Quer fazer faculdade ou curso tecnico e ta sem dinheiro? Conheça o Fies 2019 Segundo Semestre suas datas, inscrições e muito mais
Estudar em uma boa faculdade infelizmente está se tornando cada vez mais caro. E com isso muita gente tem tentado programas de bolsas como o educa mais ou o quero bolsa. Mas infelizmente ainda assim é complicado conseguir. É por isso que o Fies 2019 Segundo Semestre é uma boa opção para quem deseja financiar a sua faculdade, além de que também existe há algum tempinho, mas desde 2018 vem sofrendo algumas alterações e para saber tudo sobre essas mudanças, bem como conseguir um financiamento com juros baixo, ou até mesmo juro zero, é só ler este artigo que preparamos para você.
O que é o FIES
Indo direto ao assunt, o Fies é um programa de financiamento para estudantes cursarem o ensino superior em universidades privadas.
Poderá participar do financiamento:
- Quem tenha feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, tenha nota igual ou maior que 450 nas cinco provas, e que não tenha zerado na redação
- Quem tiver renda familiar mensal per capita de até 3 salários mínimos, para o financiamento do Fies; e entre três e cinco salários mínimos, para o P-Fies
Para participar do programa na modalidade Fies, que tem taxa de juro zero, os candidatos precisam cumprir diversas etapas. Primeiro, é preciso se inscrever no sistema do Fies e passar pela pré-seleção. Uma vez pré-selecionado, o candidato precisa apresentar documentos que comprovem os requisitos de participação no fundo, como renda familiar per capita de até três salários mínimos por mês e nota mínima de 450 pontos nas provas do Enem, sem zerar a redação.
Veja as principais alterações que valerão em 2019:
- Renda Familiar: A renda familiar bruta mensal para participar do programa passou a ser de até cinco salários mínimos por pessoa.
- Juros zero: Em 2018 cerca de 100 mil vagas no programa foi a juros zero e os demais juros variaram de 3% a 6,5%, aproximadamente. Em 2019 isso irá se manter e a quantidade de vagas a juros zero pode até aumentar.
- Prazo para pagamento: A dívida começa a ser quitada em várias parcelas, logo após a formatura ou ingresso num emprego, mas o valor de cada prestação não deve extrapolar 10% do valor bruto do salário.
- Limite de mensalidade: Antes o FIES tinha limite do valor da mensalidade financiada, dificultando o financiamento para quem deseja fazer Medicina, direito ou outros cursos com mensalidades mais altas, mas agora não tem mais e o estudante pode financiar qualquer curso presencial.
Fies 2019 Segundo Semestre – datas e inscriçoes
Está disponível o edital do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e do Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies). O edital foi publicado no Diário Oficial da União na sexta-feira (31). Os interessados podem conferir as regras válidas para o segundo semestre.
Calendário Fies 2/2019
- Inscrições: 25 de junho a 1 de julho.
- Pré-seleção: 9 de julho.
- Contratação: 10 a 12 de julho.
- Chamada da lista de espera: 15 de julho a 23 de agosto.
Os participantes terão que prestar atenção durante a inscrição para que possam fazer o cadastro no Fies corretamente, já que será preciso fazer as seguintes escolhas:
- Grupo de preferência
a) região;
b) mesorregião;
c) curso e o conceito do curso atribuído pelo Sinaes;
d) área e subárea de conhecimento.
Conclusão
Bom pessoal, esperamos que as dicas tenham sido úteis e que consigam se inscrever no Fies 2019 segundo semestre com sucesso.
Sugestões de novos artigos podem deixar nos comentários