O mercado está cada dia mais competitivo e de uns anos para cá muitas empresas estão explorando um novo espaço: a internet! Mas se você ainda tem dúvidas e deseja saber se uma loja virtual é realmente uma boa opção, confira aqui 5 vantagenschocantesdeumaloja virtualpara a sua empresa!
Loja virtual: uma vantagem sobre a concorrência
O mercado está sempre em constante mudança e isso é um fato impossível de ignorar. Essa inconstância acaba por fazer surgir novas formas de fazer negócios e outro fato irrefutável é o grande aumento desse aspecto no mercado virtual.
“E por que isso ocorre?” As empresas estão investindo em estratégias voltadas ao mundo virtual porque é exatamente onde as pessoas estão!
Pense bem, mesmo que a realização de compras de forma online não pareça tão comum a princípio, a grande realidade é que o perfil do consumidor está mudando. E mudando para um consumidor muito mais conectado. Por isso a rotina de compras onlineé muito mais corriqueira do que aparenta ser!
Portanto, saber escolher a melhor loja virtual é uma estratégia que te permite explorar novas formas de negócio e ainda ficar à frente da concorrência.
Porque significa que a sua marca está preocupada em inovar sempre, pois visa oferecer o melhor aos clientes e se manter atualizada.
Por isso, a ideia de criar uma loja virtual para o seu negócio não é apenas boa, é excelente! Veja a seguir 5 vantagens chocantes de uma loja virtual para o seu negócio!
1 LOJA VIRTUAL É UMA LOJA EM ASCENSÃO
Mesmo que o seu negócio atualmente tenha um bom número de clientes, nada se compara à expansão dos seus contatos quando se trata do alcance de uma loja virtual. Afinal, sem as barreiras de uma loja física, o potencial de crescimento do número de possíveis clientes é bem maior com uma loja online.
Se com uma loja física você está de certa forma limitado à uma clientela focada apenas na sua cidade, região ou estado, mas uma loja virtual tem por limite o tamanho da rede. Ou seja, o seu alcance é o país, ou quem sabe o mundo inteiro!
Sem contar que o próprio mercado de vendas online também está em expansão contínua! A 37º edição da pesquisa Webshoppers, feita em 2018 constatou um faturamento igual a R$ 47,7 bilhões para o setor de ecommerce somente no ano anterior. No entanto, a estimativa é bem maior pois prevê-se um aumento de mais de 3 bilhões por ano nesse faturamento de negócios virtuais.
Por esse (e vários outros motivos) muitas empresas estão optando por criar uma loja virtual e conseguir abranger um número maior de clientes, maiores vendas e conquistar a confiança do novo consumidor e seu perfil atual!
2 O NOVO PERFIL DE CLIENTE PREFERE LOJA VIRTUAL
Com o surgimento das novas tecnologias o perfil do consumidor e as formas de consumo mudaram também. Isso ocorre por causa do acesso que se tem agora com um número gigantesco de informações. Os consumidores agora pesquisam bastante sobre um dado produto antes de comprar.
Fazem pesquisa de preços e de qualidade, tanto do produto quanto da empresa que o oferece. E essas pesquisas geralmente são feitas tanto pessoalmente nas lojas físicas quanto nas virtuais. Porque muitas lojas oferecem descontos especiais para compras online. Cupons de desconto em sites são perfeitos exemplos disso.
E vendo que online é mais barato e cômodo para ele (falaremos sobre isso mais a frente) está se tornando comum a prática de optar por comprar pela internet. Em algumas vezes é possível comprar na loja virtual e ainda assim retirar o produto diretamente em uma versão física da mesma loja virtual (omnichanel).
Mas calma! As vantagens de uma loja virtual para a sua empresa não param por aqui.
Lembre-se que grades marketplaces, caso deseje construir sua loja virtual em um deles, costumam exigir um código de barras, portanto é sempre bom saber como adquirir ou gerar um código de barras para seu produto!
3 UMA LOJA VIRTUAL TEM CUSTO MUITO MENOR!
Se sua empresa recebe uma grande quantidade de clientes por dia, parece óbvio que você precisa de um número de funcionários grande o suficiente para dar conta do atendimento, certo? Bem… depende. Sua empresa é uma loja virtual? Sim? Então você não precisa de tanto a funcionários assim!
Porque muitas tarefas podem ser automatizadas, dispensando muita mão de obra e te dando uma baita economia!
Sem contar os outros gastos típicos de uma loja física que podem ser facilmente dispensados te rendendo a economia ainda maior:
- Aluguel – claro que, dependendo do caso, você terá que desembolsar uma certa quantia para manter sua loja no ar. Como pagar pela hospedagem, por exemplo. No entanto a diferença entre pagar hospedagem e pagar aluguel de um espaço físico é gritante! Enquanto você precisa pagar valores altos em aluguel de um ponto comercial, com uma loja virtual isso não é necessário. Tem planos de até $100 para hospedagem de sites voltados ao ecommerce.
- Luz, água, gás… – você pode montar sua loja virtual no conforto da sua casa, inclusive em apenas cinco minutos, dependendo do caso. Portanto gastos com luz, água e gás não são sequer contados!
- Propaganda – o marketing digital é sem dúvida um dos maiores fatores de sucesso de lojas desse tipo, pois é possível produzir o conteúdo certo, para a pessoa certa e no momento certo! Isso evita perder tempo e dinheiro com marketing. Sem contar que negócios digitais são bem mais fáceis de monitorar.
4 LOJA VIRTUAL: HORÁRIO FLEXÍVEL É COMODIDADE PARA O CLIENTE
Uma loja virtual está sempre no ar, 24h, portanto, sua loja funciona 24h! Uma grande sacada, porque o processo de finalização de vendas ocorre de forma automática. Muitos cms’s possuem várias ferramentas com opções de pagamento das mais variadas que agilizam o processo de compra sem que você precise ficar monitorando.
Isso é uma grande comodidade, tanto para você como empreendedor quanto para o cliente. Porque ele não precisa “esperar o shopping abrir” ou qualquer coisa parecida. Ou seja, ele não terá de se preocupar se está aberto ou não, porque vai estar aberto!
Pode ser um pouco assustador, afinal, estar aberto 24h é estar disponível 24h, certo? Bem, só se você realmente quiser isso! Você pode simplesmente deixar bem visível e explicar de forma clara que o atendimento ocorre apenas das 8:00 às 20:00, por exemplo.
Para o caso daqueles clientes que de sejam conversar sobre algum problema ou defeito em algum produto e acham que uma boa hora de resolver isso é as três da manhã.
5 O SUCESSO DAS VENDAS ESTÁ AO ALCANCE DE TODOS!
Se tem tantas empresas migrando ou se aventurando no mercado digital, então a concorrência é grande, certo? Sim, realmente a concorrência, dependendo do seu nicho e área de atuação pode ser gigantesca. Afinal, são milhares de lojas virtuais espalhadas pelos servidores em todo o planeta.
Mas é aí que está o milagre: mesmo com toda a concorrência, o potencial de sucesso é igual para todos! Afinal, depende apenas das táticas é estratégias de cada empresa, pois todas estão no mesmo formato, então o que define seu sucesso ou fracasso basicamente vai da sua capacidade como empreendedor.
Basta ficar de olho:
- Nas suas margens de conversões;
- Aumentar o número de compras dos clientes;
- Diminuir o abandono de carrinhos.
O mercado de ecommerce é competitivo sim, mas o ambiente virtual é grande e aberto a várias possibilidades. Portanto há espaço sim para novas lojas virtuais!
Então, se você estava em dúvida e desejava saber se uma loja virtual é uma boa ideia para a sua empresa, espero que está dúvida tenha sido sanada! Espero que tenha gostado do conteúdo.