Pronatec Senac: veja como funciona

Spread the love

Saiba tudo sobre o Pronatec Senac! O programa oferece vagas para cursos e contribui com a formação profissional de milhares de brasileiros. Aprenda como fazer sua inscrição!

O Pronatec foi criado pelo Governo Federal em 2011, com o objetivo de viabilizar o acesso de estudantes do ensino médio e trabalhadores de baixa renda aos cursos de educação profissional. Desde então, promove parceria com diversas instituições de ensino do país e oferece bolsas de estudo em cursos técnicos e de qualificação de diversos segmentos.

Pronatec Senac

O Senac é um dos executores do Pronatec. (Foto: Divulgação)

Parceria Pronatec Senac

Logo após a implementação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), o governo federal anunciou parceria com todas as instituições do Sistema S, entre elas o Senac, Senai, Senar e Senat.

O Senac oferece suporte ao Pronatec através de duas modalidades de bolsa de estudos, uma destinada aos estudantes do ensino médio e outra destinada aos trabalhadores. Ambos têm o privilégio de estudar com custo subsidiado pelo governo, livre de mensalidades e gastos com materiais.

Os cursos técnicos Pronatec do Senac, são destinados aos estudantes do ensino médio provenientes da rede pública ou privada. Os cursos possuem carga horária de 800h, que são distribuídas em aproximadamente um ano e meio de aulas práticas, teóricas, palestras, visitas em empresas e muito mais.

Já aos trabalhadores, são ofertados os cursos gratuitos de formação inicial ou continuada, visando contribuir com o currículo, o conhecimento, e consequentemente, com a carreira profissional de cada um.

Cursos gratuitos

Os cursos gratuitos de nível técnico e de formação inicial/continuada que são oferecidos para a população por meio do Pronatec abrangem diversas áreas e segmentos do mercado de trabalho: saúde, tecnologia, gestão, estética, meio ambiente, entre outros.

Pronatec Senac

Os alunos do Pronatec usufruem da moderna infraestrutura do Senac. (Foto: Divulgação)

O Senac possui unidades em todas as regiões do país e os cursos são distribuídos em cada uma delas, de acordo com a necessidade de cada estado ou cidade. Uma maneira de garantir mão de obra qualificada às empresas e emprego rápido aos estudantes.

Vale lembrar que as bolsas também podem ser conquistadas pelo Programa Senac Gratuidade. Administrado pela própria instituição, o PSG reserva vagas para cidadãos com renda per capta de até dois salários mínimos.

Para consultar a lista completa de cursos gratuitos, acesse Senac Br e conheça os cursos na unidade da sua cidade.

Inscrições

As inscrições para o Pronatec senac são feitas pela internet, os interessados devem acessar a página oficial do programa e seguir as instruções da tela. Preencha todos os campos corretamente, escolha o estado, a cidade, selecione a instituição de ensino Senac e informe qual curso pretende fazer gratuitamente.

Após essa etapa será solicitado através de um formulário, informações pessoais para efetivar a inscrição no curso escolhido. A página irá gerar também um requerimento, que deve ser apresentado na instituição com todos os documentos necessários para efetuar a matrícula.

Caso não houver vaga na instituição, os interessados em fazer parte do time de alunos do Senac são avisados ainda durante a inscrição e tem como opção receber notificações sempre que novas vagas forem disponibilizadas pela escola.

Já falamos em outro artigo sobre um curso de marmitas saudaveis que é bem interessante

Sugestões de novos artigos deixem nos comentários.

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *