Pronatec Voluntário: o que é? como funciona? como se inscrever?

Pronatec voluntário  é uma programa excelente, veja como funciona, como se inscrever e muito mais!

Com a competitividade do mercado de trabalho, as empresas querem cada vez mais profissionais com alguma experiencia comprovada. Assim, buscam pessoas preparadas, que já tenham passado por alguma qualificação. Com isso, surge o Pronatec Voluntário.

Pronatec Voluntario – do que se trata?

O programa é organizado pelo Ministério da Educação, junto com a Secretaria da formação Profissional e Tecnologia. Tem como objetivo aumentar e tornar acessível a oferta de cursos profissionalizantes. Apresenta gratuitamente vagas para cursos de formação inicial e continuada (FIC), e também para cursos voltados a quem concluiu o ensino médio. Ambos na modalidade a distância e presencial.

pronatec voluntario

Todos os cursos ocorrem por meio de instituições privadas de educação profissional e tecnológica. Essas empresas atuarão voluntariamente no Pronatec, recebendo recursos através do MEC.

O objetivo é oferecer, e ampliar, as oportunidades de formação profissionalizante, através de educação qualificada aos jovens, trabalhadores ou beneficiários de programas de transferência de renda. Existe no Brasil uma enorme demanda para ofertar cursos deste tipo. Com isso, o fortalecimento dos setores tecnológicos e do trabalho, se dará através de programas como o Pronatec Voluntário.

Quem pode se inscrever?

São bem simples os requisitos para ingresso nos cursos. Cidadãos brasileiros e maiores de 15 anos podem se inscrever. Serão priorizados os alunos da rede pública de educação, tanto jovens quanto adultos, principalmente se tiverem cursado o ensino médio, em escola pública, ou na rede privada, mediante bolsas de estudo integral.

Trabalhadores na área agrícola, como agricultores familiares, silvicultores, aquicultores e pescadores, que estejam inscritos em programas e transferência de renda. Além deles, indígenas, pessoas com deficiência, adolescente e jovens que cumprem medidas socio educativas, e também comunidades quilombolas.

Cursos do Pronatec Voluntário

O objetivo dos cursos oferecidos são a inserção dos alunos, de forma produtiva, independente, qualificada e com êxito, no mercado profissional. Todos buscam formar trabalhadores para integrá-los ou reintegrá-los no âmbito profissional. A duração média dos cursos práticos são 4 meses, com altas taxas de empregabilidade.

Os cursos promovem uma capacitação tanto teórica quanto prática, em várias áreas produtivas. Assim, jovens e adultos são preparados para o mundo de trabalho. A carga horária é, em média, 1000 horas, com duração de cerca de 1 ano. Juntamente ao curso existe ainda a obrigatoriedade do estágio profissional, que será supervisionado quando previsto. Apenas os cursos técnicos exigem que o aluno tenha concluído o ensino médio.

Os estudantes, que concluírem com êxito todas as etapas do programa Pronatec Voluntário, receberão certificados conferidos, conforme a realização, tanto para Formação Inicial e Continuada quanto para cursos técnicos.

São ofertados 646 cursos para qualificação e 200 cursos técnicos. Todos podem ser consultados no Guia Pronatec de Cursos FIc, e no Catálogo Nacional de Cursos Técicos. Respectivamente nos sites: http://pronatec.mec.gov.br/fic/ e http://pronatec.mec.gov.br/cnct/.

Diferença entre cursos

Os FIC, ou qualificação profissional, possui ênfase na formação específica. Sua carga horária mínima é de 160 horas, sendo concluídos em até 3 meses. Os cursos técnicos são voltados para a preparação, compreensão dos processes, e melhoria contínua nos setores de produção e serviços, capacitando os estudantes ao emprego de novas técnicas. A duração mínima é de 800 horas.

Gostaram das informações pessoal? Sugiro ler tambem sobre o pdde interativo que é bem legal.

Dúvidas e sugestões podem deixar nos comentários!

Recomendados para você:

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *