Quem não gosta de uma deliciosa pizza quentinha? Calabresa, marguerita, portuguesa, napolitana ou chocolate: são uma infinidade de sabores disponíveis em estabelecimentos de todo o país. Qual seu sabor favorito? no artigo de hoje você vai aprender como atrair mais clientes para uma pizzaria.
Mercado da pizza
No Brasil, mais de um milhão de unidades são consumidas diariamente, segundo a Associação das Pizzarias Unidas de São Paulo. Trazida pelos imigrantes italianos, a opção agradou tanto o paladar do brasileiro que tem até uma data comemorativa: 10 de julho é o dia da pizza.
Carmino Corvino foi o primeiro empresário que decidiu investir no setor e criou uma pizzaria no bairro do Brás, na cidade de São Paulo, lá em 1910. De lá para cá muita coisa mudou, o prato virou preferência de milhares de brasileiros e diversas outras empresas surgiram em todo o país.
Se você é proprietário de uma destas pizzarias, como se destacar? Separamos aqui algumas dicas para te ajudar a se diferenciar e atrair mais consumidores para o seu produto.
Como atrair mais clientes para uma pizzaria?
Não basta ter uma boa massa e combinações de sucesso para ter sucesso neste setor. Por isso, você deverá:
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Criar uma identidade visual para a pizzaria;
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Organiza um serviço de delivery eficiente. Monitore o tempo de entrega e faça da agilidade a sua propaganda;
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Forme um banco de dados de seus clientes. Dará agilidade ao atendimento e você terá um histórico que poderá ser usado para promoções;
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Invista na aproximação com o cliente. De acordo com o perfil, ofereça cupons de descontos, vantagens no cartão de fidelidade;
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Ofereça promoções especiais de acordo com as datas comemorativas. Exemplo: combos pizza + bebida + sobremesa para clientes aniversariantes;
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Crie novos sabores de pizza. Faça disso o seu diferencial;
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Atraia novos estilos de consumidores como veganos, vegetarianos ou com algum tipo de restrição alimentar;
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Monte um ambiente específico para as crianças. Com sala de jogos, playgrounds e brinquedos;
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Organize um espaço para os pets. Assim como para as crianças tenha um monitor para acompanhá-los todo o tempo;
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Ouça o cliente. Faça pesquisa de satisfação e peças sugestões;
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Utilize as redes sociais e aplicativos de comunicação como Messenger, Telegram e WhatsApp.
Use e abuse do marketing digital
Utilizar a tecnologia disponível para construir e melhorar os negócios é a grande pedida do momento. As mídias sociais podem trazer novos clientes e fidelizar os já existentes de uma forma econômica e eficiente.
Fora isso, explore também soluções como Google Meu Negócio, muito útil para negócios locais. Por exemplo, imagine um gringo em visita a sua cidade, ele vai primeiramente pesquisar: restaurantes delivery. Depois, se não estiver satisfeito, vai pesquisar por delivery de pizza ou restaurantes delivery + cidade em que estiver.
Em ambas as situações, ter um perfil ativo no Google Meu Negócio vai dar mais visibilidade para sua pizzaria e ajudar a alcançar outras pessoas que estejam na região.
Vamos mostrar passo a passo a forma adequada de explorar o marketing digital da sua pizzaria:
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1º Passo: Faça uma pesquisa com seus consumidores. Saiba qual rede social é mais utilizada;
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2º Passo: Invista em fotos e vídeos de qualidade para atrair novos clientes;
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3º Passo: Crie promoções, benefícios, sorteios e memes para os seguidores na rede social. Estimule a interação do seguidor com a página para obter mais curtidas e compartilhamentos;
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4º Passo: Tenha um funcionário ou agência exclusiva para o trabalho com as redes sociais. Isso possibilita que os seguidores sejam respondidos de forma personalizada, com rapidez, e sintam-se seguros quantos as respostas dadas.
Tenha uma casa própria virtual
Um site próprio com a sua marca e suas características possibilita ao cliente um maior conhecimentos de seus produtos e serviços.
Uma página organizada de acordo com o interesse do seu público-alvo, com dicas de cardápio e promoções, com telefone visível, horário de funcionamento e localização é uma boa ferramenta de marketing para sua pizzaria.
Esteja no Facebook
A rede social não é mais tão relevante como anos atrás, mas ainda tem muita penetração dentro do público brasileiro. Este é um bom canal de divulgação e interação com os consumidores, e você pode também atuar em grupos com usuários da sua cidade, ampliando o alcance das suas ações.
Use o Facebook também como canal para críticas e sugestões dos consumidores, usando-as para análise dos serviços ofertados e definir os parâmetros para uma melhora no atendimento.
Explore fotos no Instagram
Esse tipo de rede social pode ser utilizada como propaganda visual da sua pizzaria. Por exemplo, filme o processo de produção das pizzas, desde a montagem até a saída do forno, e divulgue para os seguidores.
Incentive também os clientes a postar e usar uma hashtag que identifique a sua pizzaria. Isso ajudará a atrair mais consumidores.
WhatsApp para negócios
Seja pelo uso do aplicativo WhatsApp Business ou mesmo a versão mais comum, essa ferramenta é uma importante aliada para comunicar diretamente com o consumidor e reduzir os gastos telefonia.Você pode ainda incentivar e convidar os consumidores para um grupo próprio, divulgar promoções exclusivas e receber pedidos por lá.Como você pode ler, a tecnologia é uma grande aliada no processo de como atrair mais clientes para uma pizzaria ou outro estabelecimento do segmento de alimentação.Ela permite regionalizar e escalonar suas ações, receber críticas ou sugestões e ampliar as vendas da sua pizzaria.
Contudo, evite a compra de fãs ou seguidores, já que uma ação automática pode iludir, já que o público comprado dificilmente terá algum engajamento com as suas postagens, sem valor algum para o seu negócio.
Esperamos que com essas dicas tenha ficado claro como atrair mais clientes para uma pizzaria
Gostaram das dicas pessoal? Sugestões podem deixar nos comentários.