EJA (Educação de Jovens e Adultos): aprenda como funciona!

Eja (educação de jovens e adultos) é o novo supletivo, veja como funciona e como terminar os estudos com ele!
O estudo ainda é a barreira com que faz com que as pessoas não consigam acessar uma melhor qualidade de vida. E uma das iniciativas que tem feito muito para mudar isso, é o eja, que não para de ser veliculado na mídia. Apesar de estar super conhecidas essas siglas, existem muitas pessoas que ainda desconhecem o significado, infelizmente isso ocorre nas regiões mais carentes do país. No entanto, a procura aumentou bastante.
E o governo resolveu este problema, criando mais vagas pra o sistema EJA (Educação de jovens e adultos) que funciona muito bem.

EJA – do que se trata?

eja educacao jovens adultos
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma categoria de ensino, que passa todos os níveis da Educação Básica do país. Essa modalidade é destinada a jovens e adultos que não puderam dar continuidade em seus estudos.
A Educação de Jovens e Adultos (Eja), para quem não se lembra é o novo nome do antigo e conhecido supletivo, quer garantir que os recém-alfabetizados não voltem a ser analfabetos.
São pessoas que, geralmente, tiveram problemas passados no sistema escolar, já com histórias de vida, com conhecimentos próprios e que têm pressa para aprender.
Isso ocorre, por inúmeros motivos, vamos citar alguns:

  • Proporcionar a conclusão do Ensino Médio aos Jovens e Adultos que estão afastados da escola e desejam retomar os seus estudos;
  • Garantir ao aluno, através da modalidade de Educação à Distância, a flexibilidade entre tempo e espaço e a economia de tempo e dinheiro gerada pelo não deslocamento diário até a escola;
  • Oferecer a inclusão digital pelo uso da tecnologia na educação;
  • Propor a democratização do ensino por todos os cantos do Brasil;
  • Quebrar barreiras territoriais de um país de extensão continental com a utilização da tecnologia de transmissão via satélite de última geração;

Participar da mudança na concepção do educar tradicional, que mantém os mesmos moldes do século XIX.Os alunos do EJA são geralmente trabalhadores/as, empregados/as e desempregados/as que não tiveram acesso à cultura letrada.
O que acontece é que existem grandes disparidades entre ricos e pobres. De acordo com estudos realizados, a população pobre encontra-se em desvantagem principalmente ao se tratar de jovens e adultos.
Os educadores para fazerem parte do corpo docente do EJA devem ter uma formação inicial, além de contribuírem de forma relevante para o crescimento intelectual do indivíduo, realizando o exercício de cidadania.

EJA – quem pode fazer?

eja educacao jovens adultos
Jovens e adultos que não concluíram o Ensino Fundamental e Médio podem se matricular durante todo ano nos 23 Centros Educacionais de Jovens e Adultos (Cejas) e nas 190 escolas estaduais que contam com turmas de ensino de jovens e adultos (EJA). Os interessados podem optar em estudar nos períodos matutino, vespertino ou noturno, por área do conhecimento, carga horária/etapa, e ainda participar de um curso profissionalizante.Alunos do EJA vão encontrar um plano de ensino, que combina aulas normais com material didático comum.
Alunos do EJA estudam em regime semestral e cada semestre conclui uma série, por isso as aulas são mais aceleradas do que as séries do ensino regular, fazendo com que os alunos terminam os estudos mais rápidos e assim podem pegar o certificado de conclusão do ensino fundamental e do ensino médio.
Matrícula 2018 deve ser feita pessoalmente na escola onde o aluno vai estudar. Estudantes maiores de idade podem fazer a própria matrícula, já os alunos menores de idade precisam ser acompanhados de um responsável. Para realizar a matrícula é só levar no dia a certidão de nascimento ou RG e comprovante de residência.P
Procure a secretaria de educação da sua cidade/estado!
Conclusão
Esperamos que tenham gostado das informações e que o eja consiga te ajudar a alcançar seus sonhos! Já falamos aqui sobre o riovagas que é bem interessante pra quem busca emprego.
Sugestões e dicas de novos artigos podem deixar nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *