Os investigadores que fizeram história na vida real estão se tornando bem sucedidos também nas telas
O gênero true crime, termo em inglês que se refere a filmes, séries e documentários baseados em crimes reais, tem ganhado um grande espaço nas plataformas de streaming, nas telonas.
Cada vez mais histórias de ficção, das mais populares às pouco conhecidas, têm retratado crimes que aconteceram de verdade no passado, e que precisaram de uma mãozinha de um detetive para solucionar – ou não – os casos.
O gênero caiu no gosto do público: as produções, muitas vezes, contribuem com novas informações que podem ajudar a solucionar alguns casos, com uma análise distanciada e imparcial do crime em questão, inflamando o interesse dos espectadores.
Para aqueles que amam as películas true crime ou têm curiosidade em conhecer mais sobre algum caso famoso, veja a seguir crimes reais que viraram obras aclamadas pelo público:
Lost Girls – Os Crimes de Long Island (2020)
A produção da Netflix narra a busca real e incessante de Mari Gilbert pela filha desaparecida, Shannan Gilbert, diante da indiferença das autoridades.
Em 2010, Mari seguiu pistas e buscou, por conta própria, vestígios da filha desaparecida, vista pela última vez em um condomínio fechado em Long Island, Nova York.
A busca desencadeou em uma investigação que encontrou os corpos de 11 mulheres, incluindo a de Shannan, que se prostituíam e acabaram desaparecendo sem deixar vestígios.
Acredita-se que o culpado – que nunca foi encontrado – tenha sido um assassino em série, que fez cerca de 16 vítimas ao longo de 20 anos!
Não Atire (2020)
Não Atire é um filme inspirado na história verídica de chacinas promovidas por um grupo de serial killers, entre 1983 e 1985, na Bélgica.
Disponível no Amazon Prime, o longa apresenta uma história de ficção por trás dos fatos reais que ocorreram durante as chacinas.
É o caso do garoto David, de 9 anos, que perdeu a mãe, o pai e a irmã em um dos assassinatos e passa a ser criado pelo avô, Albert, e a avó, Metje. Ao longo dos anos, David e Albert passam a investigar as mortes para ajudar a polícia a encontrar o grupo que matou sua família.
Inacreditável (2019)
A minissérie de oito episódios, Inacreditável, foi inspirada em um crime real de 2008 relatado pelo jornalProPublica em conjunto com o The Marshall Project.
O artigo “Uma história inacreditável de estupro”, que venceu o Prêmio Pulitzer, conta a história de Marie Adler, uma das vítimas do estuprador em série Marc O’Leary, um veterano do exército norte-americano.
Disponível na Netflix, a série relata como Marie, ao prestar queixa sobre o estupro, foi descreditada pelas autoridades. Em paralelo, três anos depois dos depoimentos de jovem, duas detetives, Karen Duvall (na vida real, Stacy Galbraith) e Grace Rasmussen (na vida real, Edna Hendershot) investigam um estuprador em série, que ao que tudo indica é o próprio Marc O’Leary.
A série oculta o nome dos envolvidos, utilizando poucos recursos de ficção na adaptação para a plataforma de streaming. O’Leary foi preso em 2011 e cumpre prisão perpétua.
Estrada Sem Lei (2019)
Estrada Sem Lei é baseado na história verídica da notória dupla de criminosos dos anos 30 que todo mundo já ouviu falar, o casal Bonnie & Clyde.
O longa segue a trajetória de dois policiais aposentados, Frank Hamer e Maney Gault – interpretados por Kevin Costner e Woody Harrelson, respectivamente -, que são recrutados pela governadora do Texas, Ma Ferguson (Kathy Bates), como detetives para capturar o casal.
Em paralelo à busca de Hamer e Gault, o filme, produzido pela Netflix, relata os crimes reais e a evolução de Bonnie & Clyde dentro da burocracia política, opondo-se à visão heróica dos criminosos.
Ted Bundy – A Irresistível Face do Mal (2019)
Estrelado por Zac Efron, Ted Bundy – A Irresistível Face do Mal conta a história de Ted Bundy e de Liz Kloepfer, com quem o assassino em série teve um relacionamento duradouro.
O filme é baseado na obra de autoria da própria Liz, The phantom prince: My life with Ted Bundy, em que ela relata os anos os quais viveu ao lado do criminoso.
Ted Bundy é o serial killer mais famoso dos Estados Unidos, tendo confessado o homicídio de 30 mulheres entre os anos de 1974 e 1978.
Apesar de ser baseado em fatos reais, o longa, disponível na Netflix, possui nuances de ficção para trazer dinâmica ao público.
Mindhunter (2017)
A série Mindhunter se passa em 1977 e aborda o nascimento dos estudos psicológicos de criminosos pelo FBI.
A história gira em torno de dois detetives do FBI que de fato existiram, e que têm a missão de entrevistar dezenas de serial killers presos para não somente resolver os crimes cometidos por eles, mas, também, analisar seus comportamentos por meio da psicologia.
Os assassinos retratados na série, inspirada no livro Mindhunter: Inside the FBI’s Elite Serial Crime Unit, de autoria de John E. Douglas e Mark Olshaker, são reais, bem como suas histórias e crimes.
Disponível na Netflix, Mindhunter conta com duas temporadas e não deve ser renovada para uma terceira.
Foxcatcher: Uma História que Chocou o Mundo (2014)
O longa conta a história dos últimos meses de vida do vencedor olímpico de luta greco-romana Dave Schultz, interpretado por Mark Ruffalo, pela visão do seu irmão.
Foxcatcher é baseado no livro de Mark Schultz, que no filme é Channing Tatum, irmão de Dave e campeão olímpico de luta livre.
O filme retrata como Dave foi assassinado pelo seu patrocinador e empresário, John du Pont (Steve Carell), seis meses antes das Olímpiadas de Atenas, que ocorreu em 1996.
As motivações do crime até hoje são incertas, porém du Pont foi sentenciado a 30 anos de prisão, e morreu em sua cela em dezembro de 2010.
Foxcatcher, disponível no Amazon Prime, rendeu ao diretor Bennett Miller o prêmio de melhor direção no Festival de Cannes de 2014.
Zodíaco (2007)
O filme, inspirado no livro de mesmo nome de Robert Graysmith e estrelado por Jake Gyllenhaal, Robert Downey Jr. e Mark Ruffalo, retrata a história verídica de um serial killer que atuou no final dos anos 60 na Baía de São Francisco, Califórnia.
O assassino ficou conhecido como Zodíaco por enviar cartas criptografadas aos jornais locais. Robert Graysmith, então cartunista do San Francisco Chronicle, esteve presente quando o jornal recebeu uma dessas cartas, bem como roupas das vítimas.
A história é narrada a partir da investigação do próprio Robert, que conta as histórias mais sinistras do Zodíaco, inclusive seu encontro com ele.
Acredita-se que o Zodíaco tenha feito 14 vítimas, além de ser o autor de diversos crimes que nunca foram provados. Mesmo com as investigações do cartunista – que se tornou um detetive especializado no assunto – e da própria polícia, o Zodíaco jamais foi capturado.
Prenda-me, se For Capaz (2002)
Dirigido por Steven Spielberg e estrelado por Leonardo DiCaprio e Tom Hanks, o filme conta a história real de Frank Abagnale Jr., golpista profissional e que figurou com um dos mais jovens criminosos na lista dos 10 mais procurados do FBI.
Na trama, o agente do FBI, Carl Hanratty (Tom Hanks) se dedica a colocar Frank Abagnale Jr. (Leonardo DiCaprio) atrás das grades. No entanto, o vigarista só foi preso em 1969, na França, após anos sendo procurado pela polícia norte-americana.
Em 1947, Frank foi solto sob a condição de contribuir com as autoridades dos Estados Unidos a combater fraudes monetárias. Em liberdade, Frank fundou o escritório de consultoria Abagnale & Associates, que ajuda a prevenir e delatar fraudes, o que o deixou multimilionário licitamente.