Estudar em tempos de crise e de pandemia é muito difícil, principalmente pelo fato de não termos sinergia com os colegas de sala de aula.
A base do que fazemos e os princípios pedagógicos são basicamente os mesmos em um ambiente on-line. Com isso em mente, tenho algumas dicas que você pode achar úteis.
Reflexão importante: somos todos diferentes. Fazemos as coisas de maneira diferente, temos perspectivas, experiências e contextos diferentes.
Esta não é de forma alguma uma lista de coisas que funcionarão para absolutamente todos. Em vez disso, oportunidades de exploração e reflexão que podem precisar de ajustes no seu contexto. Espero que essas oportunidades possam trazer alguma alegria para seus alunos, você e suas lições.
Estabelecer rotinas
A consistência também é fundamental através de um meio online. Como sua lição é geralmente estruturada? Por exemplo, onde trabalho, temos algumas rotinas definidas:
- Tenha a data da lição no quadro branco. Inclua o objetivo da lição e garanta que os alunos estejam cientes dela;
- Verifique a lição de casa (HW) da maneira mais variada possível para combater a monotonia e estabelecer um bom ritmo;
- Ter um discurso mais caloroso, que inclua revisão e ativação de conhecimentos prévios;
- Um estágio principal da lição, onde há um foco claro, por exemplo, idioma e / ou habilidades;
- Configuração e preparação de HW para terminar a lição.
Com todas as suas lições agora online, nas circunstâncias atuais, quais rotinas você acha que seriam facilmente traduzíveis em um meio online? Porque você acha isso?
Eu não tenho todas as respostas. Eles mudarão de acordo com seus alunos, seu contexto, sua largura de banda e a duração de suas aulas.
Estabelecer rotinas iguais ou muito semelhantes em nossas salas de aula on-line ajudará os alunos a fazer a transição mais facilmente para seu novo meio.
Construir, nutrir e manter relacionamento
O estímulo é vital para o gerenciamento bem-sucedido da sala de aula em qualquer meio. Construa, nutra, mantenha e mantenha vivo. Em uma sala de aula on-line, precisamos realmente estar cientes dos rostos e da linguagem corporal (nas telas de vídeo, que podem ser menores para as de dispositivos móveis). Precisamos – excessivamente – exagerar nossas respostas a eles.
Nosso objetivo deve ser o de ajudar os alunos a aprender em um ambiente alegre. Garantir que eles estejam ainda mais engajados conosco e conosco com eles. Podemos fazer isso constantemente fazendo perguntas simples e verificando se estão ouvindo e não apenas olhando para a tela durante uma palestra. Podemos usar a caixa de bate-papo e a caixa de participantes para perguntar em que página estamos e para digitá-la. Ou pedir respostas (muito curtas) para exercícios diferentes. Ou peça-lhes de vez em quando para dar um polegar para cima, usando o botão de reações, se o “exercício 2 da página incluir uma figura”, etc.
Simplicidade
Mantenha as coisas simples! Lembre-se, é um novo meio. Assim como temos que garantir que nossas aulas sejam ambientes amigáveis, onde os alunos se sintam seguros, precisamos garantir que isso também seja feito em um curso on-line, onde eles ficam sozinhos em casa, na frente do computador, na maioria das vezes. Comece com atividades simples que refletem as rotinas diárias que você teve na sua sala de aula presencial. Isso dará a seus alunos uma sensação de segurança no novo ambiente.
Certifique-se de fornecer o treinamento necessário que lhes permitirá interagir com você. Minhas aulas on-line iniciais abrangem apenas 5 botões principais da sala de aula virtual – participantes, bate-papo, reações, microfone e câmera de vídeo. Isso ocorre porque eu preciso usar os 3 primeiros como um canal de comunicação imediato para verificar se eles estão me seguindo. Eu uso os 2 restantes para poder ouvi-los e vê-los.
A caixa de participantes é ótima. Eu uso o tiquetaque e atravesso muito para perguntas Sim / Não, Verdadeiro / Falso ao longo da lição para verificar se eles entendem e estão a bordo e seguindo.
Por exemplo, “se você está na página 34 do livro e pode ver o exercício 2, marque-o”. Não esqueça que tudo isso é uma ótima prática auditiva para eles.
Gerenciamento de sala de aula
Assim como você pode fazer com que os alunos se alinhem fora da sala de aula e usem uma técnica de ingresso, é necessário reforçar as regras básicas de gerenciamento da sala de aula.
Temos dois grupos de adolescentes que estão com boca a boca cheia de açúcar! Portanto, uma das características importantes da maioria das salas de aula virtuais é a capacidade de silenciar todos.
Nesta semana, tive uma aula com um desses grupos depois de pesquisar no mundo do aluno, e quando os silenciei (já tínhamos discutido isso com eles e eles estavam cientes) eles riram muito e o resultado não foi negativo! Eu os mudei alguns segundos depois e eles tinham muito a dizer, então aproveitei a oportunidade para falar um pouco.
Tecnologia
Ser lançado em um novo meio já é bastante desafiador para a maioria das pessoas, então comece pequeno. Explore todas as oportunidades necessárias para se familiarizar com sua plataforma, seja Zoom, Microsoft Teams, Skype, Adobe Connect, etc. No Lacunza IH, onde trabalho, oferecemos treinamento contínuo de 2 tipos:
1 – Sessões de treinamento intensivo inicial em estilo cascata. Os Diretores de Estudos (DoSes) concluem isso primeiro, para que possam ir e fazer isso com suas equipes (somos 11 DoSes e mais de 100 professores).
2 – Clínicas mais curtas de perguntas e respostas. Nosso Diretor de Educação cuida deles enquanto eu cuido das outras sessões.
Um último pensamento em relação à tecnologia: mantenha-a simples. Lembre-se de que trazer outras ferramentas da Web para sua sala de aula virtual pode parecer muito atraente, mas os estágios iniciais de implementação podem não ser os melhores. Permita que você e seus alunos se instalem em seus novos ambientes antes de começar a adicionar ferramentas que podem complicar desnecessariamente as coisas, para você e seus alunos.
‘Tudo vai ficar bem’
Eu acho que, enquanto eu continuar cantando meu mantra ‘tudo vai ficar bem’, para me ajudar a focar no que está por vir, é provável que eu tenha sucesso. Se não, eu definitivamente estou pronto para aprender ao longo do caminho!
Concluo convidando você a continuar sendo você mesmo. Mantenha-o simples e continue aprendendo. Aproveite esta maravilhosa oportunidade que agora temos para expandir nosso conjunto principal de habilidades, aprendendo, experimentando, compartilhando e adquirindo um novo conjunto de habilidades de ensino on-line. Juntos, podemos transformar esse vírus e ganhar mais com isso do que aquilo que está tirando de nós.