações já vão ser bem mais fáceis de assimilar.

 

Estudar em grupo pode também ajudar você, tirando dúvidas com seus colegas e comparando o estágio de cada um. Porém, se for muito conversador e pouco concentrado, estudar em grupo pode ser uma armadilha. Depende de você.

 

Encontrar o ambiente certo para o estudo. Aí está outro ponto bem pessoal. Alguns preferem o barulho dos bares, o semi silêncio da biblioteca ou o silêncio absoluto de um quarto de estudo. Não importa qual seja seu favorito. Apenas faça uso dele a seu favor!

 

As regras mais importantes para diminuir o estresse

 

Será totalmente mentira afirmar que as regras para diminuir o estresse é não haver regra nenhuma? Ou que as regras para diminuir o estresse dependem de cada indivíduo?

Algo que pode me acalmar e apaziguar, pode estressar outra pessoa. A meditação, por exemplo. Ela não resulta com todo o mundo e pode ser um pavio explosivo para pessoas que não suportam o silêncio e a introspecção.

 

Listamos, ainda assim, algumas regras para diminuir o estresse e aumentar a concentração, que parecem funcionar bem com a maioria das pessoas:

 

  • Alimentação saudável e equilibrada
  • Sono reparador 
  • Exercícios respiratórios
  • Ter bons pensamentos. Adoramos isso! As ondas positivas levam o estresse para longe
  • Fazer pausas regulares
  • Manter contato com a natureza. Simplesmente maravilhoso!
  • Equilibre todos os aspectos de sua vida
  • Faça alguma atividade esportiva

 

Há muitas outras, que de alguma forma, ajudam você a se “desligar” do mundo exterior, manter a calma e aumentar sua concentração. O que não existe é uma fórmula mágica ou uma fórmula única.

 

Cabe a cada um organizar, planejar e viver seu dia-a-dia, de uma forma mais descontraída e controlada (os dois não são antagônicos), para que quando a época de exames chegar, você esteja pronto para encarar o desafio. Sem estresse!

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *