A capacidade do cérebro humano é gigantesca, sendo que cientistas apontam que poucas pessoas conseguem utilizar todo esse potencial. Essa capacidade “máxima” é ainda uma fração do que realmente poderia ser executado. Dados aceitos pela maioria dos pesquisadores afirmam que pessoas que utilizam 15% da capacidade cerebral já são consideradas geniais, ou seja, temos uma verdadeira máquina de pensar e executar tarefas, bata sabermos lapidá-la e explorá-la.
Tudo relacionado ao cérebro é questão de treino, mesmo para pessoas que fazem algum tipo de suplementação para potencialização da concentração, ainda sim é preciso treinar (e muito) para aumentar os atributos intelectuais.
Esse treino também não precisa ser algo totalmente específico, sendo que pode ser adaptado para rotinas diárias e até mesmo dentro do serviço. Uma das coisas que mais atrapalha no desenvolvimento é a acomodação, pois quando o cérebro se acostuma com uma atividade repetitiva, já não precisa mais processá-la como uma novidade, tornando-se apenas repetição, ou seja, algo que não fará com que a percepção e capacidade em geral aumente.
Uma das dicas mais importantes para quem deseja alcançar a potencialização, é variar atividades rotineiras, mesmo que de outras formas tomem um pouco mais de tempo.
Exercícios físicos x capacidade mental
Sim, é possível utilizar exercícios físicos na potencialização da capacidade mental. Além de fazerem bem pra saúde, servirem como alívio do estresse e darem sensação de bem-estar, estes exercícios, quando realizados de maneira com que novas jogadas, técnicas e modalidades sejam aprendidas, auxiliam no desenvolvimento cerebral. Cada novo movimento que é interpretado, já treina o cérebro para determinada aptidão.
Suplementos x capacidade mental
Muitas pessoas pensam que já estão no limite da sua capacidade mental, no entanto, o que falta são momento de extrema concentração. A falta de foco é um sintoma que afeta boa parte da sociedade.
Para contornar essa situação, muitos buscam suplementos alimentares (como o Genius X) que auxiliam no combate a ansiedade e ajudam no foco. Contornando a dispersão, consequentemente a capacidade mental poderá ser explorada
Exercícios mentais x capacidade cerebral
Muitos exercícios mentais podem ser feitos para potencializar a capacidade cerebral, bem como jogos como o xadrez e damas, além de palavras cruzadas e sudoku, auxiliam na capacidade de raciocínio.Trinar leitura dinamica tambem pode ser de grande ajuda.
O dominó, famoso entre os mais velhos, é outro jogo que é acima de tudo educativo. Parte da tática para vencer as disputas é pura matemática, pois é possível antecipar as próximas jogadas do adversário com alguns cálculos, que exigem capacidade de percepção e velocidade.
Alimentação x capacidade cerebral
A alimentação também influencia muito na capacidade cerebral. Alguns pratos como salmão, brócolis e abacate são apontados como potencializadores. O primeiro é rico em ômega 3, sendo também indicado para pessoas que sofrem da Alzheimer. O segundo é rico em vitamina K, que é conhecida por melhorar a capacidade cognitiva. Por fim, o abacate, rico em gorduras monossaturadas (saudáveis), faz com que o fluxo de sangue aumente, algo que afeta também o cérebro, que fica mais ativo e alerta.
Combinando todas essas possibilidades, entre exercícios, alimentos e preparação, além de muito treino e dedicação, é possível aumentar o potencial de seu cérebro.
Conclusão
Esperamos que as dicas tenham sido úteis pessoal. Já falamos em outro artigo sobre o guia pratico para passar em concurso em 1 ano, sugiro a leitura.
Sugestões e dicas podem ser deixadas nos comentários
Artigo muito bom, na parte de atividades rotineiras um exemplo seria pentear o cabelo com a mão esquerda para que é destro, já alteraria a rotina.