Ranking QS 2022: Universidade de Buenos Aires se confirma como a melhor da Ibero-América

Pelo sétimo ano consecutivo, a Universidade de Buenos Aires é a melhor universidade do mundo hispânico, de acordo com o QS World University Rankings 2022. A nova edição deste ranking, que qualifica as melhores instituições de ensino superior, classifica a UBA em 69º lugar a nível mundial.

A UBA tem registrado uma melhoria sistemática nas várias avaliações efetuadas internacionalmente. Se, de fato, em 2014 ela estava posicionada no número 209, em sete anos conquistou 140 posições acima.

Para influenciar o desempenho da Universidade de Buenos Aires, o QS World University Rankings 2022 consolidou a 44ª posição nos quesitos reputação acadêmica e produção científica. Melhor ainda, para a avaliação do mundo produtivo questionado sobre as universidades que oferecem os melhores futuros profissionais, a UBA ficou em 40º lugar.
buenos aires
Este ano foram avaliadas 1.673 instituições de ensino superior de 93 países, das quais 1.300 passaram na avaliação final e entraram no ranking de 2022. Além disso, 145 universidades aparecem na lista pela primeira vez.

O método QS (Quacquarelli Symonds) leva em consideração a atividade de pesquisa, a qualidade do ensino, a reputação do empregador, o grau de internacionalização de cada universidade, entre outros fatores que influenciam os alunos na sua escolha, e as empresas na busca por novos profissionais.

Panorama acadêmico latino-americano

A Universidade de Buenos Aires precede claramente outras universidades regionais importantes, pois é a única no Top 100 do QS 2022. É seguida pela Universidade Nacional Autônoma do México (em 105º lugar), Universidade de São Paulo (121), Pontifícia Universidade Católica do Chile (135), Tecnólogico de Monterrey (161).

Também estão bem colocadas na lista a Universidade do Chile (183), a Universidade Estadual de Campinas (219), a Universidade dos Andes (236), a Universidade Nacional da Colômbia (258) e a Pontifícia Universidade Católica Argentina (322).

Quanto ao posicionamento das demais universidades argentinas no QS atual, a Universidade de Palermo aparece em 391º lugar no ranking mundial, Universidade Austral (400), Universidade de Belgrano (465), Universidade Nacional de La Plata (581), Universidade Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires (601), Instituto Tecnológico de Buenos Aires e Universidade San Andrés (701), Universidade Torcuato Di Tella (751).

Ainda na Argentina, a Universidade Nacional de Córdoba, Universidade Nacional de Rosario, Universidade Nacional de San Luis e Universidade Tecnológica Nacional dividem a posição 801 – 1000.

QS Rankings 2022 a nível mundial

O QS mantém em primeiro lugar, pelo décimo ano consecutivo, o Massachusetts Institute of Technology (MIT), dos Estados Unidos; o segundo lugar é da Universidade de Oxford (Reino Unido); e o terceiro, fica com a Universidade Stanford, nos Estados Unidos.

O top 10 das melhores universidades do mundo é formado por cinco instituições localizadas nos Estados Unidos, quatro no Reino Unido e uma na Suíça.

Sobre as classificações do QS World University

As classificações deste ano são lançadas em um momento desafiador para todos, com a Covid-19 impactando estudantes e universidades; no entanto, elas continuas a ser avaliadas de acordo com as seguintes métricas:

Reputação acadêmica (40%) – Esta métrica reúne as opiniões de especialistas e de mais de 100.000 pessoas no espaço do ensino superior sobre a qualidade do ensino e da pesquisa nas universidades do mundo.

Reputação do empregador (10%) – A Pesquisa de empregador QS pede aos empregadores que identifiquem as instituições de onde obtêm os graduados mais competentes, inovadores e eficazes. Este estudo se baseia em cerca de 50.000 respostas de empregadores e é o maior do mundo em seu tipo.

Proporção professor / aluno (20%) – Este indicador avalia até que ponto as instituições podem fornecer aos alunos acesso significativo a professores e tutores, e reconhece que um alto número de professores por aluno reduzirá a carga de ensino de cada bolsista.

Citações por corpo docente (20%) – A métrica se refere ao número total de citações recebidas para todos os artigos produzidos por uma instituição durante um período de cinco anos; é calculada pelo número de membros do corpo docente dessa instituição.

Proporção de professores e alunos internacionais (5% cada) – Uma universidade altamente internacional adquire e confere uma série de vantagens. Demonstra capacidade de atrair professores e alunos de todo o mundo, o que, por sua vez, sugere que possui uma forte marca internacional. Também proporciona aos alunos e funcionários um ambiente multinacional, facilitando a troca de boas práticas e crenças.

Para o ranking 2022, foram considerados 14,7 milhões de artigos acadêmicos, 96 milhões de citações, além de 2 milhões de indicações acadêmicas e 450 mil indicações de empregadores.

Este ranking, que se realiza desde 2005, é produzido pela conceituada empresa inglesa QS Quacquarelli Symonds Limited, que, entre outros, publica o QS World University Rankings by Subject; QS Best Student Cities; QS Global MBA Rankings; e QS Graduate Employability Ranking, para citar alguns.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *