Veja como ter mais produtividade no home office utilizando mudanças de hábitos fáceis de serem implementadas. Veja como otimizar seu tempo e assim, aumentar sua produtividade no home office.
Ter mais produtividade no home office é um dos desafios de quem trabalha com essa modalidade.
Talvez para muitos, pode parecer um motivo contraditório: afinal, que profissional não gostaria de ter mais tempo livre para si próprio e para sua família?
Na verdade, é onde reside o principal desafio: a falta de produtividade acontece por causa da liberdade que o trabalhador possui.
A maioria dos trabalhadores que migraram para o trabalho em casa, acaba procrastinando por vários motivos, por exemplo: por causa da TV, uso frequente do celular para fins pessoais, falta de compromisso com a tarefa e entre outros motivos.
Além disso, as inúmeras notificações em nossos aparelhos, cada vez mais conectados à Internet, contribuem muito para essa queda de produtividade.
Redes sociais enviando notificações de solicitação de amizades, atualizações de perfis de nossos amigos. Enfim: manter-se alheio a isso, é para muitos, uma tarefa quase impossível de ser feita.
Ou seja, a liberdade conquistada acaba atrapalhando a produtividade e para evitar isso, é necessário ter disciplina e saber separar o trabalho das distrações que aparecem no dia a dia.
Por isso, nós preparamos este artigo para te auxiliar a maximizar sua produtividade. Se você quer saber como ter mais produtivo observe aqui algumas dicas.
Veja também: Curso Profissão Home Office: Trabalhe de casa.
Dicas para ter mais produtividade no home office
Nós separamos algumas dicas que podem te ajudar a melhorar a produtividade no home office. No entanto, é importante que faça uma pequena reflexão antes de começar a implementar essas mudanças de hábito.
Veja o que faz sentido para sua realidade e implemente aos poucos. Meça o que funciona pra você e mantenha o hábito.
É possível também que você encontre alguma resistência, sua ou da sua família, ao implementar esses hábitos. No entanto, mantenha-se focado em seu objetivo.
Para começar a ser mais produtivo no home office, você sugerimos adotar os seguintes hábitos:
Organize seu ambiente de trabalho
Não é possível ter produtividade em um ambiente de trabalho desorganizado. A desorganização provocada por papéis, canetas, livros, objetos fora do lugar e entre outros não contribui em nada. Aliás, contribui para diminuir sua produtividade.
Isso porque você acaba perdendo muito tempo procurando por algum item que está precisando ou por não tem espaço no ambiente de trabalho.
Por isso, coloque as coisas no seu devido lugar.
Primeiramente, elimine o que não é necessário para seu trabalho. Seja duro consigo mesmo. Objetos que não são utilizados sempre podem ficar em lugares menos acessíveis.
Aproveite também para organizar seus móveis.
Defina o seu horário de trabalho
A possibilidade de flexibilizar os horários de trabalho é uma das vantagens do home office. Mas não quiser que você deva trabalhar pouco ou 24 horas por dia.
É necessário que você defina o seu horário de trabalho, para ter o equilíbrio entre suas atividades, o seu descanso depois do expediente, e também um tempo para seu desenvolvimento pessoal.
Por exemplo, se você é um programador, é importante que você dedique algumas horas por dia para estudar sua profissão. Desta forma, além de ter equilíbrio, você também irá se manter atualizado com o seu mercado de trabalho.
Defina metas
Para aumentar a sua produtividade no home office, é importante que você defina objetivos para o dia.
Esses objetivos podem ser de curto, médio e longo prazo. Elas vão servir com impulso para você trabalhar mais durante o dia para conseguir atingi-las.
Além disso, definir metas pode te ajudar a medir sua produtividade durante o dia e durante a semana.
Planeje as suas tarefas
O planejamento das tarefas que devem ser feitas no dia a dia ajuda a aumentar a sua produtividade. Por isso, no dia anterior, organize as tarefas que são prioridades, agende as reuniões e faça um cronograma de atividade.
Depois, faça uma lista das tarefas que já foram finalizadas.
Elimine as distrações
Para ter mais produtividade no home office, você precisa tentar eliminar as distrações ao seu redor. Lembre-se que, ao perder sua atenção, seu trabalho irá demorar mais para ser feito.
O tipo de distração mais frequente em nosso mundo moderno é o seu aparelho celular. Redes sociais conectadas o tempo todo em seu aparelho podem te tirar mais tempo que o aceitável. Por isso, coloque o seu celular em modo “Sem distração”, ou simplesmente remova as mídias sociais de seu aparelho.
E para ficar mais focado nos afazeres, escute musicas relaxantes calmas e lentas. Existem diversas opções, dentre elas, músicas clássicas ou instrumentais, que você pode utilizar para eliminar distrações do ambiente.
Evite também televisão ligada, rádio, ou vídeos no computador. Invariavelmente, seu cérebro irá prestar atenção ao conteúdo, e por isso, pode prejudicar a produtividade do seu trabalho.
Se vista apropriadamente
Quando trabalhamos em home office, nós tendemos a usar roupas mais confortáveis que normalmente usamos em um escritório físico.
Muitas pessoas, inclusive, trabalham em casa com seu pijama ou com uma roupa qualquer. No entanto, o trabalho home office também é sério e você deve se vestir de forma adequada.
Além da possibilidade de fazer uma reunião ao vivo de emergência, é possível também que você acabe ficando mais relaxado a ponto de não trabalhar com afinco. Por isso, antes de começar a trabalhar, tome banho e se arrume adequadamente.
Programe pequenos intervalos
Todos sabemos que o dia a dia do trabalho pode ser estressante, e no home office, isso é igualmente verdadeiro. Além de melhorar a qualidade do seu dia, se programar para pequenos intervalos podem te ajudar a manter sua produtividade e também sua criatividade.
Portanto, programe pequenos intervalos para descanso no seu dia. Os intervalos podem ser de 10 a 15 minutos após a finalização de cada tarefa.
Conclusão
Diferente do trabalho tradicional, home office permite uma qualidade de vida melhor, longe do estresse diário do transporte e também apresenta uma mais flexível de realizar as tarefas.
No entanto, essa liberdade pode gerar uma ligeira queda na produtividade. Muitos se queixam que distrações dentro de casa podem diminuir (e muito) a produtividade do profissional. Neste artigo, entregamos algumas dicas importantes para quem busca otimizar seu tempo e, por consequência, melhorar sua produtividade.
No entanto, as dicas apresentadas aqui podem ser utilizadas também para melhorar a produtividade de quem está em um escritório tradicional.
Por fim já falamos em outro artigo sobre o curso marmita congelada fit para vender, leia e aproveite!
Caso você tenha alguma dúvida ou queira compartilhar uma dica conosco, sinta-se livre para utilizar os comentários abaixo. E também compartilhe nosso artigo em suas redes sociais para que seus amigos possam também aumentar sua produtividade no home office.